O ar condicionado split nos últimos tempos virou o queridinho dos consumidores. E uma das razões para isso é que ele é um aparelho bem mais moderno e com mais recursos. Além disso, o design do aparelho permite que ele combine com vários ambientes.
Muitas pessoas, porém, não sabem em qual tipo de aparelho investir. Se você faz parte do grupo de pessoas que desconhecem as vantagens e as desvantagens de adotar o modelo split para dentro de casa, nós te ajudaremos.
Elaboramos este conteúdo para que você possa se informar melhor acerca do produto e saber se ele realmente vale a pena ou não.
O que é um ar condicionado split?
O ar condicionado split é um modelo atual e evoluído do ar condicionado comum de janela. No Brasil, sua popularidade é bem alta entre os consumidores. O seu nome se dá por conta de sua separação, já que a palavra split significa dividido em inglês.
Sendo assim, ele contém uma parte condensadora que tem a função principal de resfriar ou aquecer, e a parte evaporadora, que faz a distribuição de ar refrigerado pela condensadora dentro do local onde é instalado.
Qual a vantagem de um ar condicionado split?
Uma das maiores vantagens de investir em um modelo split é que por conta da separação que o aparelho faz, ele acaba tendo um barulho muito menor se comparado aos modelos tradicionais.
Além desse fator que já é algo que ganha qualquer um, a estética do aparelho é muito mais atrativa, podendo ter alguns de designs mais sofisticados que podem até fazer parte da decoração daquele ambiente.
Uma das vantagens que mais atrai o olhar do consumidor para este produto é que o consumo de energia dele em comparação a outros aparelhos de ar condicionado é muito menor. O split consegue economizar até 25% de energia consumida.
Quais as principais diferenças entre um ar condicionado split e o normal?
O ar condicionado comum é aquele que todo mundo conhece, modelo quadrado, com botões giratórios e que faz barulho ao ser ligado. Esse tipo de aparelho não conta com recursos advindos da tecnologia, como visor ou timer.
Geralmente eles ocupam um espaço já próprio para instalação, que é de baixo da janela. Hoje em dia, esses modelos são os mais simples e custam bem mais baratos do que antigamente.
Na maior parte das vezes, os modelos não contam com um selo de economia máxima, gerando então muito gasto elétrico. A maior vantagem desse modelo é ele ser mais barato para aquisição e a instalação ser bem simples.
As maiores desvantagens são a baixa capacidade de refrigeração, poucas funções disponíveis e um ruído muito grande que pode ser um incômodo para algumas pessoas.
Esse tipo de aparelho é ideal para os lugares pequenos e locais que contam com área externa como varandas ou prédios para que a água possa ser despejada em algum lugar.
E o split?
Já o ar condicionado split conta com as duas repartições como já mencionamos e tem um design mais moderno. Esse é um aparelho que conta com várias funções tecnológicas e alguns modelos podem até mesmo fazer conexão com a Alexa.
Dentre as principais vantagens, podemos dizer que a capacidade de refrigeração é alta, os ruídos são baixos por conta da unidade condensadora ser na parte de fora, conta com recursos modernos como visor e funções programadas.
Dentre as maiores desvantagens, podemos dizer que o custo de aquisição e instalação é mais alto, é necessário fazer obra para que seja instalado. Em locais com o pé direito baixo, a estrutura do aparelho pode não encaixar muito bem.
O ideal é ter aparelhos splits em locais de todos os tamanhos, podendo se encaixar perfeitamente em casas e apartamentos que tenham estrutura para mudanças.
Qual o melhor tipo de ar condicionado para seu ambiente?
A escolha ideal de um aparelho vai depender muito das suas condições e necessidades de refrigeração. Cada tipo de aparelho apresentará algum tipo de vantagem e desvantagem.
Nesse caso, é fundamental que na parte das desvantagens você leve em consideração cada ponto abordado para que não se arrependa mais tarde. Uma das maiores reclamações com o modelo split é por conta da necessidade de obra para acomodá-lo.
Então, se você tem dinheiro para comprar o aparelho, mas não tem dinheiro para investir em uma obra para que se possa instalá-lo, então você fez um investimento para ficar parado.
Às vezes a casa também acaba não suportando essas mudanças necessárias, o que inviabiliza a instalação do produto. Então é fundamental checar esses pontos antes de fazer o investimento.
Por outro lado, se isso não for uma questão para você e tudo estiver certo para a chegada dessa escolha, então não se preocupe. Se possível, tente optar por adquirir esse modelo quando já estiver em obras ou arrumando a casa.
Isso evitará maiores transtornos. Ademais, a instalação feita por um profissional também não demora muito, apesar de mais complicada, ela é completamente viável.
O aparelho por ser mais tecnológico acaba ganhando mais o coração dos consumidores por poder fazer mais coisas a partir do controle remoto ou da Alexa, o que facilita muito as coisas.
A principal ação que você precisa fazer referente a isso é contar com mão de obra especializada e nunca tentar instalar por conta própria, pois além de poder trazer danos ao aparelho, você pode prejudicar o funcionamento do mesmo.
Conclusão
Por fim, o ar condicionado split tem a fama que tem e não é por menos. Com som muito menos abrangente, tecnologia e amplitude no refrigeração, fica fácil dizer o motivo dele ter se popularizado tanto por aqui.
Se você quer então esse produto e só está esperando o momento de achar um local confiável para adquiri-lo, então esta é a hora. Navegue pelo site da BA Elétrica e confira as opções de ar split disponíveis para você.
Gostou deste conteúdo? Então compartilhe-o com mais pessoas e deixe aqui seu comentário ou sua dúvida a respeito do que foi abordado.