Conheça os principais benefícios de ter um climatizador de ar!

Um climatizador de ar transforma a água em minúsculas gotículas que ajudam a baixar a temperatura e aumentar a umidade do ambiente

Há muito tempo os ventiladores já não são mais a única opção para refrescar um ambiente durante os dias quentes, o climatizador de ar é um aparelho que muitas pessoas têm optado para esta finalidade.

Com a onda de calor, todo mundo quer ficar mais confortável em casa, não é mesmo? Para quem não tem dinheiro para investir em um ar-condicionado, o climatizador pode ser uma ótima opção!

Prático, barato e eficiente, continue a leitura deste conteúdo para conhecer mais sobre o climatizador e quais são as vantagens que esse aparelho proporciona!

 

Quais são as vantagens de ter um climatizador de ar?

Em dias quentes, muita gente só se lembra do ar-condicionado quando precisa de refrescar o ambiente. Porém, existem outras alternativas que podem ser úteis, como um climatizador, que também pode trazer vantagens para a saúde e bem estar. 

Este aparelho serve para resfriar e umidificar o ar do ambiente sem ter que arcar com muitos gastos financeiros ou trabalhos de instalação. Logo abaixo você pode conferir mais sobre quais são as vantagens desse aparelho!

1. Deixa a casa mais fresca

Nem sempre é necessária toda a potência do ar-condicionado em alguns dias ou em algumas regiões do país. Por exemplo, um climatizador pode refrescar o ambiente, mas não é capaz de resfriá-lo, sendo assim, é ideal para diversas situações, tais como:

  • Meias-estações;
  • Se você quer ter um ambiente um pouco mais fresco;
  • Em regiões secas ou onde o calor não é muito forte.

2. Preço mais em conta 

Hoje em dia, o preço dos climatizadores de ar tem uma boa relação custo-benefício, pois são mais em conta que os aparelhos de ar-condicionado simples, mas também possuem recursos adicionais que permitem o uso contínuo, em vez de apenas usá-lo durante alguma estação do ano.

O climatizador de ar serve para resfriar e umidificar o ar do ambiente, com vantagens de ser mais econômico, fácil de instalar e preservando a saúde

3. Podem aquecer um ambiente 

Hoje em dia, as marcas estão adicionando funções de aquecimento aos climatizadores, dessa forma, em dias frios o aparelho se torna um aquecedor apenas com o acionamento de um controle. 

Isso acontece sem “ressecar” o ar, como acontece com os próprios aquecedores, visto que o comando para aquecer também pode ser conhecido como “vaporização”, onde o climatizador distribui vapor quente pelo ambiente para esquentar e umidificar o ar.

4. Umidifica o ar

Os aparelhos, muitas vezes portáteis, possuem um reservatório de água que você também pode colocar cubos de gelo ou mesmo recipientes com gel que podem ser colocados no freezer e depois é só acoplar, para favorecer a evaporação e manter o ambiente mais fresco.

5. Economia na conta de energia 

Outro ponto positivo é a redução no consumo de energia que o climatizador garante. O aparelho é mais barato e ainda tem um impacto menor nos custos de energia porque usa menos eletricidade do que os ar-condicionados. E como não emite gás no ar, ele acaba sendo melhor para o meio ambiente também. 

6. Purifica o ar

Para quem tem problemas respiratórios, aconselha-se um climatizador. Esse aparelho mantém o equilíbrio da umidade do ar e também evita a proliferação de microrganismos. Alguns modelos vêm equipados com um sistema de purificação do ar que evita o crescimento de bactérias e a formação de mofo.

7. Alta capacidade de ventilação

Além de deixar o ambiente mais fresco, o aparelho também permite várias velocidades de ventilação. Logo, você pode escolher a opção que mais se adequa ao seu conforto e bem estar.

8. Pode usar o climatizador de ar no quarto das crianças

Além disso, o climatizador é fortemente recomendado para quartos de crianças, inclusive de bebês. A maioria dos bebês recém-nascidos não deve respirar ar frio, dizem os especialistas, pois isso pode resultar no ressecamento das vias respiratórias e até mesmo fazer com que o bebê fique mais propenso a despertar.

É bom evitar mudanças bruscas de temperatura, como sair de um ambiente gelado e caminhar ao ar livre, por exemplo. Como a temperatura do ar com um climatizador cai entre 2 e 5 graus Celsius, as necessidades do bebê são bem atendidas. Aqui, a dica é alimentar o aparelho com água aquecida ou filtrada para mantê-lo funcionando como umidificador.

9. Fácil de instalar 

A boa notícia é que a instalação de um climatizador não requer nenhuma alteração estrutural ou elétrica em sua casa se você mora em uma residência antiga ou não quer gastar dinheiro com a instalação de um ar-condicionado.

Para usar o climatizador, é só conectá-lo em uma tomada e certificar de que seu reservatório de água esteja cheio. E se quiser resfriar ainda mais o ambiente, é só colocar bolsas de gel ou cubos de gelo na água do reservatório.

10. Mais prático 

O climatizador e os ventiladores operam de forma semelhante ao ar-condicionado portátil no sentido de que é possível movê-los para o local desejado sempre que quiser. Além disso, vários aparelhos atuais já incluem uma alça de viagem, rodinhas e até mesmo controles remotos para maior comodidade do usuário. 

 

O que refresca mais: ventilador ou climatizador?

O climatizador tem um reservatório de água para umidificar o ar, já o ventilador refresca ao forçar o ar quente para fora do ambienteO climatizador tem um reservatório de água para umidificar o ar e transforma a água em minúsculas gotículas que ajudam a baixar a temperatura e aumentar a umidade do ambiente. Ao contrário de um ventilador, esse aparelho refresca o ambiente em vez de apenas espalhar o vento.

Os famosos ventiladores são usados para forçar o ar quente para fora do ambiente, mantendo-o um pouco mais frio. Ao comparar ambos aparelhos, verá que o climatizador é superior ao ventilador porque oferece mais recursos, principalmente para ambientes mais secos.

E vale ressaltar que os climatizadores apenas reduzem a temperatura; eles não refrigeram o ar. Por essa razão, esse aparelho é ideal para quem deseja um ambiente um pouco mais fresco e também para as pessoas que possuem problemas respiratórios.

Por fim, agora que você já sabe quais são as vantagens de comprar um climatizador,é importante lembrar que nós da BA Elétrica possuímos  uma variedade com mais de 30 mil itens, entre em contato com o nosso setor de vendas clicando aqui e solicite um orçamento! 

Gostou? Compartilhe

Confira outros

Conheça os principais benefícios de ter um climatizador de ar!
Dicas

Conheça os principais benefícios de ter um climatizador de ar!

Você já pensou em ter um climatizador de ar na sua casa ou no seu escritório? É um aparelho que, como o próprio nome indica, climatiza o ambiente, ou seja, melhora a qualidade do ar, a temperatura e a umidade.   Diferente do ar-condicionado, que apenas resfria o ar, e do

Saiba mais »
Verão chegou! Como enfrentar o calor em casa? DESCUBRA!
Dicas

Verão chegou! Como enfrentar o calor em casa? DESCUBRA!

O verão é uma estação que muitas pessoas adoram, pois é sinônimo de sol, praia, piscina, férias e diversão. No entanto, o verão também pode ser um pesadelo para quem tem que enfrentar o calor excessivo dentro de casa, especialmente nos dias mais quentes e abafados.  O calor pode causar

Saiba mais »
Energia solar em apartamento
instalar energia solar

Energia Solar em Apartamento: Como funciona a instalação?

Você sabia que é possível ter energia solar em apartamento? Essa é uma forma de economizar na conta de luz, reduzir o impacto ambiental e valorizar o seu imóvel. Mas como funciona a instalação de energia solar em apartamento? Quais são os requisitos, os custos e os benefícios?  Neste artigo,

Saiba mais »