Conheça 7 formas de economizar energia | Agora!

O Brasil é um dos países com cobranças mais altas de energia elétrica, como incentivo a hábitos mais sustentáveis e econônimos

A cada dia mais as pessoas buscam maneiras de economizar energia elétrica. Afinal, o Brasil é um dos países com energia mais cara e também há uma motivação de sustentabilidade, além da economia. 

Estudos mostram que os brasileiros ocupam o terceiro lugar, entre as nações, em termos de preocupação com a sustentabilidade e nível de consciência sobre ela. Caso queira saber quais são as melhores formas de economizar energia elétrica, basta continuar com a leitura deste conteúdo!

 

Quais as principais formas de economizar energia?

Tudo pode ajudar a tornar sua conta de luz mais cara ou mais acessível, desde ações simples, como utilizar a luz natural, até ações mais técnicas, como onde posicionar aparelhos elétricos.

Sendo assim, confira logo abaixo algumas dicas para começar a economizar energia em sua casa:

1. Aproveite a luz natural

Deixar as cortinas de sua casa abertas para a luz natural entrar nos cômodos pode beneficiar tanto a sua saúde quanto o seu bolso.

Isso se deve ao fato de que a presença de luz natural reduz a necessidade de deixar as lâmpadas acesas, o que, por sua vez, reduz o valor da conta de energia elétrica.

Você pode trocar as cortinas de tecido grosso por cortinas de tecido fino e de tons mais claros, se você mora em um local com menos privacidade onde não pode deixar as cortinas abertas. E quanto às cores, instalar espelhos próximo às janelas e pintar as paredes com cores mais claras ajudam a refletir a luz no ambiente.

Usar lâmpadas LED e aproveitar o máximo a luz natural são formas simples e práticas de economizar na energia elétrica

2. Invista em lâmpadas de LED

Ao pensar em meios de economizar na conta de luz, é preciso levar em conta a troca das lâmpadas da sua casa. Pois, esse tipo de iluminação representa 20% do consumo total de energia de uma residência. Assim, é bom escolher o modelo certo que consuma menos energia.

As lâmpadas incandescentes são um dos modelos que precisam ser substituídos por consumirem mais energia. A melhor relação custo-benefício é alcançada pelas lâmpadas de LED, que são 30% mais econômicas que as fluorescentes e 80% mais econômicas que as incandescentes.

3. Apague as luzes e retire os eletrônicos da tomada

Um dos melhores métodos de economia de energia é desligar as luzes dos cômodos e retirar da tomada quaisquer aparelhos eletrônicos que não estejam sendo usados. No entanto, todo mundo se esquece de fazer isso na prática. 

Muitas pessoas não sabem que os aparelhos elétricos conectados ainda consomem energia mesmo quando estão desligados. Pode ser fácil esquecer, mas comece a incorporar este hábito em seu dia a dia e logo vai notar uma boa diferença no seu consumo de energia.

4. Preste atenção ao estado dos eletrodomésticos

Manter os seus aparelhos elétricos em bom estado de funcionamento é essencial para evitar o desperdícios de energia elétrica. Por isso, o ideal é adotar técnicas como averiguar se a borracha da geladeira tem uma boa vedação e limpar os filtros das máquinas de lavar e dos aparelhos de ar condicionado.

5. Junte um monte de roupas antes de lavar ou passar  

O que acha de juntar um bom número de roupas antes de começar a lavá-las ou passá-las? Tente organizar essas tarefas de acordo com suas necessidades, mas lembre-se de que você pode economizar usando a máquina de lavar e o ferro em períodos mais espaçados.

6. Não deixe a porta da geladeira aberta 

Um dos principais métodos para economizar energia elétrica é evitar deixar a porta da geladeira aberta sem necessidade. Tente guardar ou pegar todos os itens necessários de uma só vez para evitar abrir e fechar a geladeira toda hora. 

Veja se a borracha de vedação está em boas condições, bem como se o termostato está configurado para a estação adequada do ano.

7. Não coloque a geladeira perto do fogão

Para que ambos funcionem como pretendido, deve haver uma quantidade excessiva de energia usada porque há uma diferença de temperatura entre os dois quando estão operando.

Por isso, o fogão não deve ficar próximo da geladeira, para não interferir em sua temperatura. 

 

Quais são os aparelhos que consomem mais energia?

A lógica de quanta eletricidade é usada pelos aparelhos que consomem mais eletricidade leva em consideração uma série de fatores, incluindo a potência de um eletrodoméstico (medida em watts) e quanto tempo ele fica ligado.

Maior potência e tempos de uso mais longos resultarão em maior consumo mensal de energia. Confira logo abaixo quais são os aparelhos que mais consomem!

A lógica de quanta eletricidade é usada pelos aparelhos que consomem mais eletricidade leva em consideração uma série de fatores, incluindo a potência e tempo ligado

1. Chuveiro elétrico

Quando a potência e o uso são levados em consideração, o chuveiro elétrico encabeça nossa lista de eletrodomésticos que consomem mais eletricidade. Por essa razão muitas pessoas estão optando pelo chuveiro a gás, para economizar mais energia.

2. Fogão elétrico

O fogão elétrico é um grande vilão do consumo de energia. O mesmo acontece com os fornos elétricos. Por essa razão, é fundamental entender os diferentes tipos de forno disponíveis e escolher o mais eficaz energicamente.

3. Secadora de roupas

Em semanas de chuva ou em apartamentos, uma secadora de roupas pode se tornar um item essencial. A questão é que esse é um dos aparelhos elétricos que mais gasta energia.

4. Aquecedor elétrico

A temporada de inverno pode representar um desafio para a sua conta de energia. Os aquecedores elétricos podem consumir eletricidade de forma semelhante a um chuveiro. Como resultado, escolha um aquecedor a gás se for possível.

5. Geladeira

A geladeira também entra para a lista dos aparelhos que mais gastam energia. Um modelo de uma porta consome em média 25,20kHw por mês, enquanto uma geladeira de duas portas frost free consome 56,88kHw mensalmente.

6. Ar-condicionado

O ar-condicionado é um dos aparelhos que requer atenção quando o assunto é sustentabilidade e consumo de energia elétrica. Embora tenha um consumo semelhante ao de um chuveiro elétrico, o equipamento impacta mais na conta pelo tempo que fica ligado.

 

Quais são os benefícios de economizar energia elétrica?

Para a sociedade, a economia energética das empresas e indústrias garante disponibilidade de energia para as cidades ao mesmo tempo em que reduz a possibilidade de racionamento e, assim, evita desperdícios, nos dando mais recursos para outras áreas, inclusive as de desenvolvimento social.

Em muitas regiões brasileiras, a economia de energia incentiva a preservação do abastecimento de água. Como quase toda a energia produzida no país é gerada por usinas hidrelétricas, a contenção no uso de energia elétrica pode ajudar na gestão do ciclo hidrológico brasileiro.

Por fim, agora que você já sabe o que fazer para economizar mais na sua conta de luz, é importante lembrar que nós da BA Elétrica possuímos  uma variedade com mais de 30 mil itens, entre em contato com o nosso setor de vendas clicando aqui e solicite um orçamento! 

Gostou? Compartilhe

Confira outros

aumento na conta de energia
Energia Elétrica

Aumento na conta de energia: Confira o reajuste!

Se você já levou um susto ao abrir sua conta de energia, não está sozinho. O aumento na conta de energia elétrica tem sido um assunto recorrente, deixando muitos consumidores preocupados e em busca de soluções para equilibrar o orçamento doméstico.  Por isso, vamos juntos entender os motivos por trás

Saiba mais »
Demanda contratada
Dicas

Demanda Contratada: Tudo o que você precisa saber

No mundo da energia, a “Demanda Contratada” é uma expressão que pode parecer complexa à primeira vista, mas entender seu significado e importância é crucial para qualquer consumidor ou empresa. Por conta disto, vamos te explicar o que é a Demanda Contratada, por que é importante e como você pode

Saiba mais »
Lustres para Cozinha
Dicas

Lustres para Cozinha: Qual deles combina mais com você?

Se você está buscando uma maneira de adicionar elegância e estilo, investir em um lustres para cozinha pode ser a solução perfeita. Os lustres não só fornecem iluminação adequada para suas atividades culinárias, mas também adicionam um toque de sofisticação ao ambiente. Venha conosco explorar diferentes tipos de lustres para

Saiba mais »