9 coisas incríveis que você pode controlar em uma casa inteligente

Casa inteligente

Ter uma casa inteligente é mais acessível e fácil de montar do que a maioria das pessoas imagina. Hoje em dia, há uma série de dispositivos e tecnologias que você pode comprar para tornar sua casa mais moderna e organizada.

Algo que parecia distante está ao alcance de todos, basta continuar lendo este conteúdo para conhecer itens incríveis!

 

O que é uma casa inteligente?

O que é casa inteligenteJá pensou chegar em casa e as lâmpadas já estarem acesas, música tocando e o café pronto? Essa é a ideia por trás do conceito de uma casa inteligente.

Para isso, você só precisa investir em aparelhos inteligentes, que poderá controlar por meio de um app para cada aparelho. Ou então, um assistente virtual que controla todos de forma integrada.

A Alexa, por exemplo, é assistente virtual do Amazon Echo, e permite executar todas as ações por um comando de voz ou em uma certa hora do dia. Um bom exemplo é o filme “Her”, onde o personagem de Joaquin Phoenix se apaixona pela inteligência artificial.

Isso já não é coisa apenas de filmes, você pode instalar aparelhos inteligentes em sua casa e controlá-los até remotamente, basta ter acesso à Internet.

Confira logo abaixo o que você precisa ter para deixar a sua casa smart.

1. Lâmpadas inteligentes

O modo mais fácil e barato de tornar a sua casa inteligente é investir nas famosas smart lâmpadas. Elas são, normalmente, de LED RGB, tecnologia mais econômica que as convencionais.

Além disso, elas permitem escolher uma série de tons diferentes entre:

  • Roxo;
  • Vermelho;
  • Amarelo;
  • Azul;
  • Entre várias outras cores.

Já a lâmpada branca tradicional, conta com graduação entre quente e frio. Mais do que apenas permitir o controle da iluminação por comando de voz através da Alexa, Siri ou Google Assistant, as smart lâmpadas também permitem economizar energia e deixar os cômodos confortáveis.

Você pode escolher tons quentes ou frios para o ambiente, harmonizando com sua decoração. Também é possível personalizar a intensidade da luz ao amanhecer e programá-las para acenderem quando você estiver chegando em casa ou apagarem ao sair.

Para isso é bem simples, você só precisa encaixar a lâmpada e comandá-la por meio de um app em seu smartphone ou integrá-la ao assistente virtual.

2. Assistente virtual

Um dos mais populares dessa lista é o assistente virtual, e também um dos itens necessários para tornar sua casa mais inteligente. Esse item funciona por comando de voz e pode realizar uma série de tarefas, ativando outros aparelhos smart, como as lâmpadas inteligentes, televisões, etc.

É possível, por exemplo, fazer ligações, tocar música, entre outras funções. Também é possível executar comandos mais complexos, como responder perguntas, “qual a previsão do tempo para hoje?”, “que horas são?” e até criar lembretes para eventos.

Os mais famosos no mercado são o Amazon Echo, com a assistente Alexa; o Google Assistant; e o Homekit da Apple, usado com a Siri.

3. Hub

Caso o seu assistente virtual não tenha uma função infravermelho para controlar os eletrodomésticos, você irá precisar de um outro dispositivo para ativar a função de comando por voz, que é o Hub.

Também conhecido como controle infravermelho, ele é capaz de se conectar com os eletrodomésticos que não são smart. E funciona de um modo bem simples, você ativa um comando de voz por meio do seu assistente virtual e o aparelho repassa a ação para o Hub, que envia para os eletrônicos.

4. Interruptores inteligentes

Os interruptores inteligentes são uma opção para quem não quer ter que trocar as lâmpadas de casa. Eles também se conectam via rede Wi-Fi, permitindo  que você controle as lâmpadas comuns por meio do interruptor ligado ao aplicativo de assistência virtual.

Alguns modelos permitem que você conecte até três lâmpadas por interruptor. Sendo assim, você pode acionar as luzes, definir quais horários deseja que as lâmpadas se acendam ou apaguem, e também controlar a intensidade da luz.

A diferença, no entanto, é a instalação. As smart lâmpadas são mais fáceis de instalar e colocar, já os interruptores necessitam de uma conexão direta com a fiação.

Smart home

5. Tomadas inteligentes

Para aqueles que não têm dinheiro para investir em eletrodomésticos smart, uma opção é a tomada inteligente. Ela funciona como uma espécie de adaptador para as tomadas dos aparelhos que não funcionam com as assistentes virtuais.

Quando você conectar qualquer aparelho em uma tomada inteligente, você pode controlar a fonte direto em um app no smartphone ou assistentes virtuais.

6. Fita de LED inteligente

Caso você queira uma iluminação diferente, as fitas de LED inteligentes são uma ótima opção. Você pode colocá-las atrás de estantes ou embaixo de móveis para deixar o cômodo personalizado.

Lembre-se de optar por uma fita que permite o controle remoto da iluminação. Não apenas para apagar ou acender as luzes, como também para deixar sua casa do jeito que você quiser.

7. Fechaduras inteligentes

Também conhecidas como smart locks, essas fechaduras são destrancadas através de uma biometria, senha ou cartão, igual as de hotéis. Existem modelos que também possibilitam abrir ou fechar por smartphone.

Algumas contam até com segurança integrada, para caso alguém tentar arrombar a fechadura ou tentar abri-la com cartões errados. Têm modelos que funcionam com bateria própria e outros que requerem uma fonte de energia via rede elétrica.

8. Câmeras inteligentes

Para quem tem animais de estimação, bebês ou idosos em casa, ou até para quem vai viajar e deseja ficar de olho em casa, as câmeras inteligentes são bem úteis!

A maioria dos modelos têm acesso direto pelo smartphone, sensores de movimento e disparam alarmes automaticamente em algumas situações programáveis.

9. Sensor de movimento

O sensor de movimento é outro tipo de controle que você pode instalar para deixar sua casa mais inteligente. Com ele, é possível definir um tempo máximo que o ambiente fica sem movimento para que as lâmpadas apaguem ou acendam quando alguém passar.

Esse sensor também é capaz de detectar a luminosidade natural, assim evita que as lâmpadas fiquem acesas quando há maior incidência de luz solar. E, como resultado, ajuda a economizar energia.

Gostou dessas dicas de produtos que você pode comprar para deixar a sua casa mais inteligente? Não esqueça de compartilhar o conteúdo com seus amigos e confira outros posts como este em nosso blog!

Gostou? Compartilhe

Confira outros

Conheça os principais benefícios de ter um climatizador de ar!
Dicas

Conheça os principais benefícios de ter um climatizador de ar!

Você já pensou em ter um climatizador de ar na sua casa ou no seu escritório? É um aparelho que, como o próprio nome indica, climatiza o ambiente, ou seja, melhora a qualidade do ar, a temperatura e a umidade.   Diferente do ar-condicionado, que apenas resfria o ar, e do

Saiba mais »
Verão chegou! Como enfrentar o calor em casa? DESCUBRA!
Dicas

Verão chegou! Como enfrentar o calor em casa? DESCUBRA!

O verão é uma estação que muitas pessoas adoram, pois é sinônimo de sol, praia, piscina, férias e diversão. No entanto, o verão também pode ser um pesadelo para quem tem que enfrentar o calor excessivo dentro de casa, especialmente nos dias mais quentes e abafados.  O calor pode causar

Saiba mais »
Energia solar em apartamento
instalar energia solar

Energia Solar em Apartamento: Como funciona a instalação?

Você sabia que é possível ter energia solar em apartamento? Essa é uma forma de economizar na conta de luz, reduzir o impacto ambiental e valorizar o seu imóvel. Mas como funciona a instalação de energia solar em apartamento? Quais são os requisitos, os custos e os benefícios?  Neste artigo,

Saiba mais »