Você provavelmente já deve ter se perguntado qual é a melhor opção para se ter em casa, exaustor de ar ou ventilador? Já pensando nas altas temperaturas provenientes do verão e dos dias mais quentes fora da estação, saber qual é a melhor opção é a forma mais eficiente de você não sofrer com o calor.
Todo mundo sabe como funciona um ventilador e sua eficácia para afastar o clima quente de dentro dos ambientes. Mas e o exaustor? Muita gente não sabe, mas o ventilador muitas vezes é usado combinado com o exaustor.
Quer entender melhor o funcionamento de ambos aparelhos? Então continue lendo este conteúdo.
O que é melhor, exaustor ou ventilador?
O ventilador é um aparelho simples que se utiliza de pás para criar o deslocamento de ar e fazer uma corrente de vento. Essa corrente é a que é responsável por refrescar não só o ambiente como também as pessoas.
O ar do ventilador faz com que o suor evapore e assim, o calor do corpo acaba sendo amenizado. Os ventiladores conseguem, dependendo da região e da temperatura local, reduzir a sensação térmica em até 3 graus.
A corrente de ar gerada pelo ventilador é direta. Sendo assim, qualquer um que esteja no ambiente pode ser afetado por ela. A abrangência da corrente de ar dependerá muito do tipo de motor escolhido, da quantidade de pás, altura do ventilador e o tipo de consumo de energia.
Já o exaustor de ar faz a substituição do ar quente pelo ar frio. Como o ar quente acaba sendo mais leve que o ar frio, ele fica concentrado na parte de cima do ambiente.
Dessa forma, o exaustor age fazendo o deslocamento desse ar pro lado de fora do local, através de coifas ou das janelas. A eficiência do exaustor dependerá muito de qual é a temperatura externa.
Isso porque como ele faz a troca do ar quente de dentro para o ar frio de fora, se estiver quente do lado de fora o ambiente pode acabar não sendo tão refrescado assim.
O exaustor acaba servindo melhor para controlar a temperatura e sua eficiência aumenta quando combinado com outros itens, como o ventilador e filtros para melhor qualidade do ar.
O seu preço, tipo e tamanho irão mudar de acordo com a aplicação que essa peça terá. Por exemplo, quando colocados em indústrias, os exaustores contribuem bastante para o bem-estar e também para a segurança dos empregados.
Qual a vantagem de um exaustor de ar e um ventilador?
O ventilador pode ser colocado em qualquer lugar. Chão, teto, parede, mesa, etc. Isso porque diversos são os seus tamanhos e materiais. O custo de um ventilador é muito baixo e por isso, é fácil de se ver vendendo.
A variedade de modelos e o baixo valor são os principais pontos que podemos trazer como vantagem a esse aparelho. Se o foco for amenizar o calor, ele cumprirá a função, mas não baixará a temperatura do local.
O exaustor, por outro lado, também pode ser instalado em vários lugares. A grande diferença dele para o ventilador é que o ventilador faz com que uma corrente de ar concentrada seja distribuída no ambiente, já o exaustor faz com que a distribuição de ar fresco aconteça de modo gradual e uniforme.
O vento do exaustor não é como o do ventilador que pode ser sentido por outras pessoas e gerar incômodos. Pelo contrário, ele possui uma versatilidade bem grande na questão do resfriamento de ambiente.
O que escolher para os ambientes?
O ventilador é um aparelho indicado para ambientes domésticos e lugares pequenos. Isso porque como possui uma corrente de ar direta, acaba refrescando mais os lugares com pouco espaço.
Já o exaustor é indicado tanto para locais pequenos quanto de grande porte. Isso porque ele faz a distribuição de ar frio por todo o local de forma gradual. O exaustor pode ainda ser combinado com o ventilador para que possa aumentar sua potência.
O que é melhor para refrescar um ambiente?
A chegada do verão faz com que diversos questionamentos sobre quais são os melhores produtos para se refrescar. Afinal, ninguém quer passar calor na época mais quente do ano.
A maior parte das pessoas corre nas lojas para trocar seus aparelhos de ar condicionado ou garantir um novo. Tanto é que a venda desses aparelhos costuma aumentar muito no fim do ano.
Mas, há outras opções mais vantajosas para se adquirir, como vimos acima. O exaustor e o ventilador são duas opções boas para se ver livre da temperatura quente.
Quem quer ter uma casa refrescante, deve apostar em uma combinação de fatores. Como vimos acima, o exaustor apenas faz a substituição de ar quente para ar frio.
No entanto, seu funcionamento só é eficiente quando a temperatura do lado de fora é menor. Quando o clima está quente tanto dentro de casa quanto fora, ele acaba não funcionando muito.
Sendo assim, o ideal para refrescar uma casa e as pessoas é ter uma combinação de exaustor e ventilador. Há ventiladores hoje em dia que contam com um armazenamento de água.
Assim, partículas são espalhadas enquanto ele está em funcionamento fazendo com que a umidade dentro de casa seja mais favorável e amena. Acreditamos que um climatizador seria a melhor opção para trazer o refresco desejado.
Isso porque esse ventilador funciona como se fosse um ar-condicionado portátil. Sendo assim, ele consegue abaixar a temperatura do ambiente para 2 ou 5 graus.
Como limpar o exaustor e o ventilador?
Para a limpeza de ambos, o ideal é que você desmonte as peças para que nada fique mal limpo. Tanto o exaustor quanto o ventilador costumam acumular poeira e gordura em suas pás.
Para que funcionem com qualidade máxima, o ideal é fazer uma limpeza superficial a cada 15 dias. Antes de mais nada, tire os aparelhos da energia, remova suas grades e use uma esponja com uma mistura de bicarbonato e vinagre para limpar as peças.
Depois com um pano seco é só vir retirando o excesso de produtos e depois encaixar as pás e a grade de proteção novamente. Lembre-se de limpar as grades também pois o acúmulo de sujeira pode impedir que o ar passe e refresque o local.
Por quanto tempo um exaustor de ar pode ficar ligado?
Tanto o exaustor quanto o ventilador não precisam ficar ligados por muito tempo. Basta que fiquem tempo o suficiente para refrescar o local. Você pode deixar ambos ligados por um dia inteiro.
Porém, para gerar uma economia de energia, ligue-os apenas quando sentir necessidade. Para saber quanto tempo ele aguenta, é necessário também saber a potência do aparelho e o tamanho do local que ele ficará.
Lugares muito grandes geralmente precisam de aparelhos maiores e mais potentes para que possa dar vazão e evitar sobrecargas. Assim, pode-se ter um melhor aproveitamento do produto e uma maior durabilidade do mesmo.
Pode usar exaustor no quarto?
Uma das grandes vantagens de um exaustor é que ele pode ser instalado em todos os cômodos. Sua maior vantagem é ser instalado na cozinha e no banheiro, os lugares mais propensos a gerar bactérias.
Porém, nada impede que os quartos possam ter também um exaustor próprio. Com ele, a qualidade do ar pode aumentar bastante e o ambiente pode ser mais agradável e produtivo.
O ideal é fazer a combinação do exaustor com filtros para que a qualidade do ar possa aumentar ainda mais. Quem tem problemas respiratórios e alergias pode se dar muito bem com esse tipo de produto.
O que é melhor? Ventilador ou climatizador de ar?
Essa é uma das dúvidas mais recorrentes acerca desses dois produtos, qual deles é o melhor? O ventilador, tanto de chão quanto de teto, conta com a vantagem de ter várias velocidades e potências.
A sua eficiência pode fazer com que a temperatura de um ambiente consiga diminuir até três graus dependendo da localização da casa e do clima que se encontra fora de casa.
Um ventilador consegue suprir a necessidade de afastar o calor quando a sua potência é alta. Em regiões onde a seca e o calor são muito mais elevadas, ele pode perder um pouco a sua função, pois irá dissipar ar quente no ambiente.
O ventilador só trabalha com a ventilação do ambiente e por isso ele não tem como fazer com que a temperatura diminua, apenas que ela fique menos incômoda.
Já o climatizador é diferente de um ventilador apesar de se parecer bastante com um. Ele não lança ventos fortes e diretos como um ventilador. Na verdade, ele é como se fosse um ar condicionado portátil.
Em locais onde a seca é muito alta e a temperatura é muito quente, o climatizador é o ideal em se investir porque ele consegue amenizar a temperatura ambiente trazendo uma sensação de refrescância.
É necessário apenas que se tenha um reservatório de água cheio para que ele possa umidificar o ambiente. O climatizador costuma ser leve e compacto, mas não substitui o ar condicionado por ter que armazenar água sempre.
Qual a função do ventilador?
O ventilador pode ser muito versátil e ser encontrado em diversos tamanhos diferentes. Assim, podem cumprir funcionalidades diferentes. Há ventiladores de mesa, teto, parede, chão, de todos os tamanhos e materiais.
Por conta de terem um custo mais baixo, os ventiladores são bastante comercializados e empregados dentro das casas. O ventilador é um dos itens mais vantajosos de se ter quando o assunto é afastar o calor.
Isso porque ele possui uma boa variedade de modelo, conta com um baixo custo para ser adquirido e também consome pouco. Se unido a outro tipo de aparelho como um umidificador ou um climatizador, sua potência pode ser ainda maior.
O ventilador de parede é mais indicado para ser usado em ambientes domésticos e pequenos. Já em quartos e salas médias, os ventiladores de teto costumam ser o suficiente.
Em ambientes muito grandes, o ideal é combinar ventilação de teto com ventilação de parede. Para a cozinha, o uso de exaustor é mais eficiente junto de uma coifa ou depurador de ar.
Assim, o ar quente da cozinha pode ser substituído por um ar mais fresco e a fumaça que sai de frituras ou de outros tipos de preparos, não se espalha no local.
O ventilador na cozinha pode dar certo se ele for pequeno e puder ser colocado em cima de alguma superfície que não entre em direção ao fogão. Isso porque o vento produzido por esse ventilador pode atrapalhar o fogo e desligá-lo.
Então, para uma melhor segurança, aposte nos modelos pequenos ou de preferência, use um exaustor para poder trazer esse resfriamento de ambiente.
Existem outras opções de climatização para um ambiente?
A resposta para essa questão irá depender de onde você deseja a climatização. Por exemplo, nem sempre as indústrias ou comércios contam com um sistema de exaustão eficiente.
Sendo assim, para que se possa garantir uma boa temperatura e um conforto térmico, é interessante que se invista em opções mais elaboradas. Nesse caso, o ar-condicionado pode ser uma solução mais útil.
Em ambientes menores, o climatizador cooperando junto de um exaustor ou de um ventilador podem fazer com que um ambiente fique melhor arejado por conta do ar ser constantemente trocado ao passar por ele.
Além disso, o climatizador também é uma opção mais econômica a longo prazo, consumindo bem menos que um ar-condicionado.
Conclusão
Por fim, agora que você já viu as principais diferenças entre um exaustor de ar e um ventilador, você já tem uma ideia de qual pode ser um melhor investimento para você.
Se houver dúvidas ainda sobre isso, consulte um especialista que possa te oferecer mais detalhes do produto e de como eles funcionam para o local que você deseja aplicar.
Se você optar por exaustores, conte com a BA Elétrica para a escolha dos melhores produtos. No site, você encontra uma variedade de produtos disponíveis.
Conte aqui se este conteúdo foi útil e compartilhe-o com mais pessoas.