Faça você mesma: 20 ideias de decoração DIY no quarto e sala

Decoração DIY

A decoração DIY permite que você decore um ambiente sem precisar investir muito dinheiro. São ideias bem simples, sustentáveis e fáceis de fazer, que dão ao ambiente uma cara totalmente nova e mais charmosa!

Continue lendo este conteúdo para conhecer algumas dicas criativas para decorar a sua sala e quarto!

 

O que é decoração DIY?

O que é decoração DIYDIY (do it yourself) é um conceito de decoração, que significa “faça você mesmo”. Como o próprio nome sugere, essa proposta visa decorar um ambiente reutilizando materiais, dando a eles um novo uso.

Este conceito tem ganhado cada vez mais adeptos, pois é uma boa forma de decorar um ambiente sem ter que gastar muito e ainda deixar o lugar com uma aparência diferente e moderna!

Vale lembrar que, mesmo sendo possível fazer essa decoração por conta própria, você irá precisar de alguns itens de obras e decoração. Na BA Elétrica você pode encontrar tudo o que precisa!

Agora, sem mais delongas, confira logo abaixo algumas dicas para decorar a sua sala e quarto!

1. Prateleiras com cano PVC

Prateleiras verticais com cano PVC, além de serem muito baratas e fáceis de fazer, deixam a decoração com um ar industrial.

2. Use e abuse dos pallets

Há muitas ideias para reaproveitar pallets, uma das mais comuns é fazer um sofá com pallet, basta enchê-lo com almofadas confortáveis e grandes. Também é possível usar esse material para fazer uma mesa lateral ou de centro, basta lixar bem e colocar um tampo de vidro por cima.

Outra ideia é usar pallets para fazer uma poltrona ou até mesmo um painel para colocar a TV.

3. Reaproveite garrafas de vidro

Garrafas de vidro podem ser úteis para criar vasos de flores ou outros objetos decorativos, além de contribuírem com a preservação ambiental. Uma outra dica é cortar as garrafas ao meio e personalizá-las para usar como porta-velas.

4. Faça paredes de jornais e revistas

Se você quer dar uma nova aparência para uma parede monótona, vale apostar em recortes de jornais e revistas para cobrir uma parte ou até mesmo a parede toda.

Essa é uma tendência moderna que reflete a sua personalidade, além de ser uma solução simples e prática.

5. Aposte em papel de parede

Os papéis de parede também são outra forma de transformar o ambiente, há uma variedade de opções de diferentes tipos e estilos. Assim como a dica acima, você pode revestir só uma parede ou todas as outras.

6. Varal de luz LED

O varal de luz dá um toque muito charmoso, aconchegante e são bem baratinhos. Você pode fazer um desses e colocar ao redor de um espelho ou na cabeceira da cama.

7. Luminária de lata

Aquelas latinhas de metal, de leite em pó ou achocolatado, podem se transformar em uma luminária criativa e em conta. Você só vai precisar fazer uns furos na latinha, pintá-la e colocar luzes de Natal nela.

8. Escadas

Uma escada de madeira você facilmente se transforma em uma arara para você pendurar roupas. Você ainda pode pintar a escada para dar um toque mais moderno.

9. Blocos de concreto

Os blocos de concreto têm se tornado uma tendência na decoração DIY, com mil e uma utilidades. Uma delas, por exemplo, é empilhar blocos de concreto e usá-los como criado mudo, uma estante ou até um rack para colocar a TV.

Você também pode pintá-los de preto e combiná-los com outros diferentes tipos de materiais, como tábuas de madeira ou vidro.

10. Parede de lousa

Se você quiser inovar, uma ótima ideia é fazer uma parede de lousa, para desenhar ou escrever o que quiser e apagar quantas vezes quiser. Você só vai precisar de uma tinta especial e um kit de pintura.

Do it yourself

11. Prateleiras com cordas

Montar uma prateleira com tábuas de madeira e cordas também é uma ideia barata e criativa, que deixa o ambiente com um ar mais rústico.

12. Mesa de centro com carretel de madeira

Os carretéis de madeira podem ser encontrados em lojas de materiais elétricos. É só lixar bem a superfície, passar uma camada de tinta e transformar em uma mesa de centro.

13. Mesinha com cano PVC

Outro uso para o cano PVC é transformá-los em uma mesinha. Você vai precisar comprar pedaços de cano conforme o tamanho do móvel que deseja montar, tábuas de madeira e conectores.

14. Caixotes

Há uma série de formas de reaproveitar caixotes de madeira na decoração. Você pode aplicar uma camada de tinta branca ou verniz, empilhar alguns exemplares para criar uma estante, mesa de canto ou de centro.

Os caixotes também podem servir para guardar as mantas e almofadas do sofá, dando um aspecto mais charmoso e aconchegante ao ambiente. Outra dica para usar caixotes: crie um cantinho especial na sua sala ou quarto com eles.

15. Mesa de canto de pneu

Um pneu velho também pode fazer parte da sua decoração, transformando-se em uma mesa de canto charmosa. Outra ideia para reaproveitar um pneu é fazer um puff com ele.

Você pode pintar o pneu ou até mesmo fazer uma capa de tricô para vesti-lo.

16. Prateleiras feitas com gavetas

Você pode usar as gavetas de um móvel velho para decorar a parede da sala como nichos. Além de decorar, você ainda consegue melhor organizar sua casa com elas.

17. Fotos

Nada dos tradicionais porta-retratos, a nova tendência é usar potes de garrafas de vidro para colocar as suas fotos. Outra forma de trabalhar com as fotos na decoração, é pendurando-as em um galho ou em uma corda.

18. Espelho com cinto

Os espelhos são itens que dão amplitude ao ambiente e, uma forma criativa de usá-los, é pendurar um espelho redondo na parede com tiras de um cinto de couro.

19. Banco de madeira como mesa de centro

O banco de madeira pode dar um toque rústico à decoração da sua sala, usando-o como uma mesinha de centro.

20. Pinte os móveis antigos

Por fim, uma outra forma de aplicar o conceito DIY, é dando uma segunda chance a móveis velhos, seja na casa de sua família e amigos, ou em antiquários e lojas de móveis usados.

Feito isso, basta reformar o móvel para dar à ele uma nova cara. Você pode lixar com a decoração de efeito pátina, pintá-lo com a cor que preferir ou até mesmo revesti-lo com adesivos ou recortes de revistas.

Viu só quais são as dicas simples e fáceis de fazer uma decoração DIY? Caso este conteúdo tenha sido útil para você, não esqueça de compartilhar com os seus amigos que também estão em busca de ideias para decorar a casa!

Gostou? Compartilhe

Confira outros

Conheça os principais benefícios de ter um climatizador de ar!
Dicas

Conheça os principais benefícios de ter um climatizador de ar!

Você já pensou em ter um climatizador de ar na sua casa ou no seu escritório? É um aparelho que, como o próprio nome indica, climatiza o ambiente, ou seja, melhora a qualidade do ar, a temperatura e a umidade.   Diferente do ar-condicionado, que apenas resfria o ar, e do

Saiba mais »
Verão chegou! Como enfrentar o calor em casa? DESCUBRA!
Dicas

Verão chegou! Como enfrentar o calor em casa? DESCUBRA!

O verão é uma estação que muitas pessoas adoram, pois é sinônimo de sol, praia, piscina, férias e diversão. No entanto, o verão também pode ser um pesadelo para quem tem que enfrentar o calor excessivo dentro de casa, especialmente nos dias mais quentes e abafados.  O calor pode causar

Saiba mais »
Energia solar em apartamento
instalar energia solar

Energia Solar em Apartamento: Como funciona a instalação?

Você sabia que é possível ter energia solar em apartamento? Essa é uma forma de economizar na conta de luz, reduzir o impacto ambiental e valorizar o seu imóvel. Mas como funciona a instalação de energia solar em apartamento? Quais são os requisitos, os custos e os benefícios?  Neste artigo,

Saiba mais »