Reforma elétrica: 05 sinais de que é hora de fazer!

Você sabia que fazer a reforma elétrica é algo muito importante? Muitas pessoas podem deixar isso passar e por isso não ligam muito para a parte elétrica do imóvel.

Acontece que na maioria das vezes a parte estética acaba tendo mais importância. Mas, a parte da instalação elétrica é feita ainda quando se está montando o plano do projeto.

Bem, é muito comum que as pessoas que moram no imóvel, ou vão trabalhar nele não participem do processo de construção. Isso faz com que eles não tenham a mínima ideia de como está a parte elétrica do local.

No entanto, tem um ponto que faz com que as pessoas não tenham tanto cuidado, ou atenção. Que é o fato de a instalação ficar meio “escondida” pelos forros ou paredes.

Mas, para lhe ajudar a entender quando deverá fazer uma reforma desse sistema, montamos esse conteúdo. Assim, você irá conseguir saber quando hora de mudar as coisas.

Quer saber mais? Então é só continuar lendo este artigo para descobrir mais sobre o assunto.

  

05 sinais de que está na hora de fazer uma reforma elétrica

Bem, sabemos que se não der a atenção necessária pode acabar adiando a reforma elétrica que em muitos casos pode ser algo necessário. Acontece que mesmo que pareça que está tudo funcionando bem, uma instalação feita de qualquer jeito pode levar a problemas sérios.

Assim como, não realizar uma reforma no momento devido. Isso pode causar prejuízos tanto na sua conta de energia quanto na segurança das pessoas que vivem e/ou trabalham no local.

Os sinais estão presentes no dia a dia. São eles que irão revelar se existe uma necessidade ou urgência em realizar uma reforma no sistema elétrico deste local.

É muito mais fácil prestar atenção em algum desses sinais estando em casa. Mas, se notar algum deles no local onde você trabalha, é bom avisar os responsáveis.

Pois eles precisam estar cientes sobre o que está acontecendo. Agora vamos mostrar 05 sinais que indicam que está na hora de realizar uma reforma elétrica. Confira:

Não reformar a instalação elétrica pode trazer riscos a segurança e até mesmo um aumento na conta de energia

1. Temperatura do local elevada:

Se você perceber que as tomadas, fios e até os interruptores estão aquecendo muito, é um sinal de que há algo errado. Nossa recomendação é que entre em contato com um profissional de imediato.

Ele poderá avaliar o local e identificar o problema. Além disso, só ele poderá fazer as trocas dos materiais elétricos que estiverem precisando.

2. Fios descascando:

Aqui nós temos outro sinal que indica que é hora de realizar uma reforma elétrica. Ou seja, ao encontrar cabos em condições ruins, ou fios descascando, em estado de corrosão, ou amassados, veja isso como um sinal.

Porém, um sinal urgente de que é necessário substituir essa fiação. Pois eles são responsáveis por conduzir a eletricidade, e isso precisa ser feito com segurança.

É importante que você saiba que tanto o tamanho quanto a espessura vai ser de acordo com a potência elétrica dos equipamentos. Logo, é fundamental que eles sejam de qualidade.

Além disso, precisam ser os modelos certos para atender os aparelhos que você possui. Isso irá evitar as chances de possíveis curtos.

3. Disjuntores que desarmam a todo momento:

Outro sinal de que é hora de reformar a parte elétrica é quando os disjuntores ficam desarmando. Caso isso aconteça com frequência, ou se os fusíveis ficam queimando é um sinal de alerta.

Pode significar que essa instalação está de alguma forma sobrecarregada. Por exemplo, é importante ficar de olho nas quedas com frequência da chave elétrica, ou em curto circuito.

É preciso ter atenção quanto a essas situações, pois são alertas. Nesse caso, se recomenda chamar um profissional para checar o local e ver qual o problema.

4. Cheiro de fio queimado:

Se perceber fumaça, cheiro de queimado, ou até mesmo se chegar a ver os cabos derretidos é hora de procurar com urgência um profissional. Assim você irá evitar que algo mais grave aconteça, por exemplo, um incêndio.

5. Energia elétrica oscilando:

Bem, em muitos casos a interrupção da energia elétrica não tem relação com a sua instalação elétrica. Mas, se é algo que costuma acontecer com frequência é preciso investigar.

Acontece que essas oscilações e quedas de energia podem acabar por danificar os equipamentos eletrônicos. O que pode acabar por causar danos sérios tanto para empresas que trabalham com dados, como hospitais, por exemplo.

A melhor coisa a se fazer é tomar ações preventivas, então não espere que os sinais simplesmente apareçam. Por exemplo, quando for viajar ou ficar fora de casa por muito tempo, desligue todos os aparelhos da tomada.

Quando for fazer a troca de alguma lâmpada procure desligar o disjuntor e a chave geral também. Não deixe tapetes, nem cortinas próximos aos fios elétricos.

Quando achar necessário procure por um técnico. Evite tentar resolver os problemas no sistema elétrico por conta própria, isso nem sempre é uma boa ideia.

A vida úti da instalação elétrica vai depender muito de como ela foi feita e de como ela é utilizada

Leia também: Descubra como a energia solar pode te ajudar a economizar nesse verão!

 

Qual a vida útil de uma instalação elétrica?

A durabilidade da instalação elétrica vai depender muito de como ela foi feita e de como ela é utilizada. Bem, se a instalação estiver dentro das normas a vida útil dela pode ser de mais ou menos de 20 a 25 anos.

Mas, isso tudo vai depender de como ela está e como é feita. Pois em um curto circuito ela pode durar cerca de 4 segundos.

Leia também: Materiais elétricos: 5 dicas essenciais antes da compra!

  

Conclusão

Por fim, mostramos cinco sinais que indicam que é hora de reformar a parte elétrica do seu imóvel. Deixamos à sua disposição informações que podem ser de grande ajuda.

Lembre-se de que a qualquer sinal de alerta é bom procurar um profissional habilitado. Melhor prevenir do que pôr a segurança de todos em risco.

Por isso, não espere até ver fumaça para fazer uma avaliação no sistema elétrico do seu imóvel. Garanta que tudo dentro do local fique seguro e funcionando muito bem.

O que achou deste conteúdo? Esperamos que ele tenha sido útil de alguma forma, caso tenha alguma dúvida é só deixar um comentário.

Gostou? Compartilhe

Confira outros

Conheça os principais benefícios de ter um climatizador de ar!
Dicas

Conheça os principais benefícios de ter um climatizador de ar!

Você já pensou em ter um climatizador de ar na sua casa ou no seu escritório? É um aparelho que, como o próprio nome indica, climatiza o ambiente, ou seja, melhora a qualidade do ar, a temperatura e a umidade.   Diferente do ar-condicionado, que apenas resfria o ar, e do

Saiba mais »
Verão chegou! Como enfrentar o calor em casa? DESCUBRA!
Dicas

Verão chegou! Como enfrentar o calor em casa? DESCUBRA!

O verão é uma estação que muitas pessoas adoram, pois é sinônimo de sol, praia, piscina, férias e diversão. No entanto, o verão também pode ser um pesadelo para quem tem que enfrentar o calor excessivo dentro de casa, especialmente nos dias mais quentes e abafados.  O calor pode causar

Saiba mais »
Energia solar em apartamento
instalar energia solar

Energia Solar em Apartamento: Como funciona a instalação?

Você sabia que é possível ter energia solar em apartamento? Essa é uma forma de economizar na conta de luz, reduzir o impacto ambiental e valorizar o seu imóvel. Mas como funciona a instalação de energia solar em apartamento? Quais são os requisitos, os custos e os benefícios?  Neste artigo,

Saiba mais »