Materiais elétricos: 5 dicas essenciais antes da compra!

Por ter uma diversidade enorme de opções, escolher materiais elétricos pode ser algo difícil e que exige cuidados

Saber escolher bons materiais elétricos pode parecer fácil. Porém essa é uma atividade que faz muitas pessoas sofrerem na escolha, pois há uma diversidade enorme de materiais disponíveis no mercado.

Logo, uma dúvida bate: qual é o melhor material para adquirir? A experiência própria, recomendações de amigos e também dos vendedores é importante para que você saiba qual caminho seguir.

Porém, nem sempre essas dicas são suficientes para que você faça uma boa escolha. Afinal, não é porque você comprou um produto de uma marca famosa que ele será mil maravilhas.

Quer saber então como fazer a escolha perfeita desses itens? Continue lendo este conteúdo.

 

Quais são os materiais elétricos?

Os materiais elétricos são todos aqueles materiais que fazem parte do setor elétrico de um local. Então, por exemplo:

  • Fios;
  • Cabos;
  • Eletrodutos;
  • Disjuntores;
  • Tomadas.
  • Interruptores;
  • Lâmpadas;
  • Etc.

Tudo isso são peças que compõem os materiais elétricos e contribuem para que a energia elétrica possa acontecer dentro de um ambiente.

Sem esse tipo de material seria impossível fazer com que a energia de uma casa funcionasse de forma segura. O uso de bons materiais é crucial para que não só o sistema funcione por mais tempo, como também para que ele funcione com segurança.

A escolha desses materiais também acaba contribuindo para que o ambiente gaste ou poupe energia. Existem uma série de materiais elétricos importantes dentro de uma obra.

Mas uma coisa é certa, é necessário atenção para que se possa fazer uma boa escolha desses produtos. Abaixo, veja algumas dicas que você pode usar para isso.

Os materiais elétricos são todos aqueles materiais que fazem parte do setor elétrico de um local

1. Preste atenção nos selos

Produtos com selo possuem um desempenho diferenciado comparado aos produtos que não tem selo. O Inmetro é um dos órgãos mais importantes quando o assunto é fiscalização e segurança de produtos.

Para materiais elétricos, é fundamental que você invista em itens que tenham o selo da Inmetro. Eles, além de terem uma segurança maior, serão mais duradouros e eficientes.

Sendo assim, nunca invista em produtos que não tenham o selo, pois eles podem acabar não valendo o investimento e ainda colocar a segurança das pessoas em risco.

2. Prefira as marcas que você já conheça

Comprar de marcas que você já sabe a qualidade dos produtos é algo fundamental para que você não venha ter problemas com os itens, visto que você já conhece como esses produtos funcionam.

Você pode optar por testar outros produtos, mas certifique-se de que eles valem a pena e são realmente eficientes. Busque por recomendações de outras pessoas e veja avaliações na internet.

3. Saiba qual é sua instalação elétrica

Muitas pessoas podem não fazer uma boa aquisição de materiais elétricos por não levarem em consideração a instalação elétrica da residência.

É fundamental não comprar esses produtos estando na pressa, pois as diferenças de voltagens entre 110V e 220V são muito grandes. Diversos produtos podem não funcionar ou então queimar rápido por conta da ligação em voltagem errada.

Se você tiver dúvidas sobre como a instalação é feita, você pode investir na escolha de produtos bivolts. Assim, não terá problemas caso a voltagem seja uma e você compre outra.

4. Tenha um eletricista de confiança

Ter um eletricista ao seu lado para te auxiliar nas escolhas dos produtos também é fundamental para que você possa investir em algo de qualidade.

O profissional com certeza terá um melhor entendimento sobre as escolhas ideais das peças e um conhecimento sobre como cada marca funciona.

Assim, as chances de você errar na escolha serão muito menores. Outro ponto importante é que às vezes a escolha do material é até correta, mas a instalação não.

Sendo assim, contar com um profissional que saiba o que está fazendo é fundamental para que o produto funcione bem e com a qualidade necessária.

5. Preste atenção ao consumo de energia

Cada material elétrico destinado a uma finalidade precisa ter especificações corretas de acordo com onde eles irão ficar. Por exemplo, as lâmpadas LED acabam durando mais e consomem menos energia.

Além de iluminarem bem o local elas são ideais para os lugares que você passa mais tempo. Geralmente a economia dessas lâmpadas são de nível A.

Invista sempre em materiais que tenham um bom consumo de energia, que sejam econômicos. Isso poupará o consumo dos aparelhos e, consequentemente, fará com que você tenha menor gasto.

 

Cuidados que se deve ter com os materiais

Os materiais elétricos devem sempre ser armazenados em locais que tenham proteção e estejam cobertos longe do chão e das paredes

Depois de adquiridos, os materiais também precisam de atenção até a hora de serem usados. Isso porque alguns materiais podem acabar estragando caso a armazenagem não seja a adequada para ele.

Por isso, os materiais elétricos devem sempre ser armazenados em locais que tenham proteção e estejam cobertos longe do chão e das paredes. Se for material pesado, o ideal é colocá-los em cima de pallets para que não entrem em contato com o chão.

Os materiais não podem ser retirados de sua embalagem original antes de serem usados, isso porque podem acabar sendo danificados até lá.

Na hora de realizar a instalação, para que possa facilitar, é recomendado que se separe os materiais elétricos por tipos de materiais e voltagens. Outros materiais como:

  • Lâmpadas;
  • Espelhos de tomadas;
  • Interruptores;
  • Etc.

Esses são mais frágeis e por isso devem sempre ser adquiridos ou entregues perto da fase de instalação da obra.

Dicas extras

As seguintes marcas abaixo são as que possuem os melhores produtos. Portanto, pode pesquisar por elas caso queira algum item e compare a qualidade com o que você precisa:

  • Megatron;
  • Tuboline;
  • Sil fios;
  • Legrand;
  • Schneider;
  • Alumbra;
  • Siemens;
  • A. Santos;
  • OuroLux;
  • Brilia;
  • Osram;
  • Signify;
  • Tigre;
  • Amanco.

 

Conclusão

Por fim, agora que você já sabe quais são as principais dicas para comprar materiais elétricos de qualidade, passe na BA Elétrica para que você possa encontrar os melhores itens elétricos disponíveis para sua obra.

A BA conta com uma variedade de produtos e marcas que com certeza atenderão sua necessidade. Conte aqui então se este conteúdo lhe ajudou e restou alguma dúvida, e não se esqueça também de compartilhar este conteúdo com mais pessoas que possam se interessar pelo assunto.

Gostou? Compartilhe

Confira outros

energia sustentável
Energia Sustentável

Energia sustentável: o que fazer antes de investir?

A energia sustentável está cada vez mais em evidência devido à necessidade de reduzir a dependência de combustíveis fósseis e minimizar os impactos ambientais. Trata-se de fontes de energia que não se esgotam, como a solar, eólica e hidrelétrica. Investir nesse tipo de energia traz benefícios ambientais e econômicos, mas

Saiba mais »
aumento na conta de energia
Energia Elétrica

Aumento na conta de energia: Confira o reajuste!

Se você já levou um susto ao abrir sua conta de energia, não está sozinho. O aumento na conta de energia elétrica tem sido um assunto recorrente, deixando muitos consumidores preocupados e em busca de soluções para equilibrar o orçamento doméstico.  Por isso, vamos juntos entender os motivos por trás

Saiba mais »
Demanda contratada
Dicas

Demanda Contratada: Tudo o que você precisa saber

No mundo da energia, a “Demanda Contratada” é uma expressão que pode parecer complexa à primeira vista, mas entender seu significado e importância é crucial para qualquer consumidor ou empresa. Por conta disto, vamos te explicar o que é a Demanda Contratada, por que é importante e como você pode

Saiba mais »