O climatizador portátil é um aparelho que nem todo mundo conhece ainda. Quem se depara com ele sempre se questiona se o investimento vale a pena. Afinal, qualquer aparelho elétrico tem sua função questionada, pois ninguém quer levar para casa algo que não vale o investimento.
Tendo o ventilador, ar-condicionado e exaustor como opções, o consumidor tende a se questionar mesmo se um climatizador é algo útil. Para sanar essa dúvida e fazer com que você conheça melhor esse aparelho, fizemos este conteúdo.
Aqui, explicaremos melhor sua função, quais são seus gastos, se é vantajoso, dentre outros pontos. Pronto? Então continue lendo este conteúdo.
É vantagem comprar um climatizador?
O climatizador portátil de ar é um aparelho quel possui um reservatório de água e que através da evaporação dessa água, o ar que circula acaba sendo mais fresco que o normal por conta da umidade.
Existem aparelhos que ao invés de água, utilizam géis que congelam e se encaixam no aparelho para que o ar saia gelado como se fosse um ar-condicionado. Esse tipo de aparelho é bom quando se deseja um clima mais ameno no ambiente.
Sua função é diferente do ar-condicionado ou do ventilador. Apesar da semelhança com um ventilador, por conta da saída de ar que ele possui, o climatizador não é tão potente quanto os ventiladores.
Seu principal foco é fazer com que o ar circule melhor dentro de um determinado espaço, além de umidificar o ambiente. Isso provoca então uma sensação de queda de temperatura.
É bom ter climatizador?
No Brasil o clima na maior parte do país é quente. E isso faz com que muitos cômodos dentro de casa fiquem extremamente abafados. O ar condicionado, você deve estar pensando, faz a mesma função que o climatizador portátil, certo?
Não, o ar condicionado faz o resfriamento do ar o tornando gelado por completo. O climatizador não tem como função fazer o resfriamento do ambiente mas, sim, melhorar a sensação térmica dentro dele.
O ventilador também, dependendo da temperatura ambiente, pode acabar não dando vazão e com isso acaba liberando uma corrente de ar quente. O climatizador portátil veio então para ser uma proposta meio termo entre os dois.
É bom tê-lo em espaços pequenos, pois o funcionamento do aparelho será melhor, refrescando mais o local. Ele pode ser usado junto com ventiladores para melhorar a climatização ambiente.
Quanto de energia gasta um climatizador?
Podemos dizer que o uso do climatizador é bom para algumas situações específicas, por exemplo: regiões mais secas, locais abafados, locais com pouca circulação de ar, etc.
Se você está em busca de algo que deixe o ambiente fresco, mas não gelado, então essa é a solução. Em relação ao gasto de energia que o aparelho possui, ele é relativamente mais baixo que um ar-condicionado e equivalente a um ventilador.
Existem, claro, diversos tipos de ventiladores com variados consumos, mas em geral, um ventilador não gasta muita energia assim como o climatizador portátil também não.
Quais vantagens e desvantagens do climatizador portátil?
Se você está pensando em adquirir um climatizador portátil para algum ambiente, veja aqui quais são as principais vantagens e desvantagens em tê-lo. Começando pelas vantagens:
- Refresca mais que ventilador no verão;
- Aquece durante o inverno;
- É econômico;
- Pode ser movido para qualquer lugar;
- Tem um sistema ecologicamente correto;
- Faz a filtragem de ar e de impurezas;
- Não depende de um cômodo isolado para que funcione;
- Faz pouco barulho;
- Tem a função timer;
- Há modelos bivolts;
- Modelos com filtro deixam o ar mais puro.
Desvantagens:
- Não é recomendado em lugares úmidos pois isso acaba dificultando a evaporação de água no reservatório;
- Em lugares muito quentes ou que estão com temperatura máxima, o aparelho não dá vasão;
- Precisa ser limpo a cada 15 dias ou pelo menos uma vez por mês fazendo a troca do filtro.
As vantagens se sobressaem diante das desvantagens, por isso, levando esses pontos em consideração, podemos dizer que sim, optar por um climatizador portátil é algo muito vantajoso.
O perfil do consumidor que deseja um produto desse, deve ser compatível com o produto também. Por exemplo, ar condicionado e ventiladores são aparelhos que acumulam e espalham poeira.
Quem é alérgico, acaba preferindo optar por algo que melhore as condições do ar. Uma coisa boa sobre os climatizadores é que, por meio dos filtros, ele pode fazer esse trabalho de eliminar as sujeiras do ar.
É importante também que a pessoa leve em consideração a potência do aparelho para que o consumo de energia possa ser confortável no fim do mês.
O climatizador é pra mim?
Se você ainda está se questionando se deve ou não fazer esse investimento, então listamos alguns pontos que você deve levar em consideração. Por exemplo, veja onde você quer que o climatizador fique.
Isso porque esse é um aparelho que funciona melhor em lugares que tenham alguma circulação de ar. Locais que são totalmente fechados acabam prejudicando o funcionamento desse aparelho, pois o impede de captar ar e de fazer circular.
Além disso, colocá-lo em um lugar totalmente aberto trará problemas, pois o resfriamento do ambiente acabará não sendo sentido pelo usuário. A umidade ideal para que um climatizador possa funcionar bem é de 75%.
Áreas que são afetadas por muita poeira acabam prejudicando o desempenho do aparelho e também a qualidade do ar. Agora que você já sabe a maior parte dos prós e contras de tê-lo, tome sua decisão.
Conclusão
Por fim, agora que você já sabe o que é um climatizador portátil, como ele funciona, qual o seu gasto, se vale a pena ou não, você já está pronto para saber se deve comprá-lo ou não.
Se a resposta for positiva, você pode contar com a BA Elétrica para que você possa ter em sua casa o melhor climatizador do mercado. Passe no site e escolha o seu!
Gostou deste conteúdo? Então deixe aqui o seu comentário ou a sua dúvida a respeito dele e compartilhe-o com mais pessoas.