Fones de ouvido: 8 Coisas que você precisa saber antes de comprar um!

A melhor opção de fone de ouvido vai depender do tipo de uso e diversos fatores pessoais

Encontrar a melhor opção para o nosso tipo de uso nem sempre é uma tarefa fácil na hora de procurar um novo fone de ouvido, ainda mais com tantas opções no mercado, não é mesmo?

Por isso mesmo, fizemos este guia completo para ajudá-lo a escolher o melhor fone de ouvido para você, a fim de facilitar o processo para você. Continue lendo este conteúdo para saber quais são os tipos de fones de ouvido que existem, as principais características e as melhores marcas!

 

Quais tipos de fone de ouvido existem?

Saber quais são os tipos de fones de ouvido disponíveis é o primeiro passo para escolher a melhor opção para você. Hoje em dia, temos quatro categorias distintas, confira logo abaixo um pouco mais sobre cada uma delas!

Basicamente exitem 4 tipos de fones de ouvido: fone auricular e intra-auricular, headsets e headphone

Fone auricular (ear-buds) e intra-auricular (in-ear)

Estes são os fones de ouvido que você coloca dentro da orelha. Eles são os mais populares no mercado, os modelos auriculares se encaixam, mas não entram totalmente.

Enquanto isso, o fone intra-auricular se encaixa mais fundo no canal auditivo. Como resultado, isso reduz a entrada de ruído externo. Exemplos desses modelos são os famosos AirPods da Apple.

Headphone (on-ear ou over-ear)

Os fones de ouvido on-ear são maiores e se encaixam sobre as orelhas. Eles oferecem um som mais forte e são mais confortáveis ​​que os anteriores, no entanto, eles não têm um isolamento de ruídos muito bom.

Além disso, têm a desvantagem de serem modelos grandes e esteticamente “exagerados”. Eles nem sempre são a melhor opção se você quiser ser mais discreto em um ambiente específico.

Já os fones de ouvido over-ear são do mesmo estilo, mas com esta distinção fundamental: eles cobrem toda a orelha. Como as conchas são maiores, a orelha da pessoa fica fechada dentro delas, o que além de amplificar o som também isola mais o ruído externo.

Headsets

Os headsets são uma variação dos modelos acima e distinguem-se por terem um microfone incorporado. A maioria dos fones de ouvido desse tipo são projetados com o público gamer em mente.

Sendo assim, contam recursos mais úteis para eles, como melhor qualidade de microfone, graves potentes e recursos extras, como detalhes de luz RGB.

 

Quais as características de um bom fone de ouvido?

Uma grande variedade de modelos e marcas já está disponível no mercado de fones de ouvido. Antes de escolher um novo aparelho para ouvir música, é fundamental levar em conta alguns fatores para garantir que ele atenda às suas necessidades, veja logo abaixo!

1. Sensibilidade

A sensibilidade é responsável por medir o volume máximo que o fone de ouvido pode produzir. Este fator é medido em decibéis SPL (decibéis de nível de pressão acústica). É aconselhável ter em mente que o som pode prejudicar a audição após 85 decibéis.

2. Impedância

A impedância funciona como um resistor. Ele é responsável por evitar interferências entre a frequência vibratória da eletricidade e a música que está sendo reproduzida. Mais impedância equivale a melhor qualidade de som.

3. Resposta de frequência

A resposta de frequência tem relação com as frequências que um fone de ouvido pode “cobrir”, tanto agudas quanto graves. Teoricamente, quanto maior, mais detalhes ele reproduz, mas a frequência por si só não indica qualidade.

4. Potência máxima

Qualquer pessoa que goste de ouvir música de alta qualidade já passou por uma situação angustiante em que os fones de ouvido começam a funcionar mal, apesar de parecerem estar em perfeito estado.

Isto ocorre pois a capacidade de volume do dispositivo usa muito mais energia do que sua potência máxima. Maior potência máxima significa melhor qualidade.

5. Tamanho do alto-falante (driver)

Um alto falante maior é capaz de produzir resultados mais graves em tese, quando medido em milímetros (mm). No entanto, na prática, isso é afetado por outros recursos do fone

É crucial considerar outros aspectos de um fone ao comparar seu poder do alto-falante, especialmente no que diz respeito a graves.

6. A capacidade da bateria

Os modelos de fones intra-auriculares possuem um estojo de carregamento para baterias ao longo do dia. Outra característica crucial na hora da seleção é essa.

Há fones de ouvido que duram cerca de 6 horas e fones de ouvido com capacidade de 60 horas. Por serem maiores, os populares fones de ouvido headsets (supra-auricular e circum-auricular) permitem a adição de uma bateria mais forte.

A maioria dos fones de ouvido menores (auricular e intra-auricular) tem um estojo que funciona como uma bateria portátil para algumas cargas extras durante o dia, permitindo que o usuário seja acompanhado por seus fones de ouvido durante todo o dia.

Vale notar que isso não deve ser um fator decisivo se você não usar o fone de ouvido com frequência por várias horas seguidas em um ambiente fixo que permita intervalos ocasionais para recarga.

 

7. Esportivos

Para quem planeja usar fones de ouvido durante a prática de atividades físicas, o ideal é investir em fones de ouvido específicos para isso. Eles têm características que ajudam a manter o aparelho na orelha e, em alguns casos, protegem contra o suor.

8. Durabilidade

Um dos atributos mais importantes de um fone de ouvido será sua durabilidade. Até porque a grande maioria dos consumidores não são profissionais que procuram uma qualidade de som realmente alta.

Na verdade, a maioria tem dificuldade em distinguir as diferenças sutis no som de um fone para outro. Além disso, prevemos que o produto dure o maior tempo possível quando o compramos.

A recomendação é adquirir produtos oficiais das melhores marcas de fones de ouvido. Ao escolher essas marcas, você encontra fones de ouvido com mais durabilidade e ótima qualidade.

Leia também: Setup Gamer: simples, barato ou completo? Veja como montar!

 

Qual é o melhor fone de ouvido?

Ao contrário de uma década atrás, existem muitos tipos diferentes de modelos de fones de ouvido disponíveis agora, desenvolvidos por fabricantes consagrados e marcas que estão surgindo, confira algumas das melhores:

  • Xiaomi;
  • Sony;
  • Philips;
  • Multilaser;
  • Beats;
  • JBL;
  • Motorola;
  • Samsung;
  • Edifier;
  • I2GO.

Por fim, caso este conteúdo tenha sido útil para você, não deixe de compartilhá-lo com os seus amigos que também estão em busca do fone de ouvido ideal!

Leia também: Como escolher a cadeira gamer ideal? Confira 5 dicas que vão te ajudar!

Gostou? Compartilhe

Confira outros

Conheça os principais benefícios de ter um climatizador de ar!
Dicas

Conheça os principais benefícios de ter um climatizador de ar!

Você já pensou em ter um climatizador de ar na sua casa ou no seu escritório? É um aparelho que, como o próprio nome indica, climatiza o ambiente, ou seja, melhora a qualidade do ar, a temperatura e a umidade.   Diferente do ar-condicionado, que apenas resfria o ar, e do

Saiba mais »
Verão chegou! Como enfrentar o calor em casa? DESCUBRA!
Dicas

Verão chegou! Como enfrentar o calor em casa? DESCUBRA!

O verão é uma estação que muitas pessoas adoram, pois é sinônimo de sol, praia, piscina, férias e diversão. No entanto, o verão também pode ser um pesadelo para quem tem que enfrentar o calor excessivo dentro de casa, especialmente nos dias mais quentes e abafados.  O calor pode causar

Saiba mais »
Energia solar em apartamento
instalar energia solar

Energia Solar em Apartamento: Como funciona a instalação?

Você sabia que é possível ter energia solar em apartamento? Essa é uma forma de economizar na conta de luz, reduzir o impacto ambiental e valorizar o seu imóvel. Mas como funciona a instalação de energia solar em apartamento? Quais são os requisitos, os custos e os benefícios?  Neste artigo,

Saiba mais »