Como organizar a casa? As 7 formas de aproveitar os espaços!

Aprenda algumas dicas de como organizar sua casa

Você sabe como organizar a casa de modo otimizado e eficaz? Nem sempre conseguimos saber como fazer isso da melhor forma e acabamos perdendo espaços importantes.

Saber a métrica da sua casa é muito importante para informar o planejamento ideal e saber onde posicionar os móveis e conseguir ganhar mais espaço para ter uma casa melhor organizada.

Então se você tem dificuldade quanto a isso, falaremos um pouco neste conteúdo sobre algumas dicas que você pode seguir para colocar em prática meios fáceis e eficazes de arrumação. Confira!

Como organizar a casa e aproveitar os ambientes?

tudo o que você precisa saber sobre a organização do seu lar

A realidade de muitas pessoas é possuir uma casa pequena e cheia de objetos. O resultado disso é um local mal otimizado, sem espaço para guardar itens básicos e milhares de itens empilhados um em cima do outro.

O que fazer para resolver isso? Abaixo separamos algumas dicas que você pode seguir para que consiga tirar melhores benefícios do ambiente em que habita. Veja só!

1. Aposte em móveis planejados

Se você se mudou ou pretende se mudar para um local que não possui muito espaço, o ideal a se fazer nesse caso é contar com móveis planejados.

Isso porque os móveis planejados são pensados justamente para economizar espaço e ainda assim ter um local ideal para você poder arrumar suas coisas.

Ele irá ocupar exatamente todos os cantinhos da sua casa sem deixar nada de fora. É importante pensar que num ambiente pequeno o ideal é ter uma organização mais prática.

Então, por exemplo, nos quartos, um bom local para guardar itens como roupa de cama, que ocupa muito espaço dentro de um guarda-roupas é investir naquelas camas baús.

Assim, você usa um objeto o transformando em outro, podendo otimizar bem o ambiente como um todo.

2. Use cores

Provavelmente você já deve ter ouvido falar que as cores claras ampliam e as cores escuras reduzem um ambiente. Essa afirmação está mais do que certa.

Isso porque as cores claras refletem luz e dão uma sensação maior de que o ambiente é longo. Por isso, se você mora em um ambiente pequeno, invista nos tons mais claros para garantir amplitude.

Além disso, cores claras trazem uma sensação maior de ambiente limpo e organizado. E isso é tudo que um espaço pequeno precisa, certo?

3. Use móveis retráteis

Nada pior para um local sem muito espaço do que móveis e objetos que não podem ser mudados pois não encaixam bem em lugar nenhum e ocupam um espaço muito grande.

As mesas são um dos principais exemplos dessa situação. Na cozinha, contornar isso parece um pouco difícil, no entanto, tente pensar em adquirir móveis que sirvam tanto para um ambiente quanto para o outro.

Opte por mesas retráteis que podem ficar menores à medida que você precise ou não utilizar um espaço a mais.

4. Utilize as paredes

Pode parecer estranho para muita gente usar a parede como parte do ambiente sem ser para pendurar quadros ou espelhos. No entanto, para um local pequeno, fazer uso das paredes é fundamental para ganhar espaço.

Na cozinha por exemplo, ao invés de você colocar temperos em gavetas ou armários, você pode colocá-los suspensos na parede em nichos criados para isso.

O mesmo exemplo pode ser aplicado em varandas, tanto para secar roupas com os varais suspensos, como para cuidar de plantas em um jardim vertical.

5. Use nichos

Em um ambiente de metragem reduzida, o que mais o morador irá querer são espaços para poder fazer o armazenamento de suas coisas.

Então seja na sala, nos quartos, cozinha, bar, etc, faça uso da separação por nichos. Todos esses ambientes contam com gavetas para guardar os objetos.

Sendo assim, uma gaveta não precisa guardar necessariamente apenas um tipo de coisa. Você pode usar separadores para organizar aquilo que você deseja em várias sessões diferentes dentro de uma única gaveta.

Isso tornará seu móvel mais compacto e otimizará os espaços de outros locais, tornando a gaveta algo multifuncional.

6. Escolha uma boa iluminação

De nada adianta escolher um lugar no qual você pensou nos móveis, no design, na decoração, se no final das contas você não iluminou bem os cômodos.

Se engana quem pensa que a luz é algo que não precisa de atenção quando se fala em otimização de espaço. Assim como a escolha de cores das paredes, da posição das prateleiras e estantes, a iluminação traz o arremate final no ambiente.

Um local bem iluminado consegue ter amplitude e agregar um ambiente com visual mais limpo.

7. Aproveite espaços vagos

Muitas vezes as casas acabam ficando com um espaço vago entre um móvel e outro ou até mesmo entre um cômodo e outro. Em casas de dois andares, geralmente um espaço no qual muitas pessoas não sabem aproveitar é debaixo da escada.

Esse é um ambiente que gera dúvidas, então você pode resolver fazendo algum móvel planejado para este local ou criando algum tipo de biblioteca, jardim ou espaço para seu animal, caso tenha um.

Geralmente esses são espaços grandes e que muitas vezes acabam sendo vagos por falta de criatividade e por acabar sendo um espaço morto na maior parte das vezes.

Uma grande ideia também para casas que possuem escadas, é fazer um bar nesse espaço. Uma ideia criativa, inovadora e que com certeza tanto os moradores quanto os convidados aproveitarão bastante.

Há inúmeras maneiras de aproveitar os espaços de uma casa de um jeito otimizado. Em casos onde haja muitas dúvidas, o ideal é pedir ajuda de profissionais da arquitetura, por exemplo.

Contar com lojas que tenham uma diversidade de produtos que atendam o que você deseja também é crucial para que você consiga saber como organizar a casa da melhor forma.

Conclusão

Por fim, vimos aqui algumas dicas boas de como você pode otimizar seu espaço de maneira inteligente e com mudanças não tão bruscas.

O ideal para uma casa que contenha muitos objetos e móveis, é saber onde posicionar cada item no local certo para que consiga extrair o melhor de cada cômodo.

Diga se essas dicas te ajudaram a pensar melhor sobre seu espaço e compartilhe então este conteúdo com mais pessoas.

Gostou? Compartilhe

Confira outros

aumento na conta de energia
Energia Elétrica

Aumento na conta de energia: Confira o reajuste!

Se você já levou um susto ao abrir sua conta de energia, não está sozinho. O aumento na conta de energia elétrica tem sido um assunto recorrente, deixando muitos consumidores preocupados e em busca de soluções para equilibrar o orçamento doméstico.  Por isso, vamos juntos entender os motivos por trás

Saiba mais »
Demanda contratada
Dicas

Demanda Contratada: Tudo o que você precisa saber

No mundo da energia, a “Demanda Contratada” é uma expressão que pode parecer complexa à primeira vista, mas entender seu significado e importância é crucial para qualquer consumidor ou empresa. Por conta disto, vamos te explicar o que é a Demanda Contratada, por que é importante e como você pode

Saiba mais »
Lustres para Cozinha
Dicas

Lustres para Cozinha: Qual deles combina mais com você?

Se você está buscando uma maneira de adicionar elegância e estilo, investir em um lustres para cozinha pode ser a solução perfeita. Os lustres não só fornecem iluminação adequada para suas atividades culinárias, mas também adicionam um toque de sofisticação ao ambiente. Venha conosco explorar diferentes tipos de lustres para

Saiba mais »