You are currently viewing Instalação da bomba de energia solar: Saiba como fazer!

Instalação da bomba de energia solar: Saiba como fazer!

A bomba de energia solar foi feita para ajudar as pessoas que vivem em áreas remotas e precisam de água para irrigar plantações ou alimentar pequenas comunidades.

Elas funcionam como uma base de energia solar e são mais econômicas, contam com uma longa duração e são mais discretas do que as bombas convencionais.

Neste conteúdo você irá descobrir tudo o que precisa saber sobre este equipamento, continue lendo!

 

O que é a bomba solar?

A água é essencial para todos os seres vivos, encontrada em quase todos os aspectos de nossa vida diária. Por essa razão, novas tecnologias foram desenvolvidas para capturar esse recurso vital.

Entre essas inovações, está o sistema de bombeamento de água alimentado por energia solar. Ele é usado para ajudar pessoas que vivem em áreas remotas e precisam bombear água, seja para alimentar pequenas comunidades ou irrigar plantas.

Esse sistema de bombeamento consiste em uma bomba solar que é alimentada pela energia do sol, que é capturada por um painel solar fotovoltaico.

Com isso, uma bomba solar funciona através do efeito fotovoltaico: uma placa solar recebe energia solar de células fotovoltaicas e a converte em energia elétrica, que alimenta a bomba.

A primeira coisa que é preciso levar em conta antes de instalar um sistema de energia solar é o tamanho e a instalação dos painéis fotovoltaicos

Como instalar a bomba solar?

A primeira coisa que é preciso levar em conta antes de instalar um sistema de energia solar é o tamanho e a instalação dos painéis fotovoltaicos que irão gerar energia por meio da radiação solar.

Também é crucial descobrir quanto de bombeamento será feito. O sistema e circuito de geração de energia solar terão que ser compostos de dois módulos solares, cada um com uma tensão nominal de 17 Vcc, para atingir a tensão de trabalho do motorista de 36 Vcc.

A soma das potências dos módulos será o valor geral da potência do sistema. Sempre use módulos de mesma potência para evitar causar um desequilíbrio do sistema.

Instalação das placas fotovoltaicas para bomba solar

Em primeiro lugar, os módulos devem estar em locais com exposição completa à luz solar. E é preciso instalar o módulo o mais perto do poço possível.

Sua fixação deverá ser feita em perfis ou suportes, de preferência metálicos, firmemente fixados para serem capazes de suportar ventos e tempestades. O aterramento do suporte é recomendado.

A face do módulo deve estar para o norte geográfico (hemisfério sul) ou o sul geográfico (hemisfério norte). Inclinações inferiores a 15° não são muito ideais, para evitar o acúmulo de sujeira.

Os módulos são fornecidos com a furação adequada para sua instalação. Não faça novos furos para evitar enfraquecer a estrutura ou que haja oxidação.

Recomenda-se deixar um espaço entre a superfície de fixação e o módulo para permitir a circulação de ar. A ventilação é necessária para manter temperaturas mais baixas e evitar condensação da umidade na parte traseira do módulo.

Agora tudo que você precisa fazer é conectar o módulo solar conectando o pólo negativo do módulo 1 ao pólo positivo do módulo 2.

Instalação da bomba de energia solar

É preciso instalar a bomba a uma distância mínima de um metro do fundo do poço. Também é preciso que esteja completamente submersa e apoiada por uma mangueira, e deve permanecer na área revestida do poço.

Uma mangueira ou um cabo de segurança adicional que pode fixar na saída da bomba serve para mobilizar, colocar ou retirar a bomba do poço. Defina o comprimento da mangueira para acoplar a bomba com o uso de uma abraçadeira.

Basta conectar o cabo elétrico à rede e isolar a emenda com um fita de auto fusão ou um tubo termocontrátil para que fique completamente vedado à água.

Este é o procedimento padrão para instalar bombas móveis movidas a energia solar.

 Como a bomba solar funciona?

Uma bomba solar é um dispositivo que vem com o kit de bombeamento solar. Ela é responsável por liberar água em regiões remotas onde não há acesso à rede de eletricidade.

Para que a bomba funcione, ela deve estar conectada a um sistema fotovoltaico de energia solar. Os painéis fotovoltaicos neste sistema capturarão radiação solar e a converterão em eletricidade, que a bomba usará.

Sua instalação é simples, exigindo apenas a seleção de um local com boa incidência solar e proximidade de uma fonte de água doce e limpa.

Quais os tipos de bombas de energia solares?

Hoje em dia, há dois tipos de bombas solares no mercado: superfície e submersível. Você pode aprender mais sobre a utilidade de cada uma logo abaixo.

Superfície

Esse tipo de bomba serve para aspirar água com o uso de um tubo sugador que a transportará para o reservatório. Eles são mais econômicos, mas têm um limite de altura que varia de acordo com a marca, impedindo que sejam usados em locais com maior profundidade.

Submersa

Esse tipo de bomba se usa dentro de poços, permitindo alcançar maiores profundidades porque é mais resistente quando a coloca em um ambiente com muita água.

 

Quais as vantagens de usar a energia solar de bombeamento?

Uma das melhores características das bombas solares é que elas não precisam de diesel para operarUma das melhores características das bombas solares é que elas não precisam de diesel para operar. Isso as torna mais econômicas porque não precisa gastar dinheiro extra em combustível.

No entanto, há uma série de outras vantagens em comprar este item. Confira logo abaixo um pouco mais sobre!

1. Eficiência alta

Por meio das bombas solares, você pode bombear cerca de 8 milhões de litros de água, embora esse número possa variar dependendo do equipamento.

2. Durabilidade

A vida útil das bombas é bastante longa, variando de 25 a 30 anos. O retorno do investimento para este kit de bombeamento solar de água é de cerca de 5 anos, dependendo do valor do projeto e da instalação.

3. Pouca manutenção

Por não possuir peças extras que precisam de trocas, sua manutenção é muito simples. A única coisa que precisa ser feita para manter a bomba de energia solar funcionando com eficiência é limpar os painéis solares.

4. Não precisa estar conectado à rede pública

Como toda a energia usada para bombear a água vem do sol, você não precisa estar conectado a uma rede elétrica para usar suas bombas de água (a menos que use o sistema On-Grid). Como resultado, este dispositivo torna-se mais acessível para quem mora em áreas mais remotas.

5. Sem ruídos

O bombeamento de água pode ser feito sem a necessidade de motores a diesel ou gasolina. Dessa forma, as bombas de água solares tornam-se mais discretas e causam menos ruídos.

Por fim, caso tenha gostado deste conteúdo, não esqueça de compartilhar com os seus amigos!

Deixe um comentário