Energia Sustentável: Conheça os 6 benefícios e quais tipos existem!

Energia sustentável é toda energia que se produz por meio de recursos renováveis que tem efeitos negativos mínimos sobre o meio ambiente

A energia sustentável não apenas ajuda a preservar o meio ambiente, mas também pode produzir benefícios econômicos! É provável que você ouviu várias vezes os termos “energia sustentável” ou “energia limpa”, não é mesmo?

Para sanar todas as suas dúvidas e entender porque esse tipo de energia é tão importante, basta continuar com a leitura deste conteúdo!

 

O que é energia sustentável?

Energia sustentável é toda energia que se produz por meio de recursos renováveis que tem efeitos negativos mínimos sobre o meio ambiente. De forma geral, uma fonte de energia renovável é toda aquela que se recicla naturalmente ao longo de uma escala de tempo humana.

Como exemplo, considere a energia solar, que é possível obter a cada novo dia pela luz que o sol emite. Por outro lado, leva milhões de anos para que fontes como o carvão mineral e petróleo se refazem, conhecidos como recursos finitos.

Além disso, o uso dessas fontes fósseis para geração elétrica causa danos ao meio ambiente, uma vez que sua queima libera Gases de Efeito Estufa (GEE) na atmosfera.

Enquanto nas tecnologias de geração sustentável, se produz a energia com efeitos mínimos, como a produção usando painéis solares ou geradores eólicos.

Assim, em um sentido mais amplo, é possível afirmar que o que distingue a energia sustentável é sua capacidade de atender às necessidades atuais sem comprometer as das gerações futuras.

 

Quais os tipos de energia sustentável?

A energia sustentável possui diferentes tipos, sendo determinada pela forma como é extraída da natureza

Há muitos tipos de energia sustentável, confira logo abaixo alguns exemplos.

Energia Solar

A energia solar é a mais popular e há duas formas de se usar esse tipo de energia:

  • A fotovoltaica, em que os painéis convertem a radiação solar em energia elétrica;
  • E a térmica, que aquece a água e o ar do local e é útil para alimentar casas, ao transformar a água em vapor, que aciona as turbinas dos geradores.

Energia eólica

A segunda e maior fonte de energia limpa é a eólica, que os ventos alimentam os parques eólicos. Eles giram as enormes pás dos aerogeradores com sua força.

Portanto, a energia motriz gerada pelo movimento é depois transformada em energia elétrica. Os aerogeradores de pequeno porte também são ideais para instalar em casas. Ao contrário dos painéis solares, o seu uso é menos frequente.

Energia Hídrica

De acordo com a necessidade de geração, a energia da água represada dos rios, é liberada por meio de dutos e utilizada para acionar as grandes turbinas.

Uma das nações que mais produz esse tipo de energia é o Brasil, que tem mais de 60% de sua rede elétrica atendida por grandes hidrelétricas.

Energia Geotérmica

A energia geotérmica provém do calor das camadas mais profundas do núcleo da Terra, e é usada para aquecer a água, que se transforma em vapor e movimenta os geradores elétricos.

Este tipo de indústria é normalmente encontrado em áreas com atividade vulcânica. Por isso, essa energia não é utilizada no Brasil, que carece de uma atividade vulcânica significativa.

Energia de Biomassa

Diferente da energia gerada geotérmica, a produção de energia a partir da biomassa tem se consolidado como uma importante fonte utilizada no Brasil. O uso de vegetais e seus derivados como combustível é útil para alimentar o funcionamento de várias máquinas.

Podemos usar a produção de etanol e biodiesel como ilustração; esses produtos, extraídos da biomassa da cana-de-açúcar são responsáveis ​​por abastecer uma parcela considerável da indústria de veículos no Brasil.

Energia Maremotriz

É uma forma de gerar energia a partir do movimento das marés. As marés são criadas, em principal, pela força gravitacional que o sol e a lua exercem.

É possível usar essa energia de dois modos diferentes: converter a energia cinética das correntes marítimas em eletricidade ou converter a energia potencial da diferença de altura entre o alto e o baixo mar em eletricidade.

 

Quais são os benefícios da energia sustentável?

A energia sustentável, considerada "limpa", traz beneficios que vão desde a preservação do meio ambiente como a economia financeira

Veja logo abaixo os principais benefícios em usar energia sustentável!

1. São benéficas para a natureza

O maior benefício da energia sustentável é que ela é melhor para o meio ambiente. Ela produz menos poluição do que alternativas que usam combustíveis fósseis.

Entre esses poluentes, existem os gases do “efeito estufa”, como o dióxido de carbono, um dos maiores responsáveis pelo aquecimento global.

E, certas opções de energia sustentável, como solar e eólica, não impactam tanto o meio ambiente para montar suas estruturas e começarem a produzir eletricidade.

2. São mais em conta a longo prazo

O investimento feito em fontes de energia sustentáveis normalmente compensa com o tempo. Por exemplo, a compra de painéis solares pode reduzir os custos de energia elétrica de 50% a 95%, o que significa que a economia acabará “pagando” o equipamento em alguns anos.

3. Pouca, ou zero, manutenção

Grande parte das fontes de energia renovável requer manutenção mínima. Por exemplo, uma fazenda solar pode operar por quase 25 anos com custos baixos relacionados a limpezas anuais.

Já para quem pretende usar esse tipo de energia em residências ou empresas, a manutenção será zero.

4. Concepção de mais empregos

O crescimento do setor de energia solar no Brasil também contribui para a economia do país e a geração de empregos. Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o setor deverá criar 11,6 milhões de vagas em todo o mundo até 2030, um total de até 29,5 milhões de empregos no setor.

5. Desenvolvimento econômico

Em relação direta à geração de empregos, ocorre o desenvolvimento econômico de uma nação, a redução de custos em relação aos gastos com inovação tecnológica e a redução da dependência de fontes poluentes.

6. Maior autonomia energética

Alguns países, mesmo nos dias de hoje, dependem diretamente de outras nações para suprir suas necessidades energéticas. Porém, é possível garantir maior autonomia e independência para essas áreas após a instalação de sistemas fotovoltaicos, por exemplo.

Outro benefício é a redução da carga tributária e, com isso, a retomada do crescimento econômico. Por fim, caso este conteúdo tenha sido útil para você, aproveite para compartilhá-lo com os seus amigos e familiares que também têm interesse em saber mais sobre energia sustentável!

Gostou? Compartilhe

Confira outros

Como reduzir a conta de luz de forma sustentável?

Com os constantes aumentos na tarifa de eletricidade, encontrar maneiras de reduzir a conta de luz sem comprometer o conforto tornou-se uma necessidade para muitos consumidores.  O consumo excessivo de energia impacta não apenas o orçamento doméstico e empresarial, mas também o meio ambiente, aumentando a demanda por fontes não

Saiba mais »
Consumo de energia
Energia Elétrica

Fontes limpas que transformam seu consumo de energia

O consumo de energia sustentável tornou-se um tema essencial diante do aumento da demanda por eletricidade e da necessidade de reduzir os impactos ambientais. Durante décadas, a matriz energética global foi dominada por combustíveis fósseis, que, além de limitados, são responsáveis por uma grande quantidade de emissões de gases de

Saiba mais »
aterramento elétrico
Segurança

Qual a importância de um aterramento elétrico eficiente?

Já parou para pensar no impacto do aterramento elétrico na sua segurança e na durabilidade dos seus equipamentos? Apesar de ser uma exigência normativa, muitas pessoas ainda ignoram sua importância, o que pode levar a acidentes graves, como choques elétricos fatais, além de prejuízos financeiros com a queima de aparelhos.

Saiba mais »