O que é Bateria Estacionária? Saiba tudo aqui!

A bateria estacionária é um tipo de bateria que foi projetada para funcionar de forma imóvel

Você sabe o que é uma bateria estacionária? Esse é um tipo de bateria que foi projetada para funcionar de forma imóvel. A maneira mais simples de conseguir entender como ela funciona é através da comparação com a bateria automotiva.

Quem tem carro, provavelmente já o deixou alguma vez muito tempo parado e quando foi ligar não conseguiu. Isso geralmente acontece porque a bateria de um veículo é feita para estar em movimento constante.

Logo, quando passa por um longo período de inércia, acabam parando de funcionar. Ao contrário da estacionária, que funciona mesmo sem se movimentar. Veja mais sobre este assunto abaixo.

 

O que é bateria estacionária?

Como explicamos acima, a bateria estacionária é aquela que funciona de modo totalmente integrado a uma fonte ininterrupta de corrente e de forma imóvel.

Em geral, essas baterias costumam durar muito mais do que uma bateria automotiva por ter maior resistência. A bateria estacionária pode sofrer com diversas descargas totais sem que isso afete seu funcionamento correto.

O principal uso dessa bateria é em locais que não se movem. Sua fabricação conta com placas de chumbo, o que faz com que a bateria tenha um nível de pureza maior e uma durabilidade acima do normal.

Alguns modelos de bateria acabam tendo uns 10 anos de vida útil se bem cuidadas. Um dos pontos chaves no cuidado com uma bateria é que elas devem ser mantidas em uma temperatura que seja igual ou abaixo de 25ºC.

A bateria estacionária é aquela que funciona de modo totalmente integrado a uma fonte ininterrupta de corrente e de forma imóvel.

Quando usar uma bateria estacionária?

Esse tipo de bateria pode ser facilmente usada de forma fixa em alguns sistemas, como?

  • Alarmes;
  • Balanças;
  • Caixa eletrônico;
  • Captação de energia eólica e fotovoltaica;
  • Centrais telefônicas;
  • Iluminação pública;
  • Nobreaks;
  • Sistemas de segurança;
  • Entre outros locais.

Vantagens de usar bateria estacionária

Dentre a principal vantagem de poder usar esse tipo de bateria, podemos citar que seu ciclo duradouro é o que chama mais atenção. Isso porque como possuem material nobre em sua composição, isso acaba fazendo com que ela tenha um tempo de durabilidade maior.

Além disso, acabam sendo menos afetadas por vazamentos da solução ácida ou outros problemas que possam afetar o produto e colocar a vida das pessoas em risco. Ela também é uma opção econômica.

Um investimento nessa bateria pode te render até 10 anos de retorno. A manutenção de carga do produto também não precisa ser frequente. Então, quando a bateria é acionada, ela pode descarregar até 80% de sua carga. Porém, isso não afetará em nada seu desempenho.

Qual a diferença entre bateria estacionária e selada?

Como já mencionamos, as baterias estacionárias possuem o acúmulo de carga, tem alta qualidade e boa tecnologia para oferecer o melhor desempenho. São baterias que não precisam de manutenção e possuem um indicador visual que facilita o trabalho do técnico em campo.

Já as baterias seladas podem ser transportadas em muitas posições que não correm risco de vazarem eletrólitos. Pode-se instalar essas baterias em várias áreas da tecnologia. As baterias nobreaks também acabam se destacando na sua forma fácil de se transportar direto das fábricas para os gabinetes.

A maior diferença entre uma e outra é que a bateria selada não corre nenhum risco de vazar ácido por não ter nenhum acesso da parte de fora. Assim, os equipamentos que estejam ligados a ela não sofrem nenhum tipo de dano.

Quando fazer uso de bateria estacionária ou de baterias automotivas?

A principal diferença entre uma bateria e outra é a quantidade de energia que ambas conseguem liberar. A bateria do veículo é feita para que uma grande forma seja despejada no momento da ignição para que possa fazer o carro andar.

Já as estacionárias estão sob constante recepção e liberação de carga. Por isso é que elas não são muito indicadas para quem usa algum equipamento a motor, pois acabam não aguentando a grande necessidade de energia que esses aparelhos pedem em um curto espaço para que se movimentem.

Então, para decidir sobre uma ou outra, basta que você saiba que tudo aquilo que precisa de bateria para se mover, não pode contar com a bateria estacionária porque essa não oferece força o suficiente para suprir essa necessidade.

Sendo assim, o uso de bateria automotiva é a principal escolha a se fazer. Se você insistir em usar baterias erradas para isso, o que acontecerá é que a vida útil de um objeto que deveria durar 5 anos, por exemplo, cairá para 1 ano.

O ideal é escolher a bateria certa para o aparelho certo. Ainda que o preço da bateria estacionaria acabe sendo um pouco mais elevado do que a bateria comum, a médio prazo ela valerá muito mais a pena do que qualquer outro tipo de bateria.

A bateria estacionária pode ser usada no carro mas com uma condição, que ela seja colocada no som do automóvel

Posso usar bateria estacionária no carro?

A bateria estacionária pode ser usada no carro mas com uma condição, que ela seja colocada no som do automóvel. Nesse caso, optar pela estacionária selada é a melhor opção para colocar no carro, pois como o movimento pode ser alto, não corre risco de vazar nada.

Por se tratar de uma bateria que possui vários ciclos, então o som pode ficar ligado por um grande tempo sem que a vida útil da bateria acabe sendo afetada.

Mas é importante fixar a ideia de que ela só pode ser usada com essa finalidade, pois o som é um aparelho que está parado dentro do carro. Então, não precisa usar outro tipo de bateria.

 

Conclusão

Por fim, vimos aqui um pouco sobre bateria estacionária, o que ela é, qual a diferença entre ela e uma bateria de carro, como funciona e quando ela pode ser usada.

É preciso ter atenção na escolha de bateria ideal para que ela se torne um produto de longa durabilidade. Dessa maneira, você pode aproveitar melhor o uso dela por mais tempo.

Se você tem interesse em encontrar baterias de qualidade, visite o site da BA Elétrica e escolha o produto ideal para você de acordo com a sua necessidade.

Conte aqui se você conseguiu entender o conteúdo deste artigo e compartilhe-o com mais pessoas.

Gostou? Compartilhe

Confira outros

Conheça os principais benefícios de ter um climatizador de ar!
Dicas

Conheça os principais benefícios de ter um climatizador de ar!

Você já pensou em ter um climatizador de ar na sua casa ou no seu escritório? É um aparelho que, como o próprio nome indica, climatiza o ambiente, ou seja, melhora a qualidade do ar, a temperatura e a umidade.   Diferente do ar-condicionado, que apenas resfria o ar, e do

Saiba mais »
Verão chegou! Como enfrentar o calor em casa? DESCUBRA!
Dicas

Verão chegou! Como enfrentar o calor em casa? DESCUBRA!

O verão é uma estação que muitas pessoas adoram, pois é sinônimo de sol, praia, piscina, férias e diversão. No entanto, o verão também pode ser um pesadelo para quem tem que enfrentar o calor excessivo dentro de casa, especialmente nos dias mais quentes e abafados.  O calor pode causar

Saiba mais »
Energia solar em apartamento
instalar energia solar

Energia Solar em Apartamento: Como funciona a instalação?

Você sabia que é possível ter energia solar em apartamento? Essa é uma forma de economizar na conta de luz, reduzir o impacto ambiental e valorizar o seu imóvel. Mas como funciona a instalação de energia solar em apartamento? Quais são os requisitos, os custos e os benefícios?  Neste artigo,

Saiba mais »