Climatizadores: Saiba 8 cuidados que se deve ter!

Além de ser um produto econômico em termos de consumo de energia, o climatizadores também são mais saudável.

Os climatizadores são aparelhos de controle climático benéficos. Além de ser um produto econômico em termos de consumo de energia, o climatizador também é mais saudável.

No entanto, para que o aparelho purifique o ar, é necessário que ele seja mantido limpo. Se esse não for o caso, a funcionalidade do aparelho será comprometida, assim como um filtro entupido impede a passagem de água.

Continue lendo este conteúdo para saber quais são os cuidados que você deve ter com o seu climatizador!

 

Quais são os principais cuidados que precisa ter com climatizadores?

Para obter a melhor eficiência energética e desempenho do climatizador, é necessária a manutenção preventiva e rotineira do aparelho, e a preservação estrutural adequada.

Assim você garante que continue a desempenhar sua função de troca de ar enquanto evita a presença de alérgenos no ar e outras doenças. Outro ponto a considerar é o local.

É crucial manter seu aparelho longe de livros, cortinas e outros itens que podem reter a umidade. O excesso de aquosidade no local pode ser prejudicial tanto para o ambiente quanto para a saúde humana.

Pois o cômodo pode se tornar uma ótima opção para a proliferação de mofos e fungos. Os principais cuidados para se ter com seu climatizador são os seguintes:

  • Verificar o reservatório água e ver se está em boas condições;
  • Evitar usar o aparelho em áreas onde há muita poeira;
  • Sempre usar água limpa no sistema;
  • Fazer a limpeza do aparelho de tempos em tempos;
  • Evitar usá-lo em áreas abertas e externas;
  • Manter o ambiente limpo;
  • Inspecionar a parte hidráulica do sistema;
  • Ficar de olho na operação adequada do aparelho.

Seguindo todas as dicas e precauções, o seu climatizador terá mais tempo útil de vida e você terá garantia de estar em um ambiente fresco, agradável e mais seguro para a saúde.

Seguindo todas as dicas e precauções, o seu climatizador terá mais tempo útil de vida e você terá garantia de estar em um ambiente fresco, agradável e mais seguro para a saúde.

Qual a importância de manter o climatizador limpo?

Mesmo quando o aparelho está desligado, a poeira cheia de bactérias, fungos e ácaros se acumulam em seu interior. É crucial ficar atento mesmo se o climatizador estiver desligado e não tiver sido usado por um período prolongado de tempo, os filtros são a fonte mais comum de sujeiras.

Além da segurança do usuário, a manutenção preventiva é exigida por todos os manuais para que o aparelho funcione de modo adequado. Mas você sabe o que é manutenção preventiva?

A manutenção preventiva inclui, entre outras coisas:

  • Limpeza higiênica completa do aparelho;
  • Testes funcionais;
  • Inspeção para possíveis falhas, partes ausentes ou danificadas, evitando assim o acúmulo de sujeira, poeira e mofo na unidade interna.

Confira o que você pode evitar com a manutenção diária:

  • Problemas de saúde;
  • Redução dos ruídos do aparelho;
  • O congelamento das peças;
  • Entupimento e obstrução dos filtros, turbinas, canos, e serpentinas;
  • Falhas da bobina e dos compressores;
  • Corrosão;
  • Aumento nos custos de conta de luz.

E vale notar que, de acordo com a Agência Nacional de Saúde e Segurança (Anvisa), a temperatura recomendada para o climatizador em um ambiente fechado é entre 23°C e 26°C no verão e entre 20°C e 23°C no inverno.

Quando fazer a limpeza do aparelho?

Para remover poeira, sujeira e mofo, o ideal é que o filtro de água seja limpo uma vez por mês com apenas água. A caixa externa também deve ser limpa regularmente com um pano úmido.

Em qualquer caso, o melhor modo de aprender a limpar seu climatizador é revisar o manual que veio com ele quando você o comprou. Ele te instruirá sobre como manter a frequência, como limpá-lo e outras questões que dizem respeito à sua operação completa.

Caso o aparelho esteja sendo usado em um local onde há muita poeira, limpe o painel e o filtro uma vez por semana. Se o climatizador for raramente usado ou estiver em um ambiente com pouco pó, limpe-o uma vez por mês, ou, a cada dois meses.

Alguns modelos vem com sistemas indicadores avançados, que podem tornar as coisas muito mais fáceis.

Não esqueça de sempre consultar o manual de instruções de limpeza do seu aparelho. Cada marca ou modelo pode ter recomendações diferentes sobre como limpar o aparelho.

Se o filtro estiver muito desgastado ou danificado, será preciso substituí-lo. Para mais informações, entre em contato com o suporte técnico autorizado de seu climatizador.

 

Como fazer a limpeza de um climatizador?

Um climatizador pode durar 15 anos ou mais, conforme indicado seu uso e da manutenção correta feita no aparelho.Em primeiro lugar, verifique o manual do proprietário para ver se a limpeza profissional do seu aparelho é necessária. Se não for o caso, siga as etapas abaixo:

  • Antes de começar o processo de higiene, desconecte o aparelho e feche o abastecimento de água;
  • Faça uso de um pano macio para limpar o painel de controle do aparelho se a quantidade de sujeira for muito grande, umedeça levemente o pano, mas preste atenção: nunca molhe os componentes eletrônicos diretamente;
  • Use um também um pano macio para limpar o exterior do climatizador e, se necessário, umedeça-o. Não é preciso usar sabão ou qualquer outro produto abrasivo, pois pode danificar o aparelho;
  • Remova o reservatório de água e lave-o com água corrente, esponja macia e detergente. Seque com o pano úmido e, antes de encaixá-lo, certifique-se de que não há nenhum tipo de resíduo no interior;
  • Remova e limpe o filtro de ar e o filtro do painel evaporativo do aparelho. A limpeza do filtro deve ser feita com um aspirador de pó, se possível;
  • Se tiver muito acúmulo de sujeira, você pode lavá-lo usando água corrente e um pano macio. Deixe que os filtros sequem totalmente antes de instalar.

Quanto tempo dura um climatizador?

Um climatizador pode durar 15 anos ou mais, conforme indicado seu uso e da manutenção correta feita no aparelho. Seguindo todas as dicas listadas neste conteúdo e realizando a manutenção preventiva, você terá uma redução de custos.

Com isso, evita problemas causados por mau funcionamento do acúmulo de sujeira no aparelho. E a sua saúde também agradece!

E, caso este conteúdo tenha sido útil para você, não esqueça de compartilhar com os seus amigos que também têm climatizadores em suas casas!

 

Leia também sobre: “Gadgets: 6 utensílios domésticos que você NÃO PODE viver sem!“.

Gostou? Compartilhe

Confira outros

tipos de porcelanato
Dicas

Tipos de Porcelanato: Conheça essas aqui agora!

Se você está buscando os melhores tipos de porcelanato para o seu projeto, o seu lugar é aqui. Quando se trata de renovar ou construir um espaço, a escolha do revestimento é crucial. Entre as opções disponíveis, o porcelanato se destaca como uma escolha popular devido à sua durabilidade, versatilidade

Saiba mais »
EPI HOSPITALAR
Dicas

EPI hospitalar: os 7 equipamentos obrigatórios na saúde

No cenário hospitalar, a segurança dos profissionais de saúde e o uso de EPI hospitalar é fundamental para garantir um ambiente de trabalho saudável e protegido. Nesse contexto, os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) desempenham um papel crucial na prevenção de acidentes e na redução do risco de exposição a

Saiba mais »
Construção Civil
Dicas

Construção Civil: 7 tendências sustentáveis para 2024

No dinâmico setor da construção civil, 2024 promete ser um ano marcado por transformações significativas. À medida que a indústria busca se adaptar às demandas do futuro, várias tendências emergem, impulsionadas por inovações tecnológicas, sustentabilidade e eficiência. Separamos para você as sete melhores tendências que irão moldar o cenário da

Saiba mais »