Ar-condicionado: como calcular BTUS por m²

Aprenda como calcular os BTUS por M² e comprar um ar-condicionado com a potência adequada

Ambientes refrigerados são um alívio para o clima quente. E a escolha pelo ar-condicionado precisa ser um investimento acertado de primeira. Nem sempre potência significa boa performance. O truque para não errar? Calcular os BTUS por m²!

Saber cada detalhe é um diferencial para oferecer o melhor serviço e ainda poder explicar corretamente para os clientes. Continue a leitura do artigo para entender como isso é feito e tire suas dúvidas. Vamos lá?

Leia também:

Kit segurança: conheça os 4 melhores sistemas de alarme residencial

Entenda como calcular BTUS por m²

Muita gente pensa que é só chegar na loja e escolher a marca, modelo e potência de um aparelho condicionador de ar. Decidir pela alta quantidade de BTUS para ambientes grandes, e baixa para ambientes pequenos, é uma matemática que pode fazer muito sentido.

No entanto, para garantir que o aparelho funcione bem, não sobrecarregue a rede elétrica do local e ainda refletir em economia na conta de luz, é preciso entender como calcular BTUS por m².

BTUS na prática

A medição de potência dos aparelhos de ar-condicionado se chama BTUS, sigla em inglês para Unidade Térmica Britânica. Provavelmente disso você já sabe. Pois bem, quando o equipamento tem maior potência de resfriação, ele:

  • resfria o ambiente mais rápido;
  • é mais potente ao lançar ar;
  • alcança mais espaços;
  • oferece uma boa experiência. 

Como mencionamos anteriormente, nem sempre escolher o mais potente é a melhor solução para todos os casos. A referência de base é a área total do ambiente que vai ser refrigerado. Tendo esse número em mente, fica mais fácil escolher os BTUS certos para fazer o investimento do jeito certo.

Como calcular BTUS por m²

O tamanho do espaço deve ser bem definido

  • Tenha a dimensão em m² bem definida;
  • Medida da largura e comprimento do espaço;
  • Tempo de exposição ao sol, tanto do aparelho quando do cômodo em questão;
  • Quantidade de janelas no ambiente;
  • Quantidade de pessoas que estarão presentes em média;
  • Se haverá eletrônicos no ambiente;
  • Se as lâmpadas são quentes ou frias.

É importante ter estas informações para avaliar a quantidade de calor existente dentro daquele cômodo em específico. Agora, vamos ao cálculo.

Cada metro quadrado do ambiente vai somar 600. Se o cômodo tem 3 metros quadrados, a conta vai ser 600+600+600.

Cada pessoa que vai ficar no ambiente também entra na soma. 600 para cada pessoa. E também 600 para cada eletrônico e abertura para o ambiente externo – janelas, portas, etc. 

É só somar tudo isso, analisar a quantidade de calor que esse ambiente recebe e pronto.

Se ainda assim ficar complicado, você pode calcular BTUS por m² aqui nesse link

Gostou do nosso conteúdo? No artigo, você viu que a área influencia diretamente na performance do ar-condicionado em determinados ambientes e, por isso, calcular BTUS por m2 é fundamental para acertar na escolha do equipamento. 

 

Gostou? Compartilhe

Confira outros

Conheça os principais benefícios de ter um climatizador de ar!
Dicas

Conheça os principais benefícios de ter um climatizador de ar!

Você já pensou em ter um climatizador de ar na sua casa ou no seu escritório? É um aparelho que, como o próprio nome indica, climatiza o ambiente, ou seja, melhora a qualidade do ar, a temperatura e a umidade.   Diferente do ar-condicionado, que apenas resfria o ar, e do

Saiba mais »
Verão chegou! Como enfrentar o calor em casa? DESCUBRA!
Dicas

Verão chegou! Como enfrentar o calor em casa? DESCUBRA!

O verão é uma estação que muitas pessoas adoram, pois é sinônimo de sol, praia, piscina, férias e diversão. No entanto, o verão também pode ser um pesadelo para quem tem que enfrentar o calor excessivo dentro de casa, especialmente nos dias mais quentes e abafados.  O calor pode causar

Saiba mais »
Energia solar em apartamento
instalar energia solar

Energia Solar em Apartamento: Como funciona a instalação?

Você sabia que é possível ter energia solar em apartamento? Essa é uma forma de economizar na conta de luz, reduzir o impacto ambiental e valorizar o seu imóvel. Mas como funciona a instalação de energia solar em apartamento? Quais são os requisitos, os custos e os benefícios?  Neste artigo,

Saiba mais »