5 tipos de bomba d’água: veja os melhores modelos do mercado

Na dúvida qual bomba d'água utilizar? Saiba mais aqui nesse blog

A bomba d’água é bastante útil seja no meio empresarial ou dentro de uma residência. Isso porque ela ajuda bastante no dia a dia de quem precisa usar grandes volumes de água para outros cômodos.

Sendo assim, a bomba fica responsável por dar esse apoio e para que se consiga ter uma boa quantia de água nos locais que possuem poço artesiano, fazem uso de cisterna, ou que precisam drenar locais que estão inundados.

Muita gente, no entanto, fica com dúvida sobre o tipo de bomba que é preciso escolher para que se possa ter o melhor desempenho no local. Se você também possui essa dúvida, então continue vendo este conteúdo.

Qual o melhor tipo de bomba d’água que se tem?

Indicadas para que se possa transferir água de um lugar para o outro, as bombas acabam sendo ligadas de um lugar ao outro para que possam ser responsáveis por essa passagem.

Ela serve para várias situações, até mesmo nos casos de locais alagados, elas ajudam a fazer a drenagem do excesso de água para outro local.

Há no mercado modelos variados, que podem fazer com que o consumidor fique em dúvida sobre qual escolher. Sendo assim, preparamos um conteúdo explicando os principais modelos de bomba e sua serventia.

Confira melhor então quais são esses modelos para que você fique por dentro do assunto e saiba qual é a mais adequada dentro de cada situação.

Bomba submersa

Como o nome já indica, esse é um tipo de bomba d’água que fica submersa e que se divide em duas categorias, chamadas de bomba submersa e submersível.

A bomba submersível faz o trabalho por um período de tempo que acaba variando de fabricante para fabricante. No entanto, ela deve ser tirada da água depois de ter sido usada, sendo seca e guardada.

É mais indicada em casos onde há inundações para irrigar o solo. Muito usada  em obras, no campo, na cidade e em casas que apresentam inundações.

 A submersa é feita para que consiga durar dentro d’água por pelo menos 20 metros de profundidade.

O número em relação a profundidade pode variar também dependendo do produto. Indica-se a instalação de uma bóia de nível para que haja o controle de volume de água dentro dos reservatórios.

Bomba autoaspirante

Conheça 5 das diversas bomba d´águas que existem, saiba nesse blog a diferença de uma para outra

Esse modelo de bomba acaba atuando na parte de cima do solo e é indicada para poços ou lagos que vão a uma profundidade de até 7 metros. Esse é o único modelo de bomba que não pede instalação de válvula de retenção.

Ela é importante para que a água possa ser retida e não retorne para dentro do poço novamente, isso porque esse acessório já vem fazendo parte do produto.

A bomba também acaba atuando de dois modos importantes: transferindo grande quantidade de volume de água e fazendo uma boa pressão.

Bomba periférica

A bomba periférica é um modelo que também faz seu trabalho acima do solo e é recomendada para locais que vão até sete metros de profundidade.

Essa bomba d’água precisa que uma válvula de retenção seja instalada para que a água não volte. O seu melhor desempenho é quando o local tem um baixo volume de água e possui alta pressão.

Bomba centrífuga

Esse tipo de bomba é muito usada em regiões que são mais secas. Sendo assim, esse é mais um modelo usado acima do solo ou então em até 7 metros de profundidade.

Ela também requer a instalação de uma válvula de retenção para melhor atuação. Diferente da bomba periférica, a centrífuga acaba proporcionando um volume alto de transferência de água em uma baixa pressão. 

Bomba injetora

Este é um modelo de bomba que fica na superfície e age sob alta pressão, possuindo uma capacidade de bombear água entre 20 a 40 metros de profundidade.

O modelo acaba precisando de dois tubos essenciais, o de sucção e o injetor. Esse modelo é ideal para puxar água de poço.

Quais cuidados ter na hora de comprar uma bomba d’água?

Na hora de fazer a compra de sua bomba d’água, você deve se manter atento a alguns fatores para garantir que ele tenha uma melhor aquisição.

Por exemplo, é fundamental que ao escolher uma bomba, independente se for para casa ou empresa é preciso que se preste atenção ao:

  • Diâmetro do poço ou reservatório;
  • Profundidade do poço ou reservatório;
  • Vazão do local que vai receber a bomba;
  • Potência da bomba d’água;
  • Capacidade de bombeamento.

É preciso também que haja cuidado ao escolher as melhores marcas e checar se elas entregam a assistência técnica necessária para a região que você irá colocá-la.

Dependendo do tipo de projeto que você esteja realizando, compreender os tipos de bomba e suas informações quanto a que mais se adequa aquilo que você espera se faz essencial.

Então, para que não se tenha dúvidas sobre o assunto, entre em contato com uma empresa especializada nesse tipo de material. Por exemplo, a bomba d’água pode te ajudar quanto a isso.

O site possui uma diversidade de produtos, materiais e artigos necessários para sua casa ou empresa. Por lá, você encontrará tudo o que precisa.

Por meio das especificações de cada bomba, você encontrará aquela que melhor atenderá suas necessidades.

Assim, sua obra ou reforma sairá sem problemas, principalmente se ela fica em uma região que possui dificuldade de água ou ela não é tão forte.

Conclusão

As bombas são equipamentos bastante usados para quando há a necessidade de transferir grandes volumes de água de um lugar para outro.

Então, agora que você já sabe quais são os diferentes tipos de bomba d’água que existem, você pode observar qual o modelo que mais faz sentido para que você adquira.

Passe no site da BA Elétrica para conferir os outros modelos e veja quais outros tipos também estão em alta. Se você gostou deste conteúdo, deixe seu comentário aqui embaixo e compartilhe este artigo com mais pessoas.

Além disso, não deixe de acompanhar os outros conteúdos do blog para ficar por dentro dos mais diversos tipos de assuntos.

Gostou? Compartilhe

Confira outros

aumento na conta de energia
Energia Elétrica

Aumento na conta de energia: Confira o reajuste!

Se você já levou um susto ao abrir sua conta de energia, não está sozinho. O aumento na conta de energia elétrica tem sido um assunto recorrente, deixando muitos consumidores preocupados e em busca de soluções para equilibrar o orçamento doméstico.  Por isso, vamos juntos entender os motivos por trás

Saiba mais »
Demanda contratada
Dicas

Demanda Contratada: Tudo o que você precisa saber

No mundo da energia, a “Demanda Contratada” é uma expressão que pode parecer complexa à primeira vista, mas entender seu significado e importância é crucial para qualquer consumidor ou empresa. Por conta disto, vamos te explicar o que é a Demanda Contratada, por que é importante e como você pode

Saiba mais »
Lustres para Cozinha
Dicas

Lustres para Cozinha: Qual deles combina mais com você?

Se você está buscando uma maneira de adicionar elegância e estilo, investir em um lustres para cozinha pode ser a solução perfeita. Os lustres não só fornecem iluminação adequada para suas atividades culinárias, mas também adicionam um toque de sofisticação ao ambiente. Venha conosco explorar diferentes tipos de lustres para

Saiba mais »