11 cuidados na hora de preparar a decoração natalina

chegaram as festas de fim de ano, confira aqui dicas para sua festa

O ano se aproxima do fim e também se aproxima de um dos momentos mais aguardados do ano: o Natal e a decoração natalina. Aos poucos, o clima de Natal começa a tomar conta das ruas, comércios e, claro, nossos lares.

No entanto, antes de começar a decorar a sua casa, é preciso ter alguns cuidados para evitar acidentes. Leia esse conteúdo até o fim para saber mais sobre o assunto!

Como preparar um Natal?

Na decoração natalina, a instalação elétrica pode parecer simples e fácil, mas isso não quer dizer que você deva ter menos cuidado. Para preparar um Natal inesquecível, o primeiro passo é ficar atento para evitar acidentes.

  • Instale as luzes de Natal com o circuito desligado e tenha muito cuidado com as crianças;
  • Não use benjamins, fique atento quanto ao limite de carga da tomada que liga as lâmpadas e não emende os fios do circuito de iluminação de Natal;
  • Evite ligar todas as decorações em uma só tomada. O ideal é ligar entre diferentes pontos de energia;
  • Não ligue os enfeites direto na rede elétrica externa (da distribuidora de energia);
  • Desligue as luzes quando não tiver alguém na casa ou quando estiverem dormindo;
  • Evite o contato das luzes com objetos e enfeites que podem pegar fogo, como cortinas e tapetes. Quanto às árvores de Natal, o ideal é buscar pela etiqueta “resistente ao fogo”;
  • Não instale as luzes perto de piscinas ou áreas alagadas, nem quando estiver com as mãos ou os pés molhados. Em áreas sujeitas a chuvas, use pisca-piscas que sejam resistentes à água;
  • Compre apenas produtos certificados com o selo do Inmetro em lojas adequadas e, de preferência, enfeites que usam lâmpadas LED, que são mais duráveis, econômicas e geram menos calor;
  • Não use estruturas metálicas próximas e não suba nos postes ou árvores perto de redes elétricas para fazer a instalação. Evite também usar luzes e pisca-piscas que tenham metal, pois podem provocar choques elétricos;
  • Quando for instalar os enfeites em fachadas, mantenha uma distância segura entre a decoração externa e a rede de distribuição de energia elétrica da CPFL;
  • Garanta que os enfeites estejam bem fixos e, em caso de dúvidas a respeito, o melhor é não se arriscar, consulte um eletricista especialista!

Como decorar um ambiente para festa de Natal?

Toda a magia do Natal, as cores, luzes e até os cheiros, nos proporciona uma sensação incrível, não é mesmo? A parte favorita da maioria das pessoas, é a decoração natalina.

Veja abaixo como decorar um ambiente para sua festa de Natal!

Árvore de Natal

A árvore de Natal é o mais famoso símbolo das festas natalinas, por isso não pode faltar em sua casa. O pinheiro é a árvore mais usada, por representar a vida, já que é uma das poucas que fica verde o ano todo.

Mas, você também pode fugir da tradição e escolher outro tipo de árvore, basta decorar com as bolas coloridas, pinhos e luzes. Há também várias outras opções, como o desenho de árvores feito na parede com as luzinhas.

Árvores suspensas no teto, artificiais, de livros, fotos e até galhos. O que importa é escolher a árvore que transmita a sua personalidade e o seu lar.

Guirlandas

Nos tempos antigos, os romanos presenteavam alguém com um ramo de guirlanda para trazer saúde e sorte. Você poderá encontrar as guirlandas de Natal em diversos modelos e formatos.

Mas, a tradicional natalina é a guirlanda redonda, nas cores verde, vermelho e dourado. É um item que se coloca na porta da casa, para decorar a entrada e inspirar o clima natalino.

Velas

Durante o advento, que é o período de quatro semanas antes do Natal, a maioria das pessoas têm o costume de acender uma vela a cada domingo, sendo que cada uma tem um significado.

As velas também podem ser usadas apenas para trazer luz e uma atmosfera de aconchego para a decoração, além de elegância.

Preparando a mesa

Para concluir a decoração natalina perfeita, não esqueça de caprichar na decoração na mesa de jantar para a Ceia e também no almoço de Natal. Para isso, vale usar itens como:

  • Castiçais;
  • Suporte de velas;
  • Arranjos;
  • Estampas;
  • Guardanapos personalizados.

Apenas fique atento quanto a altura dos arranjos, para não atrapalhar os convidados e evite também as velas aromáticas, devido a refeição.

Quando começam os preparativos para o Natal?

O dia de montar a decoração natalina varia de cada país. Segundo a tradição, aqui no Brasil, a Árvore de Natal costuma ser montada no domingo mais próximo do dia 30, marcando o início do advento, que é o tempo de preparação para o Natal.

Ou seja, neste ano, os preparativos começam no dia 28 de Novembro.

Como receber as pessoas no Natal?

O Natal é mais do que apenas decoração e presentes, é um tempo de amor e união. Sendo assim, para receber os seus convidados, não é necessário um ato cerimonioso.

O ideal é deixar os seus convidados à vontade, incentivar um clima de harmonia, para que eles vejam como tudo foi feito com amor e carinho! Receba os seus convidados com bom humor e passe o máximo que puder com eles, dando atenção e demonstrando interesse por suas companhias.

Qual o cardápio para ceia de Natal?

A Ceia de Natal é um dos momentos mais aguardados da noite. Além da reunião das pessoas que você gosta, também é o momento perfeito para desfrutar de uma bela refeição e pratos deliciosos exclusivos do Natal.

Por isso mesmo que também é importante pensar no cardápio para a Ceia, que incluem saladas e aperitivos, como canapés de presunto e espetinhos com frios e frutas.

Quanto aos pratos principais para a Ceia, nada melhor do que ficar com os clássicos peru assado, lombo, tender e pernil. Além disso, tem também os acompanhamentos, como arroz com uvas passas, farofa com bacon, etc.

Preparar aperitivos que podem servir de entrada é uma boa ideia para enganar a barriga enquanto a Ceia não é servida à meia-noite. Há opções que vão desde canapés, petiscos e saladas.

Para a salada uma ótima ideia é incluir ingredientes diferentes e coloridos, que combinem com o Natal.

Por fim, caso tenha gostado desse conteúdo, não esqueça de compartilhar com os seus amigos!

Gostou? Compartilhe

Confira outros

energia sustentável
Energia Sustentável

Energia sustentável: o que fazer antes de investir?

A energia sustentável está cada vez mais em evidência devido à necessidade de reduzir a dependência de combustíveis fósseis e minimizar os impactos ambientais. Trata-se de fontes de energia que não se esgotam, como a solar, eólica e hidrelétrica. Investir nesse tipo de energia traz benefícios ambientais e econômicos, mas

Saiba mais »
aumento na conta de energia
Energia Elétrica

Aumento na conta de energia: Confira o reajuste!

Se você já levou um susto ao abrir sua conta de energia, não está sozinho. O aumento na conta de energia elétrica tem sido um assunto recorrente, deixando muitos consumidores preocupados e em busca de soluções para equilibrar o orçamento doméstico.  Por isso, vamos juntos entender os motivos por trás

Saiba mais »
Demanda contratada
Dicas

Demanda Contratada: Tudo o que você precisa saber

No mundo da energia, a “Demanda Contratada” é uma expressão que pode parecer complexa à primeira vista, mas entender seu significado e importância é crucial para qualquer consumidor ou empresa. Por conta disto, vamos te explicar o que é a Demanda Contratada, por que é importante e como você pode

Saiba mais »