3 formas de evitar a poluição sonora em uma obra barulhenta

Evite poluição através de dicas valiosas nesse blog

Não tem jeito, toda obra é barulhenta, o que pode causar alguns incômodos para os moradores e também pode prejudicar a saúde dos funcionários. Por essa razão é tão importante saber como evitar essa poluição sonora.

Embora seja impossível que uma obra seja 100% silenciosa, é possível reduzir o seu barulho, sim! Continue lendo esse conteúdo para descobrir como.

Como diminuir o barulho da obra?

Seja pelo barulho da betoneira ou a martelada, uma obra pode ser bem barulhenta e os ruídos acabam incomodando quem mora por perto. Infelizmente, os barulhos são parte do processo e não há como livrar-se deles completamente.

A boa notícia é que, na maioria das vezes, eles podem ser minimizados, para isso é preciso seguir as dicas logo abaixo!

Controle o volume do barulho e a saúde do funcionário

Como dito acima, toda obra é barulhenta, principalmente quando é preciso que o funcionário use alguma máquina que faz muito ruído. Além do barulho alto, o tempo que ele fica próximo ouvindo pode acabar prejudicando sua audição.

Por esse motivo, o ideal é medir qual o nível de ruído de todas as máquinas e calcular se o tempo que ele trabalha ouvindo o barulho é razoável ou não. Por exemplo, uma máquina que tenha o nível de ruído de 110,6 decibéis, o máximo para uso diário é de 25 minutos.

Para evitar prejudicar a audição, o funcionário deverá usar os protetores de ouvido. Outra ideia é usar os materiais indicados para fazer isolamento acústico.

As espumas acústicas foram feitas para reduzir os ruídos. A lã de vidro e a lã de rocha também fornecem isolamento acústico e térmico, o que torna mais confortável tanto para os funcionários quanto para os moradores.

Saiba como amenizar o barulho durante a construção

Uma das máquinas que mais geram incômodo entre os vizinhos é a betoneira. Uma dica para reduzir esse barulho da obra, é posicioná-la em algum lugar que faça menos barulho.

Também é possível colocar uma borracha por dentro da máquina para reduzir o barulho. Já o bate-estacas também é outra máquina barulhenta usada em obras, para reduzir o ruído, uma opção é realizar a fundação usando outro sistema, que é a estaca escavada.

Esse é um método que leva um pouco mais de tempo, mas o processo garante a diminuição dos ruídos. Vale notar, porém, que esse método  gera muita lama, que deve ser retirada da obra por caminhões.

E sempre faça essas atividades durante o horário comercial!

Verifique as máquinas

Alguns tipos de barulho são inevitáveis durante uma obra, e outros podem ser evitados. Conforme o tipo de material, é possível comprar já cortado, como o aço, por exemplo.

Isso evita usar serras para cortar o material, além de evitar que haja desperdícios também. Outro modo de diminuir o barulho, é checando se todas as máquinas e ferramentas estão bem presas e reguladas.

Na maioria dos casos, o equipamento pode estar fazendo muito mais barulho do que o habitual por estar forçando o motor.

Veja também: Como organizar a casa? As 7 formas de aproveitar os espaços!

Que horas pode fazer barulho na obra?

Incomodando os vizinhas com o barulho da sua obra ? Veja aqui como evitar

Uma das principais dúvidas sobre a execução de uma obra é a respeito do horário. Afinal, até que horas pode fazer barulho e a partir de quando uma obra pode ser feita?

É preciso ter bom senso, é claro, além de respeitar a lei do silêncio, legislações municipais e até mesmo as regras locais, caso a obra seja feita dentro de um condomínio.

Em certas capitais, como São Paulo e Rio de Janeiro, a lei do silêncio entra em vigor a partir das 22h e vai até 7h ou 8h.

Durante esses horários, caso o barulho ultrapasse um limite de decibéis definido pelas legislações locais, os responsáveis pela obra estão sujeitos a uma multa, que varia com o município.

Vale notar, porém, que há vários mitos a respeito da lei do silêncio. O principal deles é de que você pode fazer quanto barulho quiser, desde que não ultrapasse o horário da lei do silêncio, no caso, 22h.

A verdade é que, todo tipo de ruído que perturbe a paz dos vizinhos, pode ser visto como contravenção, dependendo da lei municipal. Por isso é importante verificar qual o limite de decibéis do município.

Verifique os limites de decibéis determinado

Em alguns municípios, o limite máximo de tolerância para os ruídos é 70 decibéis. Esse limite varia muito e, em alguns casos, irá depender também do bairro onde a obra acontece.

No caso de São Paulo, os limites de barulho são determinados pela Lei de Zoneamento:

  • Em zonas residenciais, de 50 decibéis (ruído de uma conversa normal), entre às 7h e 22h, e de 45 decibéis, entre 22h e 7h;
  • Em zonas mistas, das 7h às 22 horas, o limite varia entre 55 e 65 decibéis, de acordo com a região. Das 22h às 7h, diminui e fica entre 45 e 55 decibéis;
  • Já em zonas industriais, entre 7h às 22h, não é permitido passar dos 70 decibéis, Após esse horário, o limite máximo é de 60 decibéis (barulho de escritório).

O ideal é que, antes das obras começarem, haja uma conversa entre todos os vizinhos para chegar a um acordo sobre o assunto!

Como fazer isolamento acústico na obra?

O isolamento acústico é útil para impedir que os ruídos atravessem entre as paredes, janelas e pisos. Dessa forma, é possível reduzir a poluição sonora e garantir um maior conforto para as pessoas.

Essa opção é crucial quando a obra é feita em apartamentos, escritórios, estúdios, condomínios e casas geminadas. Aliás, as obras mais novas já tem algumas normas que definem a obrigatoriedade de ter isolamento acústico.

Como dito acima, é possível usar materiais para o isolamento acústico, como as espumas acústicas. Além disso, também é importante contar com as máquinas ideais e os profissionais adequados para um melhor desempenho acústico em obra barulhenta.

Por fim, caso ainda tenha alguma dúvida sobre o assunto, não esqueça de deixar o seu comentário!

Gostou? Compartilhe

Confira outros

Conheça os principais benefícios de ter um climatizador de ar!
Dicas

Conheça os principais benefícios de ter um climatizador de ar!

Você já pensou em ter um climatizador de ar na sua casa ou no seu escritório? É um aparelho que, como o próprio nome indica, climatiza o ambiente, ou seja, melhora a qualidade do ar, a temperatura e a umidade.   Diferente do ar-condicionado, que apenas resfria o ar, e do

Saiba mais »
Verão chegou! Como enfrentar o calor em casa? DESCUBRA!
Dicas

Verão chegou! Como enfrentar o calor em casa? DESCUBRA!

O verão é uma estação que muitas pessoas adoram, pois é sinônimo de sol, praia, piscina, férias e diversão. No entanto, o verão também pode ser um pesadelo para quem tem que enfrentar o calor excessivo dentro de casa, especialmente nos dias mais quentes e abafados.  O calor pode causar

Saiba mais »
Energia solar em apartamento
instalar energia solar

Energia Solar em Apartamento: Como funciona a instalação?

Você sabia que é possível ter energia solar em apartamento? Essa é uma forma de economizar na conta de luz, reduzir o impacto ambiental e valorizar o seu imóvel. Mas como funciona a instalação de energia solar em apartamento? Quais são os requisitos, os custos e os benefícios?  Neste artigo,

Saiba mais »