Quando realizar a manutenção de placa solar?

veja os três diferentes tipos de manutenção de placa solar

A manutenção de placa solar é muito importante para o bom funcionamento da produção de energia. É inegável que o investimento nesse tipo de ferramenta é muito eficaz.

Uma placa solar gera energia renovável por pelo menos 25 anos ou mais. E esse fator é o que tem trazido muitos clientes com interesse em economizar e ser mais sustentável.

Antes de adquirir, é preciso que haja noção sobre a importância que é fazer a manutenção do aparelho. No entanto, há algumas dúvidas sobre isso.

Se você pretende adquirir um sistema de energia solar fotovoltaica, ou se você já tem uma placa e não sabe como essa questão funciona, continue lendo este conteúdo para que compreenda o assunto.

Como funciona a manutenção de placa solar?

Apesar de toda praticidade e segurança quanto a esse tipo de equipamento, as placas solares, assim como qualquer outro produto, precisa de uma certa conferência para checar se seu funcionamento está 100%.

Basicamente a manutenção de uma placa solar funciona de duas formas: para limpeza e verificação de possíveis danos como rachaduras ou arranhões.

Essas duas ações podem ser feitas pelo proprietário do painel pois não exige nenhum conhecimento técnico específico. Sendo assim, não há tanta necessidade de chamar o fabricante.

Os painéis podem ter três tipos de manutenções, mas todas elas são bastante simples de serem feitas. As medidas são as seguintes:

  • Preditiva;
  • Preventiva;
  • Corretiva.

Manutenção preditiva

A manutenção preditiva é a mais simples de acontecer pois ela é como se fosse uma inspeção visual de rotina para que se possa detectar arranhões, manchas, rachaduras ou algum tipo de quebra do painel.

Outro tipo de observação interessante é verificar se a corrente de energia está certa e checar as possíveis alterações de potência. Se nesta parte houver algum tipo de alteração, aí é preciso que se chame a assistência técnica.

Manutenção preventiva

Já a manutenção preventiva é a manutenção que consiste apenas em fazer a limpeza dos painéis. Esse tipo de manutenção você mesmo pode fazer pois ela serve como precaução para evitar perdas de eficiência.

Isso porque camadas de sujeira, poeira, folhas e até dejetos de animais fazem com que o painel fotovoltaico não funcione muito bem. A chuva já é um aliado bastante interessante para a limpeza, mas não se pode contar apenas com ela.

Ao contrário do que se pensa, essa limpeza não precisa acontecer sempre, no mínimo duas vezes ao ano já é o suficiente em locais que não chove muito.

Uma vez ao ano já é o suficiente para limpar os locais onde há bastante chuva. Para que se inicie a limpeza, é necessário tomar algumas precauções, por exemplo:

  • Desligar o sistema totalmente;
  • Fazer a inspeção visual para checar se não há nenhuma falha;
  • Fazer a limpeza nos horários da manhã ou fim da tarde para que não haja choque térmico da placa;
  • Realizar a limpeza somente com água ou detergente neutro;
  • Limpe só a parte de cima;
  • Nunca pise na placa;
  • Não use jatos de alta pressão pois a limpeza deve ser suave para que não haja danos.

Manutenção corretiva

Essa é uma manutenção opcional que é realizada pela assistência técnica da empresa que fez a instalação dos painéis.

Ela pode ser solicitada quando mesmo que a limpeza das placas tenha sido feita, continue sendo verificado que há um baixo desempenho.

Sua solicitação também pode acontecer, se o dono do painel fotovoltaico notar algum tipo de trinco ou dano na peça. Jamais o usuário deve desmontar o sistema por si só.

No que se deve prestar atenção na manutenção da placa solar?

Antes de mais nada, para fazer a manutenção de uma placa, seja ela de teto ou de solo, é preciso que a pessoa conte com uma empresa que entregue um produto com boa durabilidade.

Assim, a necessidade de manutenção pode ser evitada e eventos naturais como rachaduras por conta de granizo, ocupação de poeira e outros fatores, não prejudicam tão facilmente o sistema e não precisarão de conserto constante.

Placas de solo e de telhado precisam de cuidados diferenciados?

painel solar de solo ou de telhado necessitam do mesmo cuidado

Para quem deseja entender o funcionamento de uma placa, saiba que elas são fabricadas por vidro temperado, ou seja, acabam sendo muito resistentes sem que precise de muita manutenção.

O interior de ambas as placas são iguais e a limpeza acontece do mesmo modo. A única diferença entre as duas é que a placa de casa que é instalada no solo, é bem mais prática de realizar limpeza.

Para saber quando realizar a troca de peças, basta verificar se há alguma coisa de errado com o funcionamento da energia ou algum tipo de dano que tenha ocorrido.

Muitas pessoas se questionam sobre as chuvas de granizo, por exemplo. Como as placas são bem resistentes, elas acabam aguentando bem os impactos das pedras.

Há ocasiões, por mais que não aconteça com frequência, de que placas sofreram alguns danos por conta de chuva de granizos, raios ou temperatura em excesso.

Por isso que a questão de garantir um produto de qualidade que inclua peritos e uma ótima equipe para instalação se faz necessária.

Outra dúvida também que acontece bastante é se a placa só tem bom funcionamento no verão ou se no inverno ela também funciona.

Para que essa pergunta seja respondida, é preciso deixar claro que os painéis fotovoltaicos não dependem apenas do calor para que funcionem.

A luz e a claridade bastam para que ele capture energia o suficiente e a converta em eletricidade.

 A única coisa que pode ocorrer no inverno por conta da captação de luz ser um pouco mais curta, é que a produção de energia acabe sendo um pouco menor.

Conclusão

Vimos então sobre como ocorre a manutenção de placa solar e quando ela se faz necessária. É importante sempre lembrarmos da necessidade de contratar uma empresa de referência para o serviço.

Assim, você pode garantir que seu investimento foi bem aplicado e que você terá energia de qualidade por, no mínimo, os próximos 25 anos.

Conte aqui o que você achou deste conteúdo e se tem alguma dúvida a respeito dele. Não se esqueça de compartilhá-lo com mais pessoas.

Gostou? Compartilhe

Confira outros

Conheça os principais benefícios de ter um climatizador de ar!
Dicas

Conheça os principais benefícios de ter um climatizador de ar!

Você já pensou em ter um climatizador de ar na sua casa ou no seu escritório? É um aparelho que, como o próprio nome indica, climatiza o ambiente, ou seja, melhora a qualidade do ar, a temperatura e a umidade.   Diferente do ar-condicionado, que apenas resfria o ar, e do

Saiba mais »
Verão chegou! Como enfrentar o calor em casa? DESCUBRA!
Dicas

Verão chegou! Como enfrentar o calor em casa? DESCUBRA!

O verão é uma estação que muitas pessoas adoram, pois é sinônimo de sol, praia, piscina, férias e diversão. No entanto, o verão também pode ser um pesadelo para quem tem que enfrentar o calor excessivo dentro de casa, especialmente nos dias mais quentes e abafados.  O calor pode causar

Saiba mais »
Energia solar em apartamento
instalar energia solar

Energia Solar em Apartamento: Como funciona a instalação?

Você sabia que é possível ter energia solar em apartamento? Essa é uma forma de economizar na conta de luz, reduzir o impacto ambiental e valorizar o seu imóvel. Mas como funciona a instalação de energia solar em apartamento? Quais são os requisitos, os custos e os benefícios?  Neste artigo,

Saiba mais »