Mãos à obra: 6 ideias incríveis para a reforma do lar

como realizar a reforma do lar de maneira simples e descomplicada

Sabemos que a reforma do lar é algo muito importante para fazer com que a casa fique com a nossa personalidade e se torne aconchegante.

Porém, nem sempre a reforma é algo que a pessoa pode se dedicar a acompanhar de perto ou que pode ser feita de uma vez.

A parte mais complicada disso tudo é não conseguir comparar preços e escolher o material que sai mais barato para o seu orçamento e é o que mais tem a ver com a sua personalidade.

Neste conteúdo reunimos algumas ideias incríveis que podem te ajudar durante todo esse processo. Acompanhe!

Como fazer a reforma de um modo diferente

A compra ou aluguel de um imóvel sempre será algo satisfatório na vida de uma pessoa. Não importa se solteiro ou casado, a decoração da casa é algo que deixa a maioria das pessoas empolgadas.

Neste conteúdo, trouxemos algumas ótimas ideias para você que quer fazer a reforma de sua casa e sair um pouco do tradicionalismo de sempre. Veja só!

1. Use formas geométricas

Às vezes, pequenas mudanças de cores acabam sendo tudo o que você precisa para que a sua casa tenha outro ar. Mas não basta só mudar a cor, é preciso inovar!

Hoje em dia, inúmeros lares têm adotado técnicas de formas geométricas para dentro de casa, seja em objetos ou na pintura.

Tudo vai depender, lógico, do estilo de cada pessoa! Há opções para todos os gostos! Usar uma só tinta também não é opção. O negócio é inovar!

Sejam bolinhas, listras, triângulos, o que vale é deixar a criatividade correr solta. O melhor é que isso vale para qualquer ambiente.

Você pode combinar tons neutros para um lugar mais sério ou tons mais vibrantes para trazer mais alegria e deixar o local mais despojado.

As formas geométricas também podem ser usadas na estrutura da casa, como por exemplo, trocar a tradicional entrada da porta quadrada por uma entrada mais oval.

Leve em consideração o layout de arquitetura do imóvel e o quanto você pode modificá-lo para que possa fazer isso.

2. Pinte os móveis

pinte armários para renová-los ao invés de jogá-los fora

Se você está iniciando sua vida com uma casa nova só agora, provavelmente comprará os móveis já de acordo com o seu gosto e o que você espera no momento.

No entanto, se você está de mudança e já tem alguns móveis antigos, ao invés de você jogá-los fora, porque não utilizar tinta para dar uma cara nova a eles?

Às vezes não precisamos nos desfazer de um objeto, principalmente se gostamos dele, por conta de ele não combinar mais com o ambiente.

Tudo o que você precisa fazer é usar a criatividade para dar uma nova vida a esse objeto. A técnica de pintura pode ser feita por você mesmo ou por uma pessoa especializada.

Você pode aplicá-la em literalmente qualquer lugar. Basta saber como preparar a base antes para que a tinta não saia.

3. Aproveite os espaços

Uma dica importante para você que quer fazer uma reforma em sua casa é conhecer a arquitetura e planta do local. Isso porque isso vai te dar diversas vantagens, como por exemplo:

  • Saber o tamanho dos cômodos;
  • Saber onde fica a parte hidráulica;
  • Conhecer onde pode ser feito algo mais invasivo.

Assim, isso te poupará tempo e fará com que você saiba exatamente no que pode ou não investir. A ideia de conhecer a planta é fazer com que você torne seu ambiente funcional.

Principalmente se ele for um cômodo pequeno. Por exemplo, se sua casa conta com dois quartos, você poderá usar um para ser o quarto principal e o outro para ser um escritório Home Office, junto de um ambiente para relaxar, por exemplo.

Sendo assim, você pode usar o ambiente de modo estratégico adaptando a suas necessidades. Se você for usar esse quarto extra como home office e também outro espaço, poderá decorá-lo de modo uniforme.

Por exemplo, se você quer algo mais sóbrio, pode usar tintas mais escuras e uma decoração mais amadeirada, com luzes de led no teto rebaixado.

Mas se você prefere um ambiente mais descontraído, poderá fazer uso de cores diferentes e complementar com uso de objetos que trazem um charme.

Não se esqueça dos tapetes e peças que podem compor o ambiente e trazer uma cara diferente, como plantas, cortinas, luminárias, dentre outros.

4. Use prateleiras na reforma do lar

prateleiras são parte importante da decoração

Dentre as pequenas reformas feitas em uma casa, uma das mais úteis é a instalação de prateleiras para aproveitar espaços.

As paredes geralmente sempre tem como foco seu uso para decoração, colocando quadros, fotos, espelhos, etc.

No entanto, tanto espaço pode ser mais do que aproveitado com o uso de prateleiras. Isso fará com que você tenha um espaço de chão ainda maior e terá mais locais para poder organizar suas coisas.

E outro ponto é que os armários, hoje em dia, servem muito bem para parte da decoração. Portanto, esse é um dos móveis que você pode comprar de acordo com o seu estilo.

5. Não quebre, transforme

A principal dor de cabeça em uma obra é o quebra-quebra para todos os cantos. Mas você não precisa fazer isso necessariamente.

Por exemplo, para um maior conforto e agilidade na obra, você pode fazer a reforma do piso, por exemplo, por meio da aplicação de piso vinílico.

Esse material pode imitar o piso de cerâmica, madeira e outros materiais, sem a necessidade de fazer revestimento ou algo do tipo.

Sendo assim, traz uma grande agilidade para quem não quer bagunça. Além disso, permite que o morador mude o piso quando quiser sem que tenha que demorar uma semana para ficar pronto.

6. Use plantas como parte da decoração

Plantas indoor para sua casa

Algo que tem feito muito sucesso nas casas hoje em dia, mas que já está em uso há muitos anos, é o cuidado com plantinhas.

Você pode usar esse detalhe como um passatempo mas, também como parte da decoração. Por exemplo, você colocar as plantas na parede para repaginar o ambiente fará toda a diferença na casa.

Conclusão

O importante na hora de fazer sua reforma do lar é que você tenha em mente um cronograma bem montado que te permita usar sua criatividade dentro do seu orçamento.

Assim, você fará uma boa escolha de materiais, ganhará espaços novos e, usará seu estilo a seu favor.

Hoje em dia, existem várias inspirações na internet que você pode se espelhar. Para que você possa achar esses materiais diferentes que trarão vida à sua casa, você pode acessar o site da BA Elétrica e encontrar aquilo que precisa.

Lembre-se sempre que a reforma do lar muitas vezes pode ser feita pelos próprios moradores. No entanto, para um acabamento mais profissional, o ideal é procurar por um:

  • Pedreiro;
  • Arquiteto;
  • Pintor;
  • Eletricista;
  • Mestre de Obras.

Gostou deste conteúdo? Deixe aqui então seu comentário e compartilhe-o com mais pessoas.

Gostou? Compartilhe

Confira outros

Lustres para Cozinha
Dicas

Lustres para Cozinha: Qual deles combina mais com você?

Se você está buscando uma maneira de adicionar elegância e estilo, investir em um lustres para cozinha pode ser a solução perfeita. Os lustres não só fornecem iluminação adequada para suas atividades culinárias, mas também adicionam um toque de sofisticação ao ambiente. Venha conosco explorar diferentes tipos de lustres para

Saiba mais »
Tarifa de Energia
Energia Elétrica

Tarifa de Energia: O que é Parcela A e Parcela B?

Na era atual, entender o funcionamento da tarifa de energia tornou-se fundamental para qualquer consumidor consciente. No entanto, muitos se veem confusos diante das diferentes parcelas que compõem sua conta de luz. Por isso, queremos te mostrar o universo da tarifa de energia elétrica, desvendando os mistérios por trás das

Saiba mais »
Energia solar
Dicas

Energia Solar: Por que escolher e quais são os benefícios?

A busca por fontes de energia sustentáveis tem crescido exponencialmente nos últimos anos, e a energia solar desponta como uma das alternativas mais promissoras.  Neste texto, vamos explorar por que escolher a energia solar no Brasil é uma decisão inteligente e sustentável para o presente e o futuro. Confira agora

Saiba mais »