Placa solar: Conheça 7 benefícios de ter energia solar!

A placa solar é uma alternativa que muitas pessoas têm encontrado para poder economizar energia

A placa solar é uma alternativa que muitas pessoas têm encontrado para poder economizar energia. Isso porque como essas placas possuem tecnologia avançada para captar luz solar e transformá-la em energia elétrica, ao se utilizar de um recurso natural o gasto é bem menor.

Uma das grandes vantagens desses painéis é que por utilizar um recurso vindo da natureza, elas acabam se utilizando de uma fonte inesgotável de energia e que é totalmente sustentável para o planeta.

Isso porque, como não emitem gases tóxicos, a camada de ozônio ou o solo não são agredidos. Para os consumidores, as vantagens também são gigantescas. Confira no conteúdo abaixo!

 

O que é placa solar?

Primeiramente, vamos falar do sistema da placa solar e como ela funciona. A placa solar é uma ferramenta criada com o intuito de captar a luz do sol e transformá-la em energia elétrica.

Assim como é possível extrair energia dos ventos, pensou-se que uma fonte inesgotável de calor e energia que é o sol, poderia produzir também meios de se converter essa fonte em algo mais útil para dentro das casas e empresas.

Dessa forma, deu-se início a preparação das placas solares que utilizam um sistema inteligente de captação de luz através das células fotovoltaicas que acabariam criando uma corrente elétrica totalmente produzida por meio do sol.

De um modo resumido e simples de se explicar, a corrente elétrica só acontece quando os fótons, que são as partículas de luz solar, colidem com os átomos presentes no material do painel solar.

Isso gera então um deslocamento de elétrons que faz com que uma corrente elétrica se forme.

A placa solar é usada para captar a luz do sol e transformá-la em energia elétrica e o Brasil é um país com alta incidência de raios solares, se beneficiando do uso desse sistema

Quais os benefícios da placa solar?

O Brasil é um país que recebe muita incidência de raios solares, o que acaba favorecendo o uso desse tipo de energia no país. Os benefícios de se utilizá-la são enormes, por exemplo:

  1. Tem baixo impacto ambiental: Por se tratar de um sistema que não precisa explorar a terra para que funcione, as placas solares são 100% amigas do meio ambiente, pois não emitem gases e nem nada que pudesse prejudicar o planeta;
  2. Econômica: Como a energia coletada vem do sol, algo que nasce todos os dias, não é preciso investimentos para explorar melhor o recurso. Uma vez que você tenha a placa na sua casa ou empresa, ela funcionará por anos;
  3. Não faz barulho: É algo completamente silencioso e imperceptível;
  4. Não precisa de manutenção especializada: A manutenção das placas é só lavar para que as poeiras não se acumulem. Coisa que a própria chuva pode fazer;
  5. Vida útil de longo prazo: O custo de investimento comparado com o custo de instalação é muito vantajoso, visto que a maioria dos painéis se pagam em cerca de 5 anos e o tempo de uso pode ultrapassar os 30 anos;
  6. Economia na conta de luz: A luz solar pode reduzir até 95% da conta de luz de sua casa;
  7. Pode ser instalada em qualquer lugar: Por se tratar de um aparelho que não precisa de muita coisa para funcionar, apenas de luz solar, ela pode ser instalada até em locais remotos.

Qual a importância das placas solares?

Se você preza por economia de energia, então investir numa placa solar pode ser tudo o que você necessita. Isso porque você pode economizar cerca de 50% ou 95% da sua conta de luz.

Para uma casa que gasta acima de R $400,00 em conta, uma economia de 50% ou 95% já será um grande alívio. A porcentagem de economia irá variar de acordo com a quantidade de placas instaladas.

Outro ponto é que a energia solar gera benefícios ao meio ambiente e se você tem a intenção de reduzir os impactos ao meio ambiente através de suas atitudes, o uso de energia solar pode ser um grande passo para você que retornará com diversas vantagens ainda.

 Qual o custo-benefício da placa solar?

No início, quando surgiu a placa solar, por se utilizar uma tecnologia de ponta e matéria-prima de alta qualidade em sua confecção, o aparelho apresentava altos valores.

Porém, com o passar dos anos, o preço das placas foram se tornando mais acessíveis e hoje em dia é possível contar com um sistema desse em casa.

Há também empresas que fazem financiamento das placas e isso facilita o acesso do público ao aparelho de energia renovável.

Em relação ao seu custo benefício, ainda que uma pessoa possa achar a instalação elevada, é possível parcelar esse valor e ele se pagará em no máximo em 5 anos.

O painel solar tem uma vida útil média de 25 anos funcionando com economia de 95%. Porém, ele pode facilmente ultrapassar esse prazo e funcionar com um pouco menos de economia, mas ainda assim mantendo uma porcentagem satisfatória.

Então, comparado ao tempo de uso, visto que ele precisa de pouquíssimas manutenções ao longo de sua vida útil, investir em placa solar é algo completamente viável.

Com o passar dos anos, o preço das placas solares foram se tornando mais acessíveis e hoje em dia é possível contar com um sistema desse em casa.

Vantagens e desvantagens

Muitas pessoas podem achar que o investimento em placa solar é algo bom demais para ser verdade. E realmente é. Isso porque há mais benefícios do que desvantagens em instalá-la.

Dentre as principais desvantagens, podemos dizer apenas que o alto custo da placa, o não funcionamento dela a noite, a falta de incentivos no Brasil e o seu sistema anti-ilhamento que são os pontos que atrapalham.

Porém, isso não é nada perto das diversas vantagens e economias que esse sistema proporciona para quem os adquire. Portanto, se você tem interesse consulte agora mesmo uma empresa especializada e faça o seu orçamento.

 

Conclusão

Por fim, vimos aqui um pouco sobre o que é, como funciona, qual a importância e quais as principais vantagens de investir em placa solar. Se você tem interesse, não deixe de procurar uma empresa com equipe especializada para poder fazer seu orçamento.

O investimento vale muito a pena e com certeza é algo de que você não se arrependerá. Gostou deste conteúdo? Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui seu comentário para que possamos ajudá-lo.

Além disso, compartilhe este conteúdo com mais pessoas que possam ter dúvidas ou interesse a respeito das placas solares e desejam conhecê-las melhor.

Gostou? Compartilhe

Confira outros

aumento na conta de energia
Energia Elétrica

Aumento na conta de energia: Confira o reajuste!

Se você já levou um susto ao abrir sua conta de energia, não está sozinho. O aumento na conta de energia elétrica tem sido um assunto recorrente, deixando muitos consumidores preocupados e em busca de soluções para equilibrar o orçamento doméstico.  Por isso, vamos juntos entender os motivos por trás

Saiba mais »
Demanda contratada
Dicas

Demanda Contratada: Tudo o que você precisa saber

No mundo da energia, a “Demanda Contratada” é uma expressão que pode parecer complexa à primeira vista, mas entender seu significado e importância é crucial para qualquer consumidor ou empresa. Por conta disto, vamos te explicar o que é a Demanda Contratada, por que é importante e como você pode

Saiba mais »
Lustres para Cozinha
Dicas

Lustres para Cozinha: Qual deles combina mais com você?

Se você está buscando uma maneira de adicionar elegância e estilo, investir em um lustres para cozinha pode ser a solução perfeita. Os lustres não só fornecem iluminação adequada para suas atividades culinárias, mas também adicionam um toque de sofisticação ao ambiente. Venha conosco explorar diferentes tipos de lustres para

Saiba mais »