Confira 4 tendências do setor elétrico em 2022!

Prestar atenção no setor elétrico é fundamental para que se possa acompanhar quais são as futuras tendências na área.

Prestar atenção no setor elétrico é fundamental para que se possa acompanhar quais são as futuras tendências na área. Muita gente pode não perceber, mas a pandemia e a crise hídrica ajudaram demais a acelerar as tendências em relação à transformação digital na parte de energia elétrica.

As empresas voltadas para esse setor acabam investindo cada vez mais em tecnologias para que possam se aproximar mais de seus clientes e fazer com que os mesmos tenham uma experiência inovadora.

Sendo assim, quanto mais investimento, mais podem ser assertivas na questão de oferecer de ofertas e serviços rápidos. Veja abaixo as principais tendências que esse setor está planejando para esse ano.

 

Quais serão as tendências futuras para a distribuição de energia elétrica?

O mundo demanda muito uso de energia elétrica, e claro, o uso dela só aumentará cada vez mais. Então, para que se consiga atender a demanda exigida, é fundamental que haja investimentos no setor para que se possa ter um uso eficiente de recursos.

Outro ponto que vem ganhando atenção é em relação às mudanças nos hábitos de consumo gerados pela transformação digital. É comum que as inovações promovam eficiência e sustentabilidade no setor elétrico.

Abaixo separamos algumas das principais inovações a se ficar de olho para que você esteja preparado para o futuro do setor elétrico.

1. Diversificação da matriz energética

Hoje em dia, uma das principais fontes de energia vem da extração de recursos da natureza, o que acaba gerando um desgaste da terra e também prejudica o meio-ambiente.

Por isso, uma das soluções para os próximos anos, que já tem sido vista em muitos lugares, é a utilização da diversificação da matriz energética. Ao expandir a infraestrutura para poder fornecer os serviços de energia sustentáveis, acaba-se criando uma nova tendência que é mitigar os impactos ambientais.

O Brasil é um dos principais países que oferecem recursos naturais em abundância. Por isso, o país conseguirá ter um retorno maior ao gerar mais incentivo a esse tipo de consumo de energia renovável.

Por isso, é possível ficar de olho já nos próximos anos sobre o investimento maior em geração distribuída e em energia renovável.

Quais serão as tendências futuras para a distribuição de energia elétrica

2. Tecnologia e segurança ao compartilhar dados

A tecnologia é o braço direito quando se trata do setor elétrico. Isso porque ela permite que os custos e comercialização de energia sejam otimizados para que se possa atender uma demanda que vem crescendo cada vez mais.

Por isso, a tendência no setor elétrico nos próximos anos é investir cada vez mais em inteligência artificial para que mudanças significativas possam acontecer e fazer com que a relação com o consumidor possa ser melhor.

Algo que fica bem claro é o investimento em tecnologias que podem proteger e governar dados que ajudem a automatizar a coleta, qualificação e segurança das informações para que se possa gerar um melhor serviço e uma melhora na experiência do usuário.

3. Mobilidade elétrica

Visando diminuir os impactos no meio ambiente causados pela combustão dos veículos, muitas empresas automobilísticas estão investindo em produzir veículos 100% elétricos ou modelos híbridos.

Dessa forma, o carro ou a moto andariam por meio de baterias, sem ter que investir em combustível. Já podemos ver isso em alguns modelos de carro. A Tesla, principalmente, produz veículos 100% elétricos.

Na cidade, há diversos pontos para recarga do carro para que seja possível que o usuário percorra grandes distâncias sem ter que se preocupar em como irá recarregar o seu veículo.

Aqui no Brasil ainda há uma dificuldade muito grande em distribuir esses pontos de recarga de maneira uniforme. Por isso o investimento em carro híbrido é mais forte. Mas, no futuro, a tendência é que cada vez mais o setor elétrico entre em ação.

4. Armazenamento de energia

A tecnologia de armazenamento é uma outra tendência que tem crescido bastante no país. Guardar energia em sistemas elétricos se torna algo cada vez mais viável quando se leva em consideração a criação de redes elétricas inteligentes.

Mesmo que seja algo recente, os especialistas dizem que esse tipo de sistema se mostra muito viável economicamente em algumas aplicações no Brasil. Por essa razão, a indústria de armazenamento tem investido e avançado nessa área para que possa se adaptar aos requisitos e aos avanços tecnológicos.

 

Quais foram os principais fatores para o aumento da digitalização no setor elétrico?

Aumento da digitalização no setor elétrico

Como dito lá na introdução, a crise hídrica e a pandemia da covid serviram para acelerar esse setor, fazendo com que medidas inovadoras e tecnológicas pudessem atender as demandas que o mercado necessitava.

A infraestrutura digital, novos postos de trabalho para profissionais da engenharia elétrica e apostas na inovação são os principais pontos que contribuem para que os negócios sejam alavancados.

Dessa forma, podemos esperar então produtos e serviços bastante inteligentes que usam as novas tecnologias para valorizar as relações digitais com consumidores, estando eles livres para escolherem a melhor forma de receber sua energia.

Podemos chegar a conclusão então de que as empresas que serão bem-sucedidas nesse ponto, serão aquelas que estiverem melhores alinhadas às mudanças impostas pela nova realidade.

Isso porque, cada vez que as energias limpas forem mais acessíveis e a sustentabilidade exerça uma forte influência de consumo, os consumidores irão cada vez mais querer obter uma experiência integrada, tendo diversas fontes de energia para serem usadas de forma diferente.

Para esse ano, podemos esperar um bom uso da tecnologia ligada ao setor elétrico. Os equipamentos com melhor planejamento irão aparecer ainda mais. Além disso, irão seguir uma ideologia futurista que tem como foco a preservação e inovação inteligente no uso de recursos.

 

Conclusão

Por fim, vimos aqui algumas das principais tendências do setor elétrico. O cenário atual é desafiador e coloca as empresas frente a oportunidades no mercado de energia. E não há dúvidas que o futuro aponta para um setor elétrico voltado para o uso de recursos renováveis.

Mas, para isso é fundamental que haja o investimento de soluções tecnológicas para que o setor vá se modernizando cada vez mais. Conte aqui o que você espera sobre esse assunto e o que acha sobre isso.

Compartilhe este conteúdo com mais pessoas que possam se interessar.

 

Gostou? Compartilhe

Confira outros

EPI HOSPITALAR
Dicas

EPI hospitalar: os 7 equipamentos obrigatórios na saúde

No cenário hospitalar, a segurança dos profissionais de saúde e o uso de EPI hospitalar é fundamental para garantir um ambiente de trabalho saudável e protegido. Nesse contexto, os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) desempenham um papel crucial na prevenção de acidentes e na redução do risco de exposição a

Saiba mais »
Construção Civil
Dicas

Construção Civil: 7 tendências sustentáveis para 2024

No dinâmico setor da construção civil, 2024 promete ser um ano marcado por transformações significativas. À medida que a indústria busca se adaptar às demandas do futuro, várias tendências emergem, impulsionadas por inovações tecnológicas, sustentabilidade e eficiência. Separamos para você as sete melhores tendências que irão moldar o cenário da

Saiba mais »
Conheça os principais benefícios de ter um climatizador de ar!
Dicas

Conheça os principais benefícios de ter um climatizador de ar!

Você já pensou em ter um climatizador de ar na sua casa ou no seu escritório? É um aparelho que, como o próprio nome indica, climatiza o ambiente, ou seja, melhora a qualidade do ar, a temperatura e a umidade.   Diferente do ar-condicionado, que apenas resfria o ar, e do

Saiba mais »