Um profissional eletricista que já atua no mercado deve ter em mente que sua profissão está cada vez mais exigente e pedindo mais qualidade do profissional.
Por isso é importante ver as mudanças do mercado de trabalho para que não se possa ficar para trás. Então, uma das coisas que podem ajudar nesse quesito é buscar por novas qualificações.
Como a profissão de eletricista é vasta e exige várias habilidades e competências técnicas para que o serviço seja de qualidade, é importante que o profissional se interesse em expandir seus conhecimentos.
Veja abaixo alguns dos cursos profissionalizantes que você pode fazer para se destacar ainda mais em sua profissão.
Quais os melhores cursos profissionalizantes para eletricista?
Toda profissão que se preze não pode seguir em frente apenas com noções básicas no assunto. Para que se possa crescer e se destacar é preciso saber também sobre outros assuntos que envolvem a área.
Isso fará com que você tenha uma cartela maior de opções para trabalhar e também acaba aumentando o valor de reconhecimento do seu trabalho.
Hoje em dia, vários são os cursos para quem tem o interesse de se atualizar. E eles possuem pouco tempo e acabam sendo ótimos para qualquer função.
Como a área de atuação é ampla e dependendo de qual for escolhida, se for a de eletricidade predial, residencial ou eletrotécnica, as especializações deverão ser cada vez mais específicas.
Uma coisa básica que todo o profissional deve ter de cara é o conhecimento em excel para que se possa planejar os custos dos clientes, e também o AutoCAD 2D para que possa fazer seus diagramas elétricos.
Esses podem ser os cursos básicos necessários para quem está iniciando a carreira. Agora, vamos ver uma lista com outros que podem fazer a diferença na hora de fechar novos serviços.
1. Eletrotécnica
O mercado de trabalho para quem tem um curso de eletrotécnica é amplo, com diversas áreas de atuação, podendo operar nas áreas de:
- Projeto;
- Instalação e manutenção de sistemas;
- Eletroeletrônicos para fins prediais, industriais e redes de distribuição.
A qualificação desse profissional faz com que ele possa atuar de modo direto em diversos lugares, possibilitando um crescimento profissional maior.
Além disso, a área possibilita dar sequência aos estudos e uma evolução profissional dentro do setor ou em lugares correlatos, como:
- Mecânica;
- Automação;
- Robótica.
2. Eletrônica
Quem gosta de eletroeletrônica pode gostar desse curso que vai muito além do que fazer a manutenção de equipamentos eletrônicos ou de eletrodomésticos.
A área é vasta justamente por estar ligada à tecnologia. O técnico além de fazer toda a manutenção corretiva e preventiva nos equipamentos, também fica responsável por desenvolver projetos, entre diversas outras coisas.
O curso tem como objetivo principal fazer a capacitação de alunos para que desenvolvam circuitos eletrônicos, montem esses sistemas, façam a manutenção, tudo de acordo com as normas técnicas.
3. Eletromecânica
O técnico em eletromecânica tem como responsabilidade atuar nos seguintes pontos:
- Planejamento;
- Projetos;
- Execução;
- Inspeção;
- Instalação de máquinas e equipamentos;
- Fazer soldagem;
- Fazer desenhos técnicos.
O profissional pode atuar em indústrias, empresas de manutenção e reparo, empresas que atuam no setor de instalação e manutenção e, até mesmo em grupos de pesquisa para desenvolvimento de projetos.
4. Automação (residencial e industrial)
O curso técnico permite que o profissional tenha como aptidão projetar, instalar, programar e fazer manutenção em sistema usando a automação e o controle de processos industriais.
Esses profissionais se destacam por poderem fazer atividades de automação em diversas áreas, podendo trabalhar em indústrias, empresas, fábricas, laboratórios e residências.
Portanto, é uma área ótima para quem quer aprender outras coisas e também ter novas oportunidades em setores distintos, porém, relacionados.
Quais opções de cursos devo fazer e qual é o mais barato?
A lista de cursos técnicos é extensa, como dissemos. Muitos profissionais podem ter uma certa dúvida sobre qual melhor curso a se fazer e quais são os mais baratos.
Primeiramente, um dos lugares que oferecem opções de cursos nessa área e que possuem um valor justo são os cursos do SENAI.
A Unidade está presente em quase todas as cidades brasileiras, fazendo com que o acesso seja bem fácil. A média de valores costuma variar entre R$800 e R $1500.
Tudo irá depender da região e também de qual curso você escolheu. Para que você possa ver as opções presentes na unidade perto de você, entre no site do Senai e confira.
Para aqueles que querem um curso online, existem várias opções hoje em dia. Por exemplo, listamos algumas opções abaixo:
- Serpa Treinamentos – Eletricista Instalador completo (curso preza pela formação eficiente e segura de seus alunos. Direcionado tanto para autônomos quanto para assalariado);
- Telredes Treinamentos – Eletricista Residencial e Predial (o curso vem formando pessoas há mais de 30 anos e tem como método aprender teoria e depois a prática);
Outra plataforma de ensino que pode te ajudar é o site da Udemy que reúne diversos cursos diferentes, tudo online e com acesso vitalício para que você consulte a qualquer hora. Lá você encontrará cursos por exemplo, de:
- Domótica;
- Robótica;
- Instrumentação;
- Telecomunicações;
- Eletricista de manutenção.
Opção gratuita de cursos para eletricista, como encontrar?
Já os cursos gratuitos são os materiais que estão na internet em um local para que possa deixar o aprendizado mais fácil.
Geralmente as aulas e conteúdos são básicos e introdutórios, sem que se tenha muita prática em campo. Você pode encontrar muito material bom com pesquisas simples na internet.
Procure por “Curso gratuito de “Geração, transmissão e distribuição de energia elétrica” (coloque o curso que desejar)” e clique em pesquisar.
Geralmente há muitos fóruns e grupos no Facebook que podem te ajudar na sua pesquisa. Outro lugar muito educativo é o Youtube, com diversas aulas gratuitas para quem tem interesse.
Conclusão
Por fim, apresentamos então alguns cursos que podem fazer total diferença em sua carreira. Claro que as opções são diversas!
É bom saber antes para qual área você tem interesse, para que o filtro de opções diminua e você saiba aquilo que mais fará sentido com o que você atua.
Lembre-se sempre que para a boa escolha e um curso, verifique se em sua grade há fatores como:
- Conhecimento sobre Código Elétrico Nacional;
- Ensinamentos dentro das normas da ABNT;
- Apresentação de novos métodos, novos equipamentos.
Assim, você pode saber se o curso tem fatores que o enriquecem e valorizam. Conte aqui qual a área que você tem interesse de atuar, compartilhe este conteúdo com mais pessoas e confira nosso site.