8 equipamentos elétricos que não podem faltar na sua casa!

O sistema elétrico de uma casa vão além de conectar e desconectar os equipamentos elétricos.

O sistema elétrico de uma casa é muito mais do que conectar e desconectar os equipamentos elétricos. Durante as quedas de energia, não é à toa que ficamos deslocados em nossas próprias casas! 

Mesmo sendo tão importante no dia a dia, nem todos estão cientes do funcionamento interno desse sistema e o que o compõe. Portanto, continue a leitura deste conteúdo para saber quais equipamentos elétricos não podem faltar em sua casa!

 

Quais equipamentos elétricos que não podem faltar na sua casa?

Nos moldes do Brasil, a elaboração de um projeto elétrico residencial possibilita a segurança dos moradores, prevenindo possíveis acidentes como curtos-circuitos e incêndios e garantindo o bom funcionamento dos equipamentos.

Preparamos uma lista de materiais elétricos que você vai precisar para sua residência para evitar dores de cabeça no futuro ou a culpa que você pode sentir ao saber que poderia ter economizado ao adquirir um produto de alta qualidade. Confira!

1. Disjuntores

A função dos disjuntores é proteger o sistema elétrico de sua casa e seus equipamentos, impedindo que o os condutores elétricos superaqueçam, evitando possíveis incêndios.

Os modelos existentes no mercado tendem a variar em termos de voltagem, amperagem e sistema elétrico da casa.

2. Interruptores

Os interruptores conectam e desconectam um circuito elétrico e são essenciais em qualquer instalação elétrica. Eles estão em qualquer cômodo da casa e o seu local de instalação precisa ser bem planejado.

Eles estão disponíveis em modelos mais básicos (controle de uma única lâmpada), paralelos (controle de uma ou mais lâmpadas, mesmo quando estão em locais diferentes) e até intermediários (controle de uma lâmpada em diversos pontos).

Certos equipamentos elétricos são essenciais na elaboração de um projeto elétrico residencial para possibilitar a segurança da casa

3. Quadro de distribuição

A instalação do quadro é feita dentro de casa, sendo um conjunto de disjuntores e fusíveis dentro de um recipiente de plástico ou metal. Este conjunto de materiais serve para transferir e distribuir a energia elétrica da rua para os vários cômodos.

Quando tudo está funcionando, ele também  fornece proteção aos aparelhos contra qualquer sobrecarga de energia resultante. Você pode encontrar uma série de modelos, cores e tamanhos diferentes no mercado.

4. Fios e cabos

São eles os responsáveis por levar a energia elétrica até os cômodos da casa com segurança. Os diâmetros podem mudar de acordo com a força da corrente elétrica.

5. Eletrodutos

Os eletrodos são importantes para a segurança dos condutores de elétricos, necessários para evitar incêndios, umidade excessiva ou choque. Na maioria das vezes são feitos de plástico e metal, os conduites (PVC) são uma opção devido ao seu menor custo.

6. Lâmpadas, lustres e luminárias

Lâmpadas, lustres e luminárias são essenciais para todos os ambientes de uma casa, pois convertem energia elétrica em luz.

Além de iluminar os cômodos, os lustres e luminárias agregam mais apelo estético aos ambientes em diversos modelos e estilos. Quanto às lâmpadas, você encontra em muitos tipos, as mais comuns são as LED, por serem mais econômicas.

7. Tomadas

Esses itens também não podem faltar ao discutir materiais de instalação elétrica. Pois, as tomadas estão dispersas por toda a casa e servem para conectar ou carregar um aparelho.

Dependendo do aparelho que será conectado, as tomadas podem ser encontradas com 10 ou 20 amperes de potência.

8. Adaptadores

Os adaptadores existem em diversos formatos para possibilitar a conexão entre os aparelhos e as tomadas. Esses itens são práticos e funcionais, além de serem cruciais para assegurar que os seus aparelhos eletrônicos funcionem com segurança e perfeição, independente do encaixe da tomada.

 

Eletrodomésticos que não podem faltar em sua casa 

Confira os eletrodomésticos que toda casa deve possuir para maior comodidade e praticidade na rotina

Agora que você já sabe quais equipamentos elétricos você precisa em sua casa, veja abaixo os eletrodomésticos que não podem faltar!

1. Máquina de lavar ou lava e seca

Desde que a máquina de lavar foi inventada, tudo tornou-se ainda mais fácil. Ela foi feita para a lavagem de roupas com água e outros produtos de limpeza. É um eletrodoméstico essencial para se ter em casa porque torna o dia a dia muito mais simples.

Além de lavar a roupa, a lava e seca, como o próprio nome diz, também seca as peças. Assim você não precisa estender as roupas no varal porque já ficam secas ao sair da máquina.

2. Refrigerador e freezer

Se você tem dúvidas se a geladeira e o refrigerador são a mesma coisa, saiba que é sim! Ambos têm as mesmas funções. Embora alguns produtos tenham nomes como “refrigerador”, o nome mais comum é “geladeira”, mas são o mesmo eletrodoméstico. 

Mas, se você estiver em busca de uma geladeira que possa congelar rapidamente sua bebida, então o freezer é uma ótima opção!

3. Micro-ondas

O micro-ondas agrega modernidade a qualquer cozinha, pois você pode criar uma série de receitas de forma rápida e simples com apenas alguns toques, além de poder descongelar ou aquecer alimentos rapidamente.

4. Ar-condicionado

Nos dias quentes, o ar-condicionado proporciona conforto e bem-estar para os ambientes, por isso tornou-se um eletrodoméstico essencial. O tipo inverter é mais potente e econômico, resfriando todo o cômodo e deixando-o em uma temperatura mais agradável.

5. Cooktop e forno elétrico

Um cooktop também é necessário para sua casa, pois facilita o preparo das refeições. Sem levar em conta a disponibilidade de modelos a gás e elétricos, você escolhe o que melhor se adapta às suas necessidades e ao seu orçamento.

Enquanto o forno elétrico é para quem gosta de preparar pratos de um modo mais rápido e prático.

6. Coifa

Vale lembrar sobre a importância da coifa na sua cozinha, pois esse aparelho ajuda a eliminar os odores produzidos pelos alimentos e remove a gordura do ar, purificando o ambiente.

7. Fritadeira sem óleo

Este aparelho foi feito para revolucionar a forma como se preparam os alimentos porque utiliza uma temperatura e um temporizador. Assim você não precisa vigiar os seus alimentos enquanto cozinham e o melhor: não precisa usar óleo para fritar os alimentos. 

8. Purificador de água

Um purificador de água é um investimento para a sua saúde, pois a água é essencial para o bom funcionamento do organismo. Hoje em dia, esses aparelhos cabem na sua cozinha e reduzem o cloro, os odores e outras impurezas da água, tornando-a mais saudável.

Por fim, agora que você já sabe quais são os equipamentos elétricos que não podem faltar em sua casa, é importante lembrar que nós da BA Elétrica possuímos  uma variedade com mais de 30 mil itens, entre em contato com o nosso setor de vendas clicando aqui e solicite um orçamento! 

 

Gostou? Compartilhe

Confira outros

Conheça os principais benefícios de ter um climatizador de ar!
Dicas

Conheça os principais benefícios de ter um climatizador de ar!

Você já pensou em ter um climatizador de ar na sua casa ou no seu escritório? É um aparelho que, como o próprio nome indica, climatiza o ambiente, ou seja, melhora a qualidade do ar, a temperatura e a umidade.   Diferente do ar-condicionado, que apenas resfria o ar, e do

Saiba mais »
Verão chegou! Como enfrentar o calor em casa? DESCUBRA!
Dicas

Verão chegou! Como enfrentar o calor em casa? DESCUBRA!

O verão é uma estação que muitas pessoas adoram, pois é sinônimo de sol, praia, piscina, férias e diversão. No entanto, o verão também pode ser um pesadelo para quem tem que enfrentar o calor excessivo dentro de casa, especialmente nos dias mais quentes e abafados.  O calor pode causar

Saiba mais »
Energia solar em apartamento
instalar energia solar

Energia Solar em Apartamento: Como funciona a instalação?

Você sabia que é possível ter energia solar em apartamento? Essa é uma forma de economizar na conta de luz, reduzir o impacto ambiental e valorizar o seu imóvel. Mas como funciona a instalação de energia solar em apartamento? Quais são os requisitos, os custos e os benefícios?  Neste artigo,

Saiba mais »