Descubra como a energia solar pode te ajudar a economizar nesse verão!

Com a energia solar é possível economizar entre 50% e 95% na conta de luz, assim o investimento feito para instalar painéis solares se paga com o dinheiro que você economizou

Com a energia solar é possível economizar entre 50% e 95% na conta de luz. O investimento feito para instalar painéis solares se paga com o dinheiro que você economizou com a redução de gastos na conta de luz.

Há também a vantagem da quantidade de energia que pode ser gerada no Brasil devido à abundância de radiação solar que os painéis solares podem capturar.

Continue lendo este conteúdo para saber como os painéis de energia solar ajudam na economia e quais são os seus benefícios!

 

Como a energia solar pode te ajudar a economizar nesse verão?

Época amada por uns e odiada por outros, durante o verão, os custos de eletricidade aumentam, como resultado do uso de ar condicionado e ventiladores.

A melhor maneira de reduzir custos e ainda poder relaxar em casa é investir e aproveitar os benefícios da energia solar. Sendo a estação mais quente do ano, o dia dura mais que a noite, você pode ter uma economia maior.

Pois, como a luz solar é mais forte durante o verão, você poderá produzir sua própria energia solar para usar e até mais. Sendo assim, ao instalar painéis solares, eles absorverão a energia do sol e irão gerar eletricidade para todos os cômodos da sua residência.

Logo, você pode obter uma economia de até 95% em sua conta de luz! Veja abaixo sobre como é possível economizar energia elétrica durante o verão com a ajuda de painéis solares!

A melhor maneira de reduzir custos no verão e ainda poder relaxar em casa é investir e aproveitar os benefícios da energia solar

1. Maior incidência de luz solar

Como sabemos, o Brasil tem uma vantagem maior sobre outros lugares devido à sua localização geográfica e aos tipos de clima que possui. Mesmo nos climas mais frios, o Sol costuma permanecer visível durante todo o dia, o que auxilia na produção de energia solar.

No verão, a vantagem é clara: quanto maior a incidência solar, maior a capacidade de geração de energia. A melhor eficiência energética solar pode ser assegurada investindo em placas solares de boa qualidade com excelente desempenho.

2. Duração do dia

Os dias e as noites são mais longos e mais curtos no verão. A equação é simples: quanto maior a incidência de luz solar durante o dia, maior a produção de um sistema fotovoltaico.

Nos países do Hemisfério Sul, a produção de energia solar é maior de dezembro a março, pelos aspectos naturais da estação. Portanto, mesmo com o alto consumo de eletrodomésticos, um sistema solar pode gerar mais energia do que consome durante o verão.

Isso resulta em um excedente que será convertido em créditos de energia solar junto com a concessionária, trazendo o benefício da compensação. 

3. Use a luz do dia para iluminar a casa

Você pode moderar o seu uso de energia para equilibrar sua conta de luz durante o verão. Por exemplo, você pode deixar as janelas abertas para aproveitar a luz natural e não usar iluminação artificial.

Além disso, um banho mais fresco gasta menos energia. Ao atingir esse equilíbrio, toda a energia elétrica gerada pelo seu sistema de energia solar pode ser utilizada para consumo imediato. Como em aparelhos de ar condicionado e ventiladores.

Ao instalar painéis solares e aproveitar a luz do sol durante todo o verão, você pode reduzir os custos de iluminação da sua casa em até 95% ao final de cada mês.

4. Reduzir a conta e armazenar energia

Você pode ver que existem inúmeros benefícios em usar um sistema fotovoltaico. Você economiza dinheiro devido à quantidade menor de luz e também pode armazenar a energia adicional produzida no verão para usar mais tarde.

Por esse motivo, instalar painéis solares no verão é sempre uma boa ideia. Quanto mais cedo você instalar no verão, mais dinheiro poderá economizar.

5. Chuva de verão ajuda a limpar as placas fotovoltaicas

Talvez você acredite que a chuva será um problema para a geração de energia solar, certo? No entanto, o que inicialmente parece ser um problema, na verdade tem um lado muito positivo para o sistema fotovoltaico.

As breves tempestades típicas da estação tendem a lavar quaisquer detritos que normalmente se acumulariam nos telhados, como fezes de pássaros, folhas e poeira.

 

Quais são os benefícios do uso da energia solar?

A energia solar vem de uma fonte de energia 100% sustentável, renovável e limpa, além de ser economicamente sustentável também

Confira logo abaixo os benefícios de instalar uma energia solar!

Sustentabilidade

A energia solar vem de uma fonte de energia 100% sustentável, renovável e limpa. Além disso, essa energia garante a economia da água, não polui o ar, ou seja, quase não causa impacto.

E, dessa forma, não tem impacto nas mudanças climáticas, o que ajuda a preservar o meio ambiente.

Economia financeira

Esta é a fonte de energia mais barata do mundo porque é criada a partir da fonte gratuita e infinita de luz solar. Apesar do custo inicial mais alto, ele se paga em no máximo 7 anos, graças à significativa economia de custos que oferece, podendo diminuir o valor da conta de luz em até 95%.

Vida útil longa

A vida útil dos painéis solares é de pelo menos 25 anos e, apesar do alto custo de aquisição, a energia que produzem permite que eles se paguem em apenas 7 anos.

Independente do custo de aquisição, os painéis produzirão, no mínimo, três vezes a quantidade de energia investida e você poderá usar os painéis por um bom tempo.

Baixo custo de manutenção

Os painéis solares, que garantem a energia solar, necessitam de manutenção mínima e apenas limpeza sazonal, sem ajuda de um profissional.

Ou, para colocar de outra forma, eles são baratos de manter, e também são simples de instalar.

Cada vez mais acessível a todos

Ter um sistema de energia solar dentro de uma casa ou empresa costumava ser inatingível, mas com o tempo, esse tipo de energia se tornou mais disponível e viável a todos.

Hoje, é bem acessível conseguir um sistema completo junto com várias opções de pagamento e até financiamento por menos que o custo de um carro comum.

Por fim, agora que você já sabe como os painéis de energia solar podem ajudá-lo a economizar durante o verão, não deixe de compartilhar este conteúdo com aquelas pessoas que sempre reclamam do valor da conta de luz!

Gostou? Compartilhe

Confira outros

energia sustentável
Energia Sustentável

Energia sustentável: o que fazer antes de investir?

A energia sustentável está cada vez mais em evidência devido à necessidade de reduzir a dependência de combustíveis fósseis e minimizar os impactos ambientais. Trata-se de fontes de energia que não se esgotam, como a solar, eólica e hidrelétrica. Investir nesse tipo de energia traz benefícios ambientais e econômicos, mas

Saiba mais »
aumento na conta de energia
Energia Elétrica

Aumento na conta de energia: Confira o reajuste!

Se você já levou um susto ao abrir sua conta de energia, não está sozinho. O aumento na conta de energia elétrica tem sido um assunto recorrente, deixando muitos consumidores preocupados e em busca de soluções para equilibrar o orçamento doméstico.  Por isso, vamos juntos entender os motivos por trás

Saiba mais »
Demanda contratada
Dicas

Demanda Contratada: Tudo o que você precisa saber

No mundo da energia, a “Demanda Contratada” é uma expressão que pode parecer complexa à primeira vista, mas entender seu significado e importância é crucial para qualquer consumidor ou empresa. Por conta disto, vamos te explicar o que é a Demanda Contratada, por que é importante e como você pode

Saiba mais »