Ambientes refrigerados são um alívio para o clima quente. E a escolha pelo ar-condicionado precisa ser um investimento acertado de primeira. Nem sempre potência significa boa performance. O truque para não errar? Calcular os BTUS por m²!
Saber cada detalhe é um diferencial para oferecer o melhor serviço e ainda poder explicar corretamente para os clientes. Continue a leitura do artigo para entender como isso é feito e tire suas dúvidas. Vamos lá?
Leia também:
– Kit segurança: conheça os 4 melhores sistemas de alarme residencial
Entenda como calcular BTUS por m²
Muita gente pensa que é só chegar na loja e escolher a marca, modelo e potência de um aparelho condicionador de ar. Decidir pela alta quantidade de BTUS para ambientes grandes, e baixa para ambientes pequenos, é uma matemática que pode fazer muito sentido.
No entanto, para garantir que o aparelho funcione bem, não sobrecarregue a rede elétrica do local e ainda refletir em economia na conta de luz, é preciso entender como calcular BTUS por m².
BTUS na prática
A medição de potência dos aparelhos de ar-condicionado se chama BTUS, sigla em inglês para Unidade Térmica Britânica. Provavelmente disso você já sabe. Pois bem, quando o equipamento tem maior potência de resfriação, ele:
- resfria o ambiente mais rápido;
- é mais potente ao lançar ar;
- alcança mais espaços;
- oferece uma boa experiência.
Como mencionamos anteriormente, nem sempre escolher o mais potente é a melhor solução para todos os casos. A referência de base é a área total do ambiente que vai ser refrigerado. Tendo esse número em mente, fica mais fácil escolher os BTUS certos para fazer o investimento do jeito certo.
Como calcular BTUS por m²
- Tenha a dimensão em m² bem definida;
- Medida da largura e comprimento do espaço;
- Tempo de exposição ao sol, tanto do aparelho quando do cômodo em questão;
- Quantidade de janelas no ambiente;
- Quantidade de pessoas que estarão presentes em média;
- Se haverá eletrônicos no ambiente;
- Se as lâmpadas são quentes ou frias.
É importante ter estas informações para avaliar a quantidade de calor existente dentro daquele cômodo em específico. Agora, vamos ao cálculo.
Cada metro quadrado do ambiente vai somar 600. Se o cômodo tem 3 metros quadrados, a conta vai ser 600+600+600.
Cada pessoa que vai ficar no ambiente também entra na soma. 600 para cada pessoa. E também 600 para cada eletrônico e abertura para o ambiente externo – janelas, portas, etc.
É só somar tudo isso, analisar a quantidade de calor que esse ambiente recebe e pronto.
Se ainda assim ficar complicado, você pode calcular BTUS por m² aqui nesse link.
Gostou do nosso conteúdo? No artigo, você viu que a área influencia diretamente na performance do ar-condicionado em determinados ambientes e, por isso, calcular BTUS por m2 é fundamental para acertar na escolha do equipamento.