Ar condicionado: Quando realizar a manutenção?

Ar condicionado Quando realizar a manutenção

Garantir que o ar condicionado funcione bem é uma das partes mais importantes ao adquirir esse produto. Afinal, se ele não funciona direito acaba gerando uma série de problemas.

A manutenção periódica garante que o ar cumpra sua função de gelar e refrescar o ambiente sem que a saúde de quem o utiliza fique prejudicada. Assim como os ventiladores devem passar por uma limpeza para retirar o acúmulo de poeira, com o ar é a mesma coisa.

Se você tem dúvidas sobre como fazer isso e o que é necessário para fazer essa manutenção, continue lendo este conteúdo.

 

Qual o período de manutenção do ar condicionado?

O ar condicionado é um aparelho responsável não só por climatizar, como também filtrar o ar para que possa reter as impurezas e germes no filtro. Por essa razão, é fundamental que de tempos em tempos ocorra uma manutenção para que se possa retirar essas impurezas acumuladas.

Assim, o usuário, principalmente os alérgicos, não sofrem com problemas de saúde respiratórios. Além disso, a limpeza contribui não só para um ambiente mais limpo, mas para que o aparelho tenha um melhor desempenho e possa funcionar melhor.

Isso porque quanto mais sujeira acumulada, mais pesado vai ficando o funcionamento da filtragem, tendo que trabalhar o dobro para dar conta de resfriar o ambiente, fazendo também que o gasto de energia acabe sendo maior.

A manutenção preventiva pode ser feita a cada 15 dias ou 1 vez por mês, esse é o tempo suficiente para que a sujeira não se acumule, causando liberação de impurezas no ar e mau funcionamento do aparelho.

A escolha entre 15 ou 30 dias vai depender se o ambiente recebe muita poeira ou muito fluxo de pessoas.

Qual o período de manutenção do ar condicionado

Como saber se o ar condicionado precisa de limpeza?

Se você nunca limpou seu aparelho de ar condicionado, então provavelmente você pode se questionar como saber a hora certa de limpar. Por isso, é preciso que se fique atento a alguns pontos importantes, como por exemplo:

  • Demora para refrigeração;
  • Barulhos ao ligar o aparelho;
  • Maior incidência de espirros e alergias;
  • Ar não muito gelado;
  • Liberação de odores quando ligado;
  • Gotejamento de água.

Se você identificar alguma dessas características, vale a pena retirar o filtro e dar uma olhada para saber se ele tem muita sujeira acumulada. Para fazer essa limpeza é simples.

Você precisa desligar o aparelho da tomada, retirar o painel frontal, passar um pano úmido com água, tirar o filtro e o lavar em água morna e detergente neutro. Feito isso, deixe o filtro secar e depois coloque-o de volta.

Se notar ainda alguma dessas características de mau funcionamento, é necessário chamar uma limpeza profissional. A manutenção profissional irá desmontar todo o seu aparelho para que ele possa verificar as peças e fazer uma limpeza completa dele por dentro.

Assim, você pode saber se o problema é a realização de uma faxina total ou a substituição de alguma peça que possa estar funcionando mal.

Como saber se o gás do ar condicionado está baixo?

Se o seu ar condicionado está emitindo alguns sons, como se fossem assobios, isso é sinal de que pode haver alguma rachadura na tubulação. Essa tubulação é a responsável por cobrir o gás que percorre o sistema de climatização. Quanto maior for o barulho, maior será o dano.

O gás do ar condicionado é uma das principais coisas que fazem com que o aparelho funcione. Então, quando ele está acabando ou acabou, provavelmente o seu ar condicionado irá parar de funcionar ou então ele ligará mas sem gelar.

Além disso, você vai perceber que ao ligá-lo, ele consome exageradamente a energia da casa, além de soltar um cheiro bem desagradável, junto de goteiras. O gás acaba quando há falhas no aparelho por conta de uma instalação mal feita ou por falha de manutenção.

Alguns problemas encontrados no ar podem ser resolvidos a partir do momento que você saiba como resetá-los isto é, saiba como reiniciá-lo como se ele viesse da fábrica. Isso serve principalmente para os modelos que possuem função digital.

Como dar reset no ar condicionado?

Para você resetar o ar, procure pela tecla “reset”. Se não houver essa opção, é interessante olhar no manual para saber qual combinação de botões faz com que o reset funcione.

Afinal, nenhum aparelho é igual ao outro. Ao realizar esta ação, o ar voltará às suas configurações iniciais, apagando qualquer coisa que o usuário tenha feito até então.

Logo, se algum comando estivesse impedindo com que o funcionamento do ar acontecesse, ele seria apagado e o usuário poderia descobrir se isso era o que estava impedindo o ar de funcionar normalmente.

Mas, independentemente dessa questão, a limpeza sempre deve ser o primeiro ponto a ser inspecionado quando o assunto for manutenção do ar. Além disso, em ambientes corporativos onde o ar central é o que faz com que os ambientes sejam refrescados, a manutenção deve acontecer por meio de uma empresa especializada.

Assim, ela acontece de forma devida e eficiente, sem pôr o aparelho em risco por conta da falta de conhecimento técnico na realização da manutenção. Agora que você já sabe o que é preciso e quando é necessário fazer a manutenção do aparelho, já pode ficar atento aos sinais.

Ou melhor, não espere por isso e dê uma olhada agora mesmo em seu filtro para saber se ele precisa de uma limpeza. Assim, você pode melhorar a vida útil do aparelho e ainda melhorar a qualidade do ambiente em que ele está instalado.

 

Conclusão

Como saber se o ar condicionado precisa de limpezaPor fim, vimos aqui a importância que a manutenção do ar condicionado possui para melhorar sua usabilidade e também o conforto de quem o usa. Afinal, o ar é importante para refrigerar o ambiente nos dias mais quentes.

Se ele não funciona direito e ainda libera sujeiras no ar prejudicando a respiração e a qualidade de vida de quem o possui, de nada adianta tê-lo. Por isso, opte sempre pela prevenção e não espere seu aparelho apresentar sinais ruins para que você possa correr atrás de como resolver isso.

Se este conteúdo foi útil, comente aqui embaixo e compartilhe-o com mais pessoas.

 

Leia também:

Tendências 2022: 5 acessórios para casa, quarto e banheiro!

Gadgets: 6 utensílios domésticos que você NÃO PODE viver sem!

Gostou? Compartilhe

Confira outros

EPI HOSPITALAR
Dicas

EPI hospitalar: os 7 equipamentos obrigatórios na saúde

No cenário hospitalar, a segurança dos profissionais de saúde e o uso de EPI hospitalar é fundamental para garantir um ambiente de trabalho saudável e protegido. Nesse contexto, os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) desempenham um papel crucial na prevenção de acidentes e na redução do risco de exposição a

Saiba mais »
Construção Civil
Dicas

Construção Civil: 7 tendências sustentáveis para 2024

No dinâmico setor da construção civil, 2024 promete ser um ano marcado por transformações significativas. À medida que a indústria busca se adaptar às demandas do futuro, várias tendências emergem, impulsionadas por inovações tecnológicas, sustentabilidade e eficiência. Separamos para você as sete melhores tendências que irão moldar o cenário da

Saiba mais »
Conheça os principais benefícios de ter um climatizador de ar!
Dicas

Conheça os principais benefícios de ter um climatizador de ar!

Você já pensou em ter um climatizador de ar na sua casa ou no seu escritório? É um aparelho que, como o próprio nome indica, climatiza o ambiente, ou seja, melhora a qualidade do ar, a temperatura e a umidade.   Diferente do ar-condicionado, que apenas resfria o ar, e do

Saiba mais »