You are currently viewing Confira 9 dicas de como fazer o reparo no exaustor!

Confira 9 dicas de como fazer o reparo no exaustor!

O exaustor é uma peça essencial que ajuda a eliminar maus odores, reduzir gordura alimentar e a umidade. Exaustores podem usar dois tipos diferentes de sistemas de sucção: evacuação e recirculação.

Depois de passar por um filtro que purifica o ar, o sistema de evacuação o transporta para o exterior. Já o sistema de recirculação retorna ar limpo ao ambiente sem expulsá-lo para fora, como seu nome implica.

Como resultado, é fundamental que estejamos cientes de quaisquer problemas que este componente crucial possa sofrer. Continue lendo este conteúdo para saber como fazer o reparo de seu exaustor e mantê-lo limpo!

 

Como fazer o reparo de um exaustor?

Pode parecer uma tarefa difícil, mas é possível que você mesmo faça reparos no seu exaustor. Em primeiro lugar, é importante fazer a limpeza dele com certa frequência.

Mas, se porventura o aparelho estiver com mau funcionamento, confira logo abaixo as dicas de como fazer reparo em seu exaustor:

  • Remova-o do lugar onde ele está fixado e desconecte-o. O sistema de fixação varia por modelo;
  • Nem todos são iguais, para evitar problemas com a montagem depois, é recomendado que você crie um esquema com a posição de cada peça;
  • Primeiro, retire a tampa e itens externos para chegar ao motor. É possível verificar quaisquer bloqueios ou sujeiras aqui;
  • Não se esqueça de fazer um esquema para desmontá-lo e evitar problemas na hora de instalá-lo;
  • O motor é composto por duas grelhas extratoras conectadas por um parafuso, remova o motor e o cabo;
  • Se você perceber que seu motor de arranque está quebrado, você precisará substituí-lo por um novo. É possível comprar outro em lojas de bricolagem ou lojas de ferragens, ou então, busque ajuda técnica;
  • Em seguida, limpe o motor e as peças com cuidado para que não quebrem;
  • Por fim, remonte as peças na mesma ordem em que estavam, usando o mesmo esquema de antes. É importante que todas as peças estejam em seus devidos lugares, para funcionar corretamente;
  • Se não encontrou o problema ou suspeite que há gordura acumulada em alguma parte que você não consegue acessar sozinho, busque assistência técnica especializada, para não colocar a vida útil do seu aparelho em risco!

 

Como fazer uma limpeza de um exaustor?

A falta de limpeza do exaustor podem tornar a gordura e sujeira que acumulou, grudentas e mais difíceis de remover.Se você não fizer a limpeza de seu exaustor por muito tempo, a gordura e sujeira que acumulou podem tornar-se grudentas e mais difíceis de remover.

A boa notícia é que, com as técnicas e produtos certos, uma boa limpeza vai deixar o exaustor limpo e funcionando. Confira logo abaixo como limpá-los!

Desligue o exaustor

Antes de começar, garanta que o exaustor esteja desligado e frio.

Retire o filtro

Remova o filtro e todas as outras peças removíveis depois disso. Mas, primeiro, leia o manual de instruções do aparelho para garantir que as peças sejam removidas corretamente.

Retire também a grade protetora que isola o contato com as pás. Para limpar, as hélices e a parte interna, use uma esponja macia com uma solução de bicarbonato de sódio + vinagre ou então use desengordurante tradicional, até retirar toda a sujeira e gordura.

Filtros do exaustor obstruídos

Os exaustores possuem 2 filtros: um metálico e um de carbono ativado. O filtro metálico pode ser limpado em casa, basta lavar diretamente a fricção com sabão e bicarbonato.

Se estiverem muito sujos e engordurados, mergulhe-os em uma pequena tigela com vinagre e água quente. Deixe de molho durante 30 minutos e depois lave-os.

Já o filtro de carvão não deve ser lavado, mas sim substituído a cada três ou seis meses para um melhor desempenho do aparelho.

Escolha um produto específico

Um modo mais eficiente de remoção de gordura acumulada nas superfícies externas do seu exaustor é selecionado um produto específico para esta finalidade. O CIF Cozinha é uma boa opção para remover gorduras.

Manchas de gordura resistentes

Caso as manchas de gordura sejam teimosas, você pode tentar uma fórmula mais potente, como a de Cif Cremoso.

Basta aplicar o produto nas superfícies e deixar atuar por 10 minutos, em seguida, retire os resíduos com uma macia e úmida esponja, esfregando sobre as manchas, e repita o processo se necessário.

Produtos para aço ou vidro

Os modelos modernos de exaustor mais modernos são feitos de aço inoxidável ou vidro. Para obter os melhores resultados, sempre use produtos específicos para esses materiais.

E para evitar o risco de danificar o aparelho, use apenas esponjas e panos macios. Produtos abrasivos, como esponjas de aço ou escovas com cerdas duras não são ideais para esse tipo de limpeza.

Leia também sobre: “Climatizadores: Saiba 8 cuidados que se deve ter!“. 

 

Como inverter o sentido de rotação de um exaustor?

Aprenda tudo sobre como fazer o reparo, limpeza e inversão da rotação do seu exaustorVocê pode inverter manualmente a polaridade do seu exaustor se ele não tiver um interruptor instalado para inverter a direção na qual as pás giram.

Exaustores, como aqueles encontrados em sótãos, operam em 110 V CA (corrente alternada) e você pode mudar a direção de operação invertendo os fios conectados às bobinas do motor.

Ao fazer isso, você poderá trocar o ar dentro de um ambiente específico em vez de ter que removê-lo.

1ª etapa

Desligue a ventoinha do exaustor ou o disjuntor que a controla.

2ª etapa

Para expor o motor, remova o conjunto de pás do invólucro da ventoinha. Na maioria das vezes, o conjunto de pás inteiro está envolto em parafusos.

Talvez você precise remover mais outros componentes para chegar ao motor da sua ventoinha em particular. Para remover os componentes, você apenas precisará de uma chave fenda e algumas chaves inglesas.

3ª etapa

Localize o invólucro que cobre as bobinas de fios, remova os parafusos que estão envolvendo-o e, em seguida, remova. Como elas geralmente são feitas de metal, você irá precisar de uma chave inglesa para retirar as porcas que conectam o invólucro.

Dependendo do tipo de ventoinha, o invólucro pode ser feito de plástico e preso só com parafusos. Como resultado, você precisará de uma chave de fenda para abri-lo.

4ª etapa

Localize os cabos elétricos que conectam cada bobina. Geralmente, esses cabos estão escondidos dentro do invólucro. Remova os conectores que seguram os cabos aos terminais das bobinas e inverta os cabos.

Isso fará com que a polaridade se inverta e que o motor gire na direção oposta.

5ª etapa

Remonte o invólucro usando os parafusos e porcas que você removeu com a ajuda da chave inglesa. Logo após, reconecte a ventoinha e coloque-a de volta no invólucro, prendendo com parafusos e chave de fenda.

6ª etapa

Reconecte a ventoinha. Agora é a hora para seu exaustor trabalhar na direção oposta.

E você, o que achou deste conteúdo? Foi útil? Não deixe de compartilhar com os amigos!

 

Leia também sobre: “Faça você mesma: 20 ideias de decoração DIY no quarto e sala“. 

Deixe um comentário