O ano se aproxima do fim e também se aproxima de um dos momentos mais aguardados do ano: o Natal e a decoração natalina. Aos poucos, o clima de Natal começa a tomar conta das ruas, comércios e, claro, nossos lares.
No entanto, antes de começar a decorar a sua casa, é preciso ter alguns cuidados para evitar acidentes. Leia esse conteúdo até o fim para saber mais sobre o assunto!
Como preparar um Natal?
Na decoração natalina, a instalação elétrica pode parecer simples e fácil, mas isso não quer dizer que você deva ter menos cuidado. Para preparar um Natal inesquecível, o primeiro passo é ficar atento para evitar acidentes.
- Instale as luzes de Natal com o circuito desligado e tenha muito cuidado com as crianças;
- Não use benjamins, fique atento quanto ao limite de carga da tomada que liga as lâmpadas e não emende os fios do circuito de iluminação de Natal;
- Evite ligar todas as decorações em uma só tomada. O ideal é ligar entre diferentes pontos de energia;
- Não ligue os enfeites direto na rede elétrica externa (da distribuidora de energia);
- Desligue as luzes quando não tiver alguém na casa ou quando estiverem dormindo;
- Evite o contato das luzes com objetos e enfeites que podem pegar fogo, como cortinas e tapetes. Quanto às árvores de Natal, o ideal é buscar pela etiqueta “resistente ao fogo”;
- Não instale as luzes perto de piscinas ou áreas alagadas, nem quando estiver com as mãos ou os pés molhados. Em áreas sujeitas a chuvas, use pisca-piscas que sejam resistentes à água;
- Compre apenas produtos certificados com o selo do Inmetro em lojas adequadas e, de preferência, enfeites que usam lâmpadas LED, que são mais duráveis, econômicas e geram menos calor;
- Não use estruturas metálicas próximas e não suba nos postes ou árvores perto de redes elétricas para fazer a instalação. Evite também usar luzes e pisca-piscas que tenham metal, pois podem provocar choques elétricos;
- Quando for instalar os enfeites em fachadas, mantenha uma distância segura entre a decoração externa e a rede de distribuição de energia elétrica da CPFL;
- Garanta que os enfeites estejam bem fixos e, em caso de dúvidas a respeito, o melhor é não se arriscar, consulte um eletricista especialista!
Como decorar um ambiente para festa de Natal?
Toda a magia do Natal, as cores, luzes e até os cheiros, nos proporciona uma sensação incrível, não é mesmo? A parte favorita da maioria das pessoas, é a decoração natalina.
Veja abaixo como decorar um ambiente para sua festa de Natal!
Árvore de Natal
A árvore de Natal é o mais famoso símbolo das festas natalinas, por isso não pode faltar em sua casa. O pinheiro é a árvore mais usada, por representar a vida, já que é uma das poucas que fica verde o ano todo.
Mas, você também pode fugir da tradição e escolher outro tipo de árvore, basta decorar com as bolas coloridas, pinhos e luzes. Há também várias outras opções, como o desenho de árvores feito na parede com as luzinhas.
Árvores suspensas no teto, artificiais, de livros, fotos e até galhos. O que importa é escolher a árvore que transmita a sua personalidade e o seu lar.
Guirlandas
Nos tempos antigos, os romanos presenteavam alguém com um ramo de guirlanda para trazer saúde e sorte. Você poderá encontrar as guirlandas de Natal em diversos modelos e formatos.
Mas, a tradicional natalina é a guirlanda redonda, nas cores verde, vermelho e dourado. É um item que se coloca na porta da casa, para decorar a entrada e inspirar o clima natalino.
Velas
Durante o advento, que é o período de quatro semanas antes do Natal, a maioria das pessoas têm o costume de acender uma vela a cada domingo, sendo que cada uma tem um significado.
As velas também podem ser usadas apenas para trazer luz e uma atmosfera de aconchego para a decoração, além de elegância.
Preparando a mesa
Para concluir a decoração natalina perfeita, não esqueça de caprichar na decoração na mesa de jantar para a Ceia e também no almoço de Natal. Para isso, vale usar itens como:
- Castiçais;
- Suporte de velas;
- Arranjos;
- Estampas;
- Guardanapos personalizados.
Apenas fique atento quanto a altura dos arranjos, para não atrapalhar os convidados e evite também as velas aromáticas, devido a refeição.
Quando começam os preparativos para o Natal?
O dia de montar a decoração natalina varia de cada país. Segundo a tradição, aqui no Brasil, a Árvore de Natal costuma ser montada no domingo mais próximo do dia 30, marcando o início do advento, que é o tempo de preparação para o Natal.
Ou seja, neste ano, os preparativos começam no dia 28 de Novembro.
Como receber as pessoas no Natal?
O Natal é mais do que apenas decoração e presentes, é um tempo de amor e união. Sendo assim, para receber os seus convidados, não é necessário um ato cerimonioso.
O ideal é deixar os seus convidados à vontade, incentivar um clima de harmonia, para que eles vejam como tudo foi feito com amor e carinho! Receba os seus convidados com bom humor e passe o máximo que puder com eles, dando atenção e demonstrando interesse por suas companhias.
Qual o cardápio para ceia de Natal?
A Ceia de Natal é um dos momentos mais aguardados da noite. Além da reunião das pessoas que você gosta, também é o momento perfeito para desfrutar de uma bela refeição e pratos deliciosos exclusivos do Natal.
Por isso mesmo que também é importante pensar no cardápio para a Ceia, que incluem saladas e aperitivos, como canapés de presunto e espetinhos com frios e frutas.
Quanto aos pratos principais para a Ceia, nada melhor do que ficar com os clássicos peru assado, lombo, tender e pernil. Além disso, tem também os acompanhamentos, como arroz com uvas passas, farofa com bacon, etc.
Preparar aperitivos que podem servir de entrada é uma boa ideia para enganar a barriga enquanto a Ceia não é servida à meia-noite. Há opções que vão desde canapés, petiscos e saladas.
Para a salada uma ótima ideia é incluir ingredientes diferentes e coloridos, que combinem com o Natal.
Por fim, caso tenha gostado desse conteúdo, não esqueça de compartilhar com os seus amigos!